Gilsimara Caresia, jornalista e turismóloga para o blog Mari pelo Mundo
Roteiro de Viagem Índia dos Deuses
Com participação no Festival das Luzes, Diwali
28 outubro a 10 novembro 2018
Índia: uma Viagem para a Mente, Corpo e Alma!
O roteiro foi especialmente construído mulheres e para que você visite alguns dos mais famosos pontos turísticos, históricos e espirituais da Índia e ainda participe de um dos principais festivais indianos, o Diwali.
O Diwali é o festival das luzes, que celebra a passagem da escuridão para luz, a vitória do bem sobre o mal. Uma viagem transformadora! Passaremos por Delhi, Taj Mahal/Agra, Vrindavan, Pushkar, Jaipur, Varanasi e outros lugares incríveis que contam a história desse país milenar.
Visitaremos com conforto e segurança algumas das infinitas belezas da Índia. Tudo com a facilidade de uma brasileira que viajou mais de 80 países, incluindo a Índia por nove meses, Gilsimara Caresia.
Conheça um dos lugares que serão visitados:
Delhi
A capital da Índia tem seus encantos que vão desde a parte moderna até os monumentos milenares. A cidade será a nossa porta de entrada para a Índia e ali teremos a oportunidade de visitar as principais atrações de Delhi, incluindo a Mesquita, o Templo de Lótus, o Portal da Índia, o Templo Sikh, entre outros.
Jaipur
A cidade rosa tem inúmeras belezas representadas em seus templos, palácios e fortes. Além disso, é um ótimo destino de compras. Visitaremos o emblemático Palácio dos Ventos, o Forte Ambar, o City Palace e outras atrações dessa que é uma das cidades mais bonitas do Rajastão. Teremos, também, tempo livre para compras de artesanatos, roupas e as famosas pedras da região.
Agra
Localizada a cerca de três horas de Delhi, Agra é conhecida por abrigar o palácio mais famoso da Índia: o Taj Mahal, que traz em sua construção uma bela história de amor. No caminho de Agra a Jaipur, teremos duas paradas: Fatehpur Sikri / Abhaner.
Vrindavan
Visitaremos a cidade sagrada do Deus Krishna, esse avatar do Deus Vishnu é um dos mais adorados na índia e no mundo. Vrindavan é uma cidade de peregrinação, concentra diversos dos principais tempos da Índia dedicados a esse Deus que, segundo o hinduísmo, passou sua infância e juventude nessa cidade.
Pushkar
É um locais sagrados da Índia, é a cidade do Deus Brahma, o criador. Com diversos templos e um lago no seu centro, o local esbanja beleza. Ali faremos um puja para os nossos antepassados. A cidade é conhecida, também, por seus ótimos preços para compra de produtos indianos, como roupa, artesanato, prataria, etc.
Fatehpur
No caminho entre Pushkar e Agra, faremos duas paradas para visitas. Uma delas no maior stepwell da Índia (casa de banho com degraus). A segunda é na cidade de Fatehpur Sikhi (foto). Essa cidade abandonada, é toda construída em arenito vermelho, tem mais de 500 anos e continua em ótimo estado.
Varanasi
Conhecida por ser a cidade de Shiva, o Deus da destruição na trilogia Hindu. É ali, na beira do Rio Ganges, que podemos ver diversas expressões da fé hindu, que vão desde oferendas ao rio, banhos, a famosa cerimônia com mantras, o passeio de barco no nascer do sol no rio e até mesmo a cremação de corpos. Em Varanasi passaremos a noite do Diwali, 07 novembro.
Diwali
é o festival de luzes e ocorre na Lua Nova. A celebração acontece na noite mais escura do outono, marcando a transição entre a Lua Minguante com a Lua Crescente.
São acendidas lantenas e chamas, onde as luzes ou lâmpadas significam a vitória do bem sobre o mal dentro de cada ser humano.
É celebrado uma vez ao ano, as pessoas estreiam roupas novas, dividem doces e lançam fogos de artifício, celebrando o bem e a prosperidade.
E teremos a alegrias de passar o Diwali em Varanasi, uma das mais sagradas da Índia