Rio de Janeiro fora da rota: Sítio Roberto Burle Marx
Conhecido pelos seus trabalhos de paisagista, Roberto Burle Marx foi um artista plástico brasileiro, renomado internacionalmente. Além de paisagista, era pintor, desenhista, designer, escultor e cantor. Autor de mais de três mil projetos de paisagismo em 20 países.
A casa onde residiu Roberto Burle Marx está aberta ao público desde agosto de 1999. Burle Marx nasceu em 1909 em São Paulo, mas aos 4 anos se mudou para o Rio. Estudou pintura e musica aos 18 anos quando morou um ano e meio na Europa com a família e foi especialmente impactado pela arte de Van Gogh.
O Sítio foi adquirido em 1949 com a finalidade de instalar a coleção de plantas que vinha desenvolvendo desde criança. Burle Marx mudou-se para o sítio em 1973 e viveu lá até sua morte em 1994.
Em 1985 Burle Marx doou o sítio ao governo brasileiro, especificamente ao IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
Hoje o espaço é um museu aberto a visitação. (mais informações a seguir). O acervo conta com mais de 3000 itens, entre mobiliários, desenhos, tecidos e coleções;
A área tem 405 mil metros quadrados e uma das mais importantes coleções de plantas tropicais e subtropicais com potencial paisagístico existentes no mundo. São cerca de 3500 espécies de plantas. Foi tombado em nível estadual em 1988 e em nível federal em 2003.
Quando ir
O Sítio oferece visitas de terça a sábado, guiadas por monitores. As visitas podem ser feitas em português ou inglês e devem ser pré-agendadas das 8 as 16h pelo telefone 21-24101412 ou visitas.srbm@iphan.gov.br
Por dia, o sitio pode atender dois grupos de até 35 pessoas de manha as 9h30 e dois a tarde as 13h30. A visita é feita a pé e dura uma hora e meia. O trajeto é de 1800 metros. Vá com sapatos confortáveis. É acessível para pessoas com dificuldades de locomoção.
O ingresso custa R$10,00 – Estudantes, a partir de 60 anos pagam meia.
Como chegar
Fica a 40 km de Copacabana – mapa. O ideal é ir de taxi ou uber
Estrada Roberto Burle Marx, 2019
Barra de Guaratiba
Rio de Janeiro
instagram @SitioRobertoBurleMarx
Como chegar
TREM ramal Santa Cruz: Ir até a estação de Campo Grande + ônibus 867 até o Sítio.
BRT Transoeste: descer na estação Ilha de Guaratiba + ônibus 867 até o Sítio.
METRÔ: Descer na estação Jardim Oceânico + BRT Transoeste até Ilha de Guaratiba + 867 até o Sítio.
De metrô: utilizar o ônibus de integração para a Barra da Tijuca (terminal Alvorada), que parte da estação General Osório, em Ipanema. No terminal Alvorada, tomar o BRT (linha expressa Transoeste), na direção de Santa Cruz, descendo na estação Ilha de Guaratiba (a primeira após o Túnel da Grota Funda, no final do Recreio), e utilizar a linha 874 (ônibus de integração do sistema BRT) ou a linha 867 (Campo Grande – Barra de Guaratiba).
De ônibus: utilizar as linhas que façam integração na estação do BRT Ilha de Guaratiba. Nesta estação, utilizar a linha 867 (Campo Grande – Barra de Guaratiba), sentido Barra de Guaratiba.
Planejando a viagem
Passeio de Barco Sail in Rio 3 - Horas Experiência a Vela
Você tem duas opções – Planejar sozinho sua viagem ou comprar com assistência de agência. Em qualquer uma dessas hipóteses, se estiver viajando com crianças ou quiser um roteiro personalizado para ajudar no dia a dia ou indicação de agência para pacotes ou aéreo e hotel, nos avise. Envie mensagem para o e-mail maripelomundo@gmail.com ou WhatsApp
Se quiser planejar sozinho, aqui no post há várias dicas e links dos sites oficiais de vendas de passagem, hospedagem e todos os serviços que você vai precisar.
Sou formada em Comunicação e Turismo. Adoro viajar pelo mundo ou através de filmes e livros. Não tenho problema de ir ao mesmo lugar milhões de vezes ou de não sair do hotel. Adoro planejar a próxima viagem!