Conhecer a Itália é o sonho de muitos viajantes, não importa se você está sozinho, acompanhado, com filhos, ou com família inteira, é sempre um sonho com tantos lugares bonitos para visitar que fica até difícil escolher.
Mas também é relativamente fácil se locomover na bela Itália, a malha viária do país é bastante ampla, e oferece facilidade e quem quer viajar de trem, de carro ou mesmo de ônibus.
O site oficial do Trenitalia (www.trenitalia.com), que é o sistema ferroviário de transporte de passageiros na Itália, disponibiliza todos os horários e detalhes para as viagens entre as cidades do país. É fácil de usar, permite compra e reserva de assentos pela internet.
Basicamente são dois tipos de trens: Frecce e Regionali/Intercity. Os trens Frecce ligam as principais cidades do país e são mais rápidos, com poucas paradas. Já os trens regionais param nas cidades pequenas e não são tão rápidos, mas são ótimos para conhecer os encantos do interior da Itália.
Para quem quer conhecer as principais cidades do país, viajar de trem é uma excelente opção, pois você poderá viajar com bastante conforto e rapidez, contando com disponibilidade variada de horários.
Clique aqui para comprar o trem de Roma para Nápoles ou para outras regiões com a plataforma que busca trem, aéreo e ônibus.
Olha só uma sugestão de roteiro com 4 cidades maravilhosas para conhecer na Itália:
Outra opção para viajar a Itália é alugar um carro na chegada. As autoestradas são muito boas de norte a sul do país.
A grande vantagem de viajar de carro é poder conhecer as pequenas cidades que escondem grandes belezas no interior as regiões italianas. Como por exemplo, o vilarejo de Montalcino, na Toscana que dá ao famoso vinho.
A desvantagem de viajar de carro é onde parar e também dirigir nas cidades grandes, principalmente em cidades como Florença, Roma ou Milão que pode ser complicado e não vale muito a pena. Você irá usar o carro somente para chegar e sair, e vai precisar procurar estacionamento. Nem todos os hotéis oferecem esse serviço, então verifique antes se esta for a sua opção.
O tempo de viagem também pode ser um pouco maior, de Milão a Veneza, por exemplo, são aproximadamente 280 quilômetros, uma viagem de 3 a 4 horas de carro.
As autoestradas são pedagiadas, e o valor varia de acordo com a distancia percorrida. Você retira um “biglietto” quando entra na rodovia e quando sai da mesma deve apresenta-lo para o calculo do pagamento.
– Compre as passagens com antecedência, para não correr o risco de não encontrar lugar, principalmente na alta temporada.
– Você pode comprar pela internet, utilizando cartão de crédito, ou na própria estação em dinheiro ou cartão.
– Nos trens rápidos – Le Frecce – e mesmo em muitos trens Intercity é obrigatória a marcação de lugar, por isso compre e reserve com antecedência.
– Prefira as viagens em que não há necessidade de troca de trem.
– O Europass é uma boa opção em termos de custo na compra de passagens para viajar pela Europa. Há descontos para famílias que viajam sempre juntas, e também descontos progressivos para períodos mais longos. Vale a pena conferir as opções no site. www.eurail.com
Os valores desse post foram consultados no site da Trenitalia em fevereiro de 2016.
comentario(s)
Imagine você sonhando com uma viagem inesquecível, mas se sentindo perdido em meio a tantas…
Viajar em classe executiva é muito mais do que uma despesa a mais ou uma…
Viajar com amigas é maravilhoso! Você já experimentou? Muitas amigas que não tiverem oportunidade de…
Viajar em família é uma experiência única, mas quando se trata de famílias multigeracionais, o…
Se você é um aventureiro e planeja praticar esportes durante sua viagem, como surf, trekking…
Viajar grávida exige cuidados especiais, e um seguro de viagem adequado é fundamental para garantir…