Marcela M. Litjens de Portugal para o blog Mari pelo Mundo
Fizemos o passeio com duas crianças pequenas, então a resposta é sim, é um programa para crianças também.
Se seu interesse é esquiar, o ideal é hospedar-se em um dos hotéis dentro da área de esqui. Pode verificar as tarifas de acesso, hospedagem e demais informações pelo site www.skiserradaestrela.com.
Existem outras maneiras de divertir-se na neve que não incluam os esquis. Uma versão mais simplória de brincadeira inclui escorregar em uma espécie de trenó plástico, vendido abundantemente nas pequenas vilas a um custo de 10 euros.
As crianças adoraram o passeio. Era a primeira vez que viam a neve e queriam fazer tudo o que haviam visto sobre o assunto nos filmes. Só ficaram tristes em saber que a neve molha quando derrete e fazer o anjo deitado ao chão pode não ser tão agradável depois. Mas estavam visitando o reino Frozen, um sonho. A mais velha até pegava flocos de neve no ar com a língua.
Para chegar a área da Lagoa Comprida, passamos pela vila de Sabugueiro onde havia uma placa indicativa que dizia ser a vila mais alta de Portugal. Não consegui confirmar esse fato no entanto. A vila é cheia de lojinhas (onde comprei botas de neve a 25 euros cada) e restaurantes. É um bom local para descansar.
As estradas curvas exigem uma certa atenção. Especialmente se os filhos enjoam facilmente, como a minha mais nova. Não dá para passear de carro com a barriga muito cheia. Nós almoçamos no restaurante do hotel Abrigo da Montanha. A comida era boa e os funcionários muito educados. (Foram bastante compreensivos com a pia que deixei entupida por causa do efeito das curvas no estomago da minha mais nova.)
Na área da lagoa comprida, uma barragem com a finalidade de geração de energia, os visitantes estacionam os carros e os ônibus e fazem pequenos bonecos de neve, guerra de bolas e até anjos no chão. É melhor visitar o local no final da tarde pois costuma ficar muito cheio no meio do dia.
Além dos percursos com neve, visitar a lagoa comprida e outros percursos naturais, vale a pena visitar as aldeias históricas e castelos. Antigas vilas com suas construções em pedra como Linhares da Beira ou Monsanto parecem lugares congelados no tempo.
Se esqueceu de prepara-se propriamente para o frio, botas de neve e demais itens são encontrados facilmente nas lojinhas acima mencionadas juntamente com produtos da culinária típica da região e, acredite, filhotes de cachorro. Sim, vendem-se cachorros. Há uma espécie, o cão da Serra da Estrela, que é encontrado apenas nesta região.
Figurando entre os produtos gastronômicos famosos no país, o queijo da Serra da Estrela é encontrado em sua forma original na região. Este queijo de ovelha já é referido desde o século XVI. A cidade de Celorico da Beira é considerada a capital do queijo da serra. Existe até um museu dedicado a mostrar as tradições e hábitos dos antigos agricultores (Museu do Agricultor e do Queijo).
Além do queijo, a culinária tradicional da região é muito rica e saborosa. No município da Guarda, o tradicional restaurante Belo Horizonte encanta por oferecer os típicos sabores portugueses. Lembro que estava saindo do restaurante quando uma senhora trouxe uma travessa com uma carne cozida com vinho e legumes. O aroma era tão bom que quase voltei para a mesa.
Marcela M. Litjens. Arquiteta e mãe de duas menininhas sapecas. Vivo em Portugal há um ano e, mesmo passeando sempre, acho que nunca irei conhecer todos os lugares incríveis que existem no país.
comentario(s)
Se você já esquia, sabe que as reservas antecipadas são a melhor forma de garantir…
Cidade, praia, campo, descubra destinos incríveis no Brasil para passar o Réveillon em família. Quer…
Para quem ama feiras e mercados de Natal e estará em viagem pela Itália em…
Entre em contato conosco pelo link do WhatsApp se quiser um Roteiro Personalizado e consultoria…
Entre em contato conosco pelo link do WhatsApp se quiser um Roteiro Personalizado e consultoria…
Eu tenho uma lista de cidades icônicas que quero conhecer e outra de cidades que…