Mariana Yumi de Dublin para o blog Mari pelo Mundo
Muitos pensam que o Halloween tem origem americana, na verdade foram os irlandeses que levaram esta tradição para os Estados Unidos.
Existem algumas teorias para a origem desta data e uma delas diz que tudo começou há mais de 2 mil anos, com o festival celta de Samhain (palavra gaélica que se pronuncia “sáuin”).
Halloween em Dublin
O Halloween acontece no Outono e esta é a melhor época para visitar Dublin. A cidade fica toda enfeitada e cheia de eventos. Os Irlandeses também ficam animados com a chegada do Natal. Saiba mais sobre Dublin nos meus outros posts (Clique aqui para ler Dublin com ou sem crianças)
A origem do Halloween
No dia 31 de outubro comemorava-se tudo o que foi colhido durante o verão e que seria estocado para os meses de inverno. Segundo o calendário celta era o início de um novo ciclo, assim como nossas comemorações de ano novo no dia 31 de dezembro.
Acreditava-se que nesta época a passagem dos espíritos do outro mundo, dos mortos, acontecia mais facilmente, por isso as pessoas se vestiam com roupas assustadoras para espantá-los e é daí que vem o costume de se fantasiar no Halloween.
Os mais covardes ao invés de se vestir para assustar os mortos, deixavam comida na porta de casa para eles, por isso a tradição de passar na porta das casas pedindo doces hoje em dia.
Existe também a teoria de origem cristã do Halloween e o nome deriva de “all hallows eve”, ou seja, véspera do dia de todos os santos, que é dia 01 de novembro, seguido pelo dia dos mortos, 02 de novembro.
No século 19 houve uma imigração em massa dos irlandeses para os Estados Unidos e foi assim que a tradição de comemorar esta data chegou à América, que popularizou as festas à fantasia, passar de porta em porta pedindo doces ou travessuras e fazer lanternas de abóbora.