Siga nosso instagram de Patagônia para posts atualizados diariamente
A Terra do Fogo esta dividida igualmente entre Chile e Argentina, e a cidade mais importante do lado Argentino é Ushuaia, que também é a última cidade do continente Sul americano, ficando junto ao Canal de Beagle e ao Rio Grande.
Antes de fazer a compra, se tiver duvidas quanto aos preços ou passeios, nos envie mensagem para o e-mail maripelomundo@gmail.com ou WhatsApp
Lago Fagnano e Lago Escondido
Um passeio em 4×4 de aproximadamente 1 hora em direção à Cordilheira Martial e ao Paso Garibaldi. O carro passa por trilhas em meio a bosques de lengas e cruzando riachos e chegamos ao Lago Fagnano, o maior da Terra do Fogo, com mais de 100 km de extensão.

Foto: Andrea
E depois de tudo isso um almoço com o típico churrasco fueguino e vinho nacional! Além de uma paisagem de tirar o fôlego do Lago Fagnano!
O Lago Escondido fica aos pés da cordilheira e é possível praticar canoagem aqui, programa para os mais animados e aventureiros!

Foto: Andrea

Foto: Andrea

Foto: Andrea
Outros passeios
Aqui fica o Farol do Fim do Mundo que inspirou o romance homônimo de Júlio Verne. Pequena mas muito simpática e bem organizada, a cidade oferece boa comida, passeios lindos e um friozinho de arrepiar!
Parque Nacional Terra do Fogo – Ushuaia
O Parque Nacional da Terra do Fogo, criando em 1960 com o objetivo de preservar fauna e flora do local fica a 11 km da cidade de Ushuaia no final da Estrada Nacional N 3, e tem uma extensão de 63.000 hectares.
A vegetação característica da região é abundante com bosques de lengas, guindos, arbustos, musgo e samambaias. O parque é maravilhoso para caminhadas e para apreciar a bela Baía de Lapataia com suas colônias de castores.
O ideal é comprar o voo, hotel e passeio tudo junto em um pacote. Caso já tenha o voo, vá com transfers, hotel e pelo menos dois passeios agendados com antecedência. Se precisar de indicação da agência que eu utilizei para organizar minha viagem e outras que conheço que vendem ou fazem reservas de hotel e passeios nos envie mensagem para o e-mail maripelomundo@gmail.com ou WhatsApp

Foto: Andrea
Trem do Fim do Mundo
O Trem do Fim do Mundo foi adaptado ao turismo e utiliza parte do traçado original da ferrovia construída pelos presidiários no final do século XVIII e inicio do século XIX, para trazer lenha dos bosques gelados. A Estação do Fim do Mundo, cabeceira da ferrovia, fica a poucos metros da Estrada Nacional N 3.

Foto: Andrea
Um pouco da historia do trem
Com o objetivo de consolidar a soberania argentina na Terra do Fogo o então presidente da Argentina, Julio Argentino Roca promove a criação de uma colônia penal em Ushuaia. A construção da ferrovia se deu logo após a inauguração do edifício carcerário, que é hoje o atual Museu Marítimo, e serviria para transportar linha do bosque. Sua extensão era de 17 km.

Foto: Andrea
O presídio foi fechado em 1947 no governo de Juan Domingo Perón. Porém o trem continuou funcionando para uma serraria até que o grande terremoto de 1949 o destruiu. Atualmente apenas resta dele uma locomotiva e um vagão de passageiros que se encontram no Museu Marítimo.
Mas em 1994 nasce da iniciativa privada o “novo trem dos presos” que resgata a história da viagem dos presos. Sua construção é totalmente nova, porém segue os últimos 7 km do caminho original construído pelos presos.
No passeio você pode desfrutar da belíssima paisagem e escutar a enigmática história dos presos que fizeram essa mesma viagem.
O passeio geralmente é de meio dia, e pode ser combinado com o passeio de catamarã que é feito pelo Canal de Beagle ou ainda a excursão marítima da pinguinera.
Excursão Marítima Ilha dos Lobos – Canal de Beagle
O passeio de catamarã pelo Canal de Beagle, que separa Ushuaia das ilhas chilenas oferece uma linda vista da cidade e da cordilheira Martial, da Ilha dos Lobos Marinhos e na Ilha dos Cormoranes, espécie de ave marinha que vive na região.

Foto: Andrea
Excursão Marítima Pinguinera
O passeio de barco para a Pinguinera passa pela parte norte do canal de Beagle, avistando também o arquipélago e Farol Les Eclaireurs, com os ninhos de comorões, albatrozes e também a ilha dos lobos marinho. Passa pelo naufragado Buque Monte Sarmiento, que está ali desde 1911, chegando a Ilha Martillo, mais conhecida como Pinguinera, onde todos os anos uma colônia de pingüins de Magalhães faz seus ninhos. Nesse passeio não há desembarque na ilha dos pinguins.

Foto: Andrea
Se você quer uma aventura ainda mais próxima dessas aves que tanto encantam, há uma excursão que leva um número limitado de pessoas por dia a ilha. Eu recomendo, é fantástico poder estar tão próximo a natureza e ao habitat natural dos simpáticos pinguins de Magalhães.

Foto: Andrea

Foto: Andrea
O barco parte da Estância Harberton que fica a 90 km de Ushuaia, às margens do Canal de Beagle. Até a Estancia, o trajeto de aproximadamente 1 hora e meia é feito em micro-ônibus percorrendo a Rota Nacional Nº 3 e a Rota Provincial J com lindas paisagens.
Curiosidade: O vento na região é tão forte e constante que a vegetação é inclinada. As árvores parecem se curvar ao vento.

Foto: Andrea

Foto: Andrea
Paisagem do passeio de trem
Foto: Andrea
O trem é aquecido e faz algumas paradas, inclusive na estação para um gostoso café quentinho.
Glaciar Martial
O Glaciar Martial está localizado a 7 km da cidade. É a fonte de água potável mais importante de Ushuaia e um importante pólo de turismo da região em diferentes estações do ano. Durante os meses de inverno funciona como um Centro de Esqui, enquanto no verão é um lugar ideal para trekking ou caminhadas curtas.
Museu Marítimo
O Museu Marítimo de Ushuaia localiza-se no edifício do antigo Presídio de Ushuaia, onde eram presos os criminosos mais perigosos e que foi fechado em 1947. Declarado Monumento Histórico Nacional em 1997, o prédio abriga hoje o museu com suas coleções de modelos navais e conta a história do descobrimento antártico, de diferentes aspectos da fauna austral, os primeiros habitantes e a vida no presídio.
Para roteiros personalizados para Patagônia Argentina
Ele será montado de acordo com o seu perfil e interesses que iremos identificar no questionário de viajante e em conversa por e-mail e WhatsApp. O roteiro traz sugestões de passeios e atrações que mais correspondem aos seus interesses e também ao seu orçamento. WhatsApp
Guia USHUAIA
- Onde ficar
- Quais passeios comprar no verão e no inverno
- Grupo de viagem – família ou amigos
- Onde ver os pinguins
- Verão em Ushuaia – passeio 4X4 nos Lagos
PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO
BOOKING.COM Veja melhores tarifas | |
Guias de Viagem PDF - Campos do Jordão, Penedo, Foz | |
GRUPOS PARA DUBAI | |
GRUPOS PARA PATAGONIA | |
CHIP INTERNET ILIMITADA em 240 países | |
ALUGUEL CARRO - cotação com várias empresas | |
Compre sua passagem de ÔNIBUS | |
INGRESSOS PARA JOGOS, SHOWS E TEATRO - EUA |
(post de 2018 atualizado em 2024)