Igrejas

Veneza – Ilha e Basílica de San Giorgio

Veneza é sem dúvida uma das cidades mais lindas do mundo. Pode até mesmo não ser a sua preferida, mas não há como negar sua beleza ímpar!

Eu adoro a cidade. Não me canso de visitá-la sempre que tenho a oportunidade. E sempre tem coisas novas para descobrir, pois a cidade é muito rica. Tem história, cultura, arquitetura, gastronomia, jardins. E apenas andar pelas ruas e pontes de Veneza já é um passeio deslumbrante.

Poder viajar para um lugar que já conhecemos traz a vantagem de fazer novas descobertas. É também a oportunidade de fugir do tradicional. Explorar tudo o que ficou para traz da primeira vez.

E eu não consigo imaginar uma cidade mais mágica para voltar tantas vezes quantas forem possíveis do que Veneza. (Mais ou menos, consigo pensar numas 50, mas isso porque é vicio de viajante!)

 

Ilha de San Giorgio

Na última vez que estivemos em Veneza foi em pleno verão, alta estação, cidade cheia de turistas. E o calor também era grande.

A Piazza San Marco estava abarrotada de gente. E claro a fila para entrar na Basílica e também para subir o Campanário era muito grande.

Mesmo com muita vontade de entrar para apreciar a beleza dos mosaicos e da construção da Basílica, não tivemos coragem de enfrentar a fila.

Foi quando decidimos pegar o vaporeto e visitar uma outra basílica, bem pertinho dali. Aliás bem em frente a entrada da praça San Marco. Bastou atravessar o canal e desembarcar na Ilha de San Giorgio.

A ilha de San Giorgio é pequenina, e basicamente está ali para abrigar a Basílica di San Giorgio Maggiori, o mosteiro e o campanário, um belíssimo jardim com teatro e a Fundação Giorgio Cini.

Talvez por ser uma pequena ilha, ainda seja pouco divulgada, e muito pouco procurada pelos turistas que visitam a cidade. Dessa forma pudemos curtir o lugar sem a grande multidão.

 

Basílica de San Giorgio Maggiori

Os registros da primeira igreja na ilha de San Giorgio datam do ano de 790. E o mosteiro beneditino construído no século X foi destruído por um terremoto em 1223. O atual complexo da Basílica e do mosteiro foram construídos entre os séculos XV e XVII.

A grande Basílica é obra do arquiteto Andrea Palladio, um dos grandes nomes da arquitetura italiana do século XV.

No interior da Basílica telas de Jacopo e Domenico Tintoretto, Palma il Giovane, Vittore Carpaccio, Jacopo e Leandro da Bassano, Matteo Ponzone, Sebastiano Ricci e esculturas de Girolamo Campagna, Alessandro Vittoria e Niccolò Roccatagliata.

O resultado é uma riqueza impressionante de obras de arte.

E confesso que me surpreendi por estar tão vazia de turistas, numa época em que a cidade estava tão movimentada.

Quando descemos do vaporeto cheguei a pensar que a igreja estaria fechada, porque mais ninguém desceu, e também não havia ninguém por perto.

 

Campanário

Além de visitar a igreja subimos no campanário. Sem fila nenhuma! Aliás por 15 minutos tivemos o balcão inteiro do campanário somente para nós três. E com uma vista absolutamente fantástica de Veneza!

A praça San Marco belíssima ali bem pertinho.

E melhor ainda, fugimos do calor escaldante que fazia!

A subida é de elevador, muito tranquilo. E a vista é simplesmente espetacular. (Já disse isso antes! Mas reforçar porque é realmente de tirar o fôlego).

 

Fundação Giorgio Cini

A Basílica di San Giorgio e o mosteiro sofreram grande degradação principalmente durante a ocupação francesa nas guerras napoleônicas. A igreja foi utilizada como depósito de armas. Foi também um presídio militar durante o governo austro-húngaro e o Reino da Itália.

Foi somente em 1951 que o conde Vittorio Cini iniciou um trabalho para a restauração da Ilha de San Giorgio criando a Fundação Giorgio Cini.

A fundação tem por objetivo além de promover a restauração do complexo da ilha de San Giorgio, mas também desenvolver o local de forma educativa, social, cultural e artística.

E pela nossa visita, tem realmente feito um trabalho excelente. A Basílica é lindíssima, os jardins muito bem conservados. E a Fundação promove eventos, exposições além de manter um grande acervo de obras de arte, fotografias e uma biblioteca com mais de 300.000 volumes aberta ao público.

Como visitar

A Basílica di San Giorgio é aberta ao publico todos os dias. Entre abril e outubro funciona das 9:00 às 19:00 horas, e de novembro a março das 8:30 às 18:00. Durante os horários de missa, a visitação fica suspensa.

A entrada para a Basílica é gratuita. Para acessar o campanário é preciso comprar o bilhete que custa 3,00 por pessoa.

O complexo que inclui a Fundação Cini pode ser visitado todos os dias. Está aberto das 10:00 às 17:00 horas e a visita dura cerca de 60 minutos.

A visita pode ser feita com o videoguide que está disponível em cinco línguas (italiano, espanhol, inglês, francês e alemão). O áudio nos guia por 17 pontos de interesse e é bem fácil de utilizar.

Clique no link e planeje sua visita.

 

Como chegar

Chegar na Ilha di San Giorgio é bem fácil de vaporeto. A partir da estação San Zaccaria – na Praça San Marco utilize a linha 2 para San Giorgio. São apenas 3 minutinhos. É a próxima parada!

A mesma linha 2 passar em vários outros pontos da cidade. A parada é sempre a estação de San Giorgio. Outro ponto positivo é aproveitar a viagem de vaporeto e apreciar a paisagem da cidade!

 

Links úteis

http://www.abbaziasangiorgio.it

http://www.cini.it

 

Veja outras opções de passeios na bela Veneza. Planeje sua viagem e compre os passeios diretamente conosco.



Clicando nos links da página você ajuda a manter o blog, não paga mais por isso, tem a certeza de estar em um link seguro.

 

S H O P   T H E   T R I P

Clique nos itens e conheça os programas especiais dos nossos parceiros

Cooking in PortugalServiços de Brasileiros no exterior

S H O P   T H E   L O O K 

Clique nos itens e faça sua compra online


Fast Shop

Sestini

Amazon

 


PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO

🏨BOOKING.COM Veja melhores tarifas
🏠 Guias de Viagem PDF - Campos do Jordão, Penedo, Foz
🎟️GRUPOS PARA DUBAI
🎟️GRUPOS PARA PATAGONIA
📱CHIP INTERNET ILIMITADA em 240 países
🚘ALUGUEL CARRO - cotação com várias empresas
🚌Compre sua passagem de ÔNIBUS
✈️INGRESSOS PARA JOGOS, SHOWS E TEATRO - EUA

 

Instagram @maripelomundo.blog    Facebook Mari Pelo Mundo

Dúvidas, solicitações e sugestões E-mail: contato@maripelomundo.com.br

Comente pelo Facebook

comentario(s)

Andrea

Sou publicitária e amo viajar. Um grande objetivo: conhecer ao menos um lugar novo a cada ano. Trago aqui dicas e experiências que tive com essas viagens ao longo do tempo. Alguns lugares agora até se repetem, mas com a diferença de viajar na companhia do filhote pequeno.

Recent Posts

Hotéis bons para Família na Suiça: Seleção de hotéis premium

Selecionamos os melhores hotéis da cidade, além de reservas para quaisquer datas. Envie mensagem para…

4 horas ago

Grupo de viagem para Nepal e Butão

Estes dois reinos encravados no majestoso Himalaia oferecem uma experiência de viagem que transcende o…

24 horas ago

Sua Viagem dos Sonhos para Dubai Começa Aqui! Viagem em grupo de amigos/as

Na minha última viagem a Dubai encontrei com um casal no hotel e eles estavam…

2 dias ago

O Museu da Fifa fica em Zurique na Suíça

O Museu da Fifa fica em Zurique na Suíça, no centro da cidade, e é…

2 dias ago

Viagem com as amigas? 15 anos inesquecíveis? Celebrações especiais?

Na MPM Trips/Mari pelo Mundo organiza viagens personalizadas a mais de 8 anos em parceria…

2 dias ago

Porque escolher o Club Med para esquiar?

Porque escolher o Club Med para esquiar? Porque o Club Med é a melhor opção para…

3 dias ago