Texto da Mari Christine e fotos de Marcela M. Litjens para o blog Mari pelo Mundo
Marselha é uma linda cidade. No entanto, muito franceses dizem que “Marselha é diferente da França”. Ouvi isso inúmeras vezes.
A cada viagem que fizemos a Marselha, descobrimos coisas maravilhosas. No entanto, a paixão pela cidade, foi logo a primeira vista.
Turista ou morador, o Vieux Port é o lugar mais frequentado de Marselha. É lá que concentram-se os bares e restaurantes mais badalados e é de lá que se tem uma das mais lindas vistas ao entardecer.
Em 600 a. C. os gregos desembarcaram em Lacydon, uma enseada rochosa que é exatamente o local em que se encontra hoje o Vieux Port de Marselha. Sendo assim, calcule: O Vieux Port tem mais de 2600 anos!
Lá os gregos montaram um posto de troca e um centro de atividade marítima que permaneceu até o século XIX.
Os principais passeios turísticos começam ou terminam no Vieux Port. E é nele que se localiza o histórico ferry, a linha mais curta do mundo, que atravessa de um lado a outro do Porto.
Caminhando pelo entorno, você poderá visitar:
O Vieux Port também aparece no romance de Alexandre Dumas, o Conde de Monte Cristo, e é o principal cenário da novela local “Love Actually”. James Bond também já passou por lá em um dos seus filmes. Peque um dos passeios para a Ilha Frioul e para o Chateau d´if.
Do Vieux Port você também poderá avistar a Basílica Notre Dame de la Garde ou também conhecida como a Bonne Mère. Construída em 1864 no local de uma antiga capela de 1214.
Marselha tem uma iluminação clara, muito apreciada pelos fotógrafos e cinegrafistas. É nesta cidade que são rodados muitos filmes franceses e comerciais. Aproveite para tirar muitas fotos.
A vista noturna é maravilhosa e a nossa colaboradora e responsável pelas lindas fotos foi para Marselha próximo ao Natal, e portanto, pode-se ver o Vieux Port decorado com a árvore de natal, enfeites e a Grand Roue, a Roda Gigante. Difícil de escolher a melhor foto, decidimos postar todas. Segue então nosso Álbum de fotos do Vieux Port de Marselha.
Dizem que Marselha é uma cidade perigosa e suja. Normalmente quem diz isso são os franceses, então deve-se levar em conta que os padrões deles são diferentes dos nossos.
Como é a segunda maior cidade da França, obviamente há mais problemas lá do que nas pequenas cidades. Há bairros mais perigosos e caminhar a noite por lugares desconhecidos não é muito recomendado, nem em Marselha nem em parte alguma.
Ao longo dos últimos 15 anos, inúmeros projetos e investimentos foram feitos na cidade e muita coisa foi melhorada, ou mesmo construída. Cada vez que voltávamos para Marselha, tínhamos uma nova surpresa (boa). É um lugar que quero voltar em breve e conhecer os novos museus que foram construídos.
Você conhece Marselha? O que achou da cidade?
Saiba mais sobre a programação de eventos em Marselha no site de turismo da cidade : Link
comentario(s)
Na minha última viagem a Dubai encontrei com um casal no hotel e eles estavam…
O Museu da Fifa fica em Zurique na Suíça, no centro da cidade, e é…
Na MPM Trips/Mari pelo Mundo organiza viagens personalizadas a mais de 8 anos em parceria…
Porque escolher o Club Med para esquiar? Porque o Club Med é a melhor opção para…
Abreviação de Club Méditerranée, o Club Med é pioneiro no conceito de resorts all-inclusive. A…
Finalmente Courchevel e Courchevel no Ecrin Blanc - um dos melhores hotéis para família em…