Dia 28/12 a sensação térmica foi de 44 graus. Réveillon em Copa é para quem curte muito a festa de réveillon, praia, calor e gente, muita gente.
Este ano, espera-se cerca de 860 mil turistas e pelo menos 2 milhões de pessoas na praia, durante a virada.
Passar o Réveillon em Copacabana: Uma vez na vida?
Consultamos várias pessoas que já passaram o réveillon em Copa e a resposta foi unanime.. é lindo, mas é para ir uma vez na vida. Óbvio que tem os que amam e vão todo ano, não participaram da nossa pesquisa super informal.
Se você mora no Rio e está ali por perto, então fica mais fácil, mas para quem se desloca de outras cidades e Estados, nem sempre vale tanto a pena.
Tenho uma amiga que mora em Copacaba na frente do metro. Ela entra em pânico alguns dias antes da virada porque a rotina do bairro muda completamente. Os supermercados ficam com as prateleiras vazias, o fluxo de gente aumenta assustadoramente e o lixo também.
Reveillon em Copacabana
Para quem mora em Copacabana, a partir de um determinado horário, você fica isolado porque a área é fechada para entrada e saída de carros. O trânsito da avenida Atlântica este ano será bloqueado no dia 31 a partir das 7h (pista junto a Orla). Das 18h em diante todos os acessos ao bairro são fechados. Isso porque a prefeitura organiza um esquema para atender os turistas e também dar mais segurança, se é que isso é possível…
Reveillon 2015
A queima de fogos em Copacabana terá 16 minutos de duração. Ao todo, serão queimadas 24 toneladas de fogos ancorados em 11 balsas.
Quem não gostaria? O mundo inteiro. A CNN internacional religiosamente mostra a queima de fogos no Rio de Janeiro . Todo estrangeiro que eu conheço já ouviu falar e muitos sonham com isso.
A nossa colaboradora Maria Augusta Amorim foi em 2014 e achou muito lindo.
Os detalhes
Porque uma vez na vida? Por que é muita gente, o esquema é complicado, o conforto é pequeno, a segurança é pouca para tanta gente, o uso de álcool e drogas ultrapassa todos os limites, muita gente depois da virada faz o que deve e o que não deve na areia. Banheiros então, nem se fala. Não é um ambiente familiar depois da meia noite.
Por outro lado, é lindo, animado e especial.
As comidas
Alguns bares e restaurantes funcionam apenas para quem já fez a reserva. Então se previna. Os preços também são diferentes dos aplicados normalmente.
As alternativas
Se você tem esse sonho, organize-se bem. Vá com colegas que conhecem ou sabem como funciona tudo. Ou, estude bem os esquemas de transporte para não passar aperto.
Fique em um hotel em Copacabana de preferência. Faz toda a diferença. Se não for possível, fique próximo de forma que consiga ir caminhando até lá.
Não leve nada que tenha que ficar carregando a noite toda. Não leve nada de valor, cuidado com o celular, não exceda na bebida, fique de olho nas crianças, mas olho mesmo, o tempo todo, e divirta-se.
Os transportes
O acesso de coletivos e táxis em Copacabana este ano será proibido após as 22h do dia 31.
O estacionamento ficará proibido das 6h do dia 30 às 10h do dia 1º.
Para o metrô, os bilhetes serão vendidos antecipadamente, com horários predeterminados, nas estações Pavuna, Carioca, Central, Glória e Uruguai.
Após o evento, os passageiros de ônibus devem se dirigir às áreas especiais
(ver detalhes http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2015/12/confira-o-esquema-de-onibus-para-o-reveillon-de-copacabana.html)
Os ônibus de turismo não poderão estacionar em Copacabana e nos bairros do entorno (Ipanema, Lagoa, Urca e Botafogo).
Segurança
Conforme a secretaria municipal, serão escalados 1.363 guardas municipais, fiscais e agentes da Seop (Secretaria Municipal de Ordem Pública), policiais militares e civis
Um esquema de atendimento de saúde, com cinco postos médicos temporários, 90 médicos e 60 leitos na orla, além de 50 ambulâncias será montado.
Queima de fogos em Copacabana em 2015
Nossa colaboradora Bete Coelho foi ver a queima de fogos em Copacabana este ano e confirmou que é só uma vez na vida mesmo. Estava muito calor e as crianças ficaram cansadas. Foi quase impossível arrumar um taxi para voltar para o hotel…mas as fotos ficaram lindas!
Você já foi? O que achou? Conta para a gente. Quais são suas dicas?