Nestas férias resolvemos fazer uma viagem de família para a Bahia e escolhemos a Praia de Buraquinhos, em Lauro de Freitas, que fica a apenas 10 km do aeroporto de Salvador.
Saímos após o almoço da Praia de Buraquinhos, em direção a Praia do Forte para passar a tarde e visitar o Projeto Tamar. Como a família é grande, incluindo minha avó de 90 anos e uma sobrinha de 2 anos, o melhor a fazer foi alugar um carro.
A Praia do Forte tem 14 quilômetros de areia. É uma vila encantadora, cheia de restaurantes e lojinhas. Parece até de mentira de tão bonitinha.
A praia do Forte é super badalada na alta temporada e o Projeto Tamar é o destaque mais importante e turístico da região. Há também opção de tours para ver as baleias e também aulas de surf e mergulho nos recifes que existem nas piscinas naturais.
Vale a pena reservar algumas horas para conhecer e passear pela Vila. Veja este site com mais dicas do que fazer na Praia do Forte.
A Praia do Forte fica um pouco afastada de Salvador, cerca de 90 km. Da Praia de Buraquinhos, são 50 km, cerca de 1 hora para chegar. Para quem está em Salvador, o melhor é se hospedar na Praia do Forte, pelo menos por uma noite, para aproveitar melhor. Criança cansa mais rápido e, não necessariamente, você vai conseguir ver tudo em um único dia, mesmo chegando cedo.
Para não ficar muito cansativo, nós fomos logo após o almoço e aproveitamos para jantar na Praia do Forte antes de retornarmos para nosso hotel.
Você paga 20 reais para entrar (consulte o site para informações atualizadas) e ficar cerca de 1 hora dentro do projeto Tamar. Lá dentro há restaurante, lojinha de souvenirs e os tanques com os peixes e tartarugas, tudo muito arrumadinho. Há também espaço para pintura e palco para atividades programadas, etc.
É um programa para toda a família. Há muitos casais com e sem crianças e o projeto é muito bacana. A minha filha havia ido uma vez a algum tempo atrás e quis ir novamente.Todos aproveitaram bastante o passeio.
Entre dezembro e fevereiro é possível acompanhar os biólogos levando as tartaruguinhas recém-nascidas pela areia.
As dificuldades não foram muitas, principalmente por causa da bicicleta que faz o transporte de pequenas distâncias (15 reais), foi super útil para a minha avó e as crianças.
Dentro do Projeto não localizamos nenhum guia ou monitor, ficamos perdidos lá dentro olhando os tanques, sem saber muita coisa sobre isso. Há cartazes mas para uma visita mais completa, é bom se organizar melhor e pedir auxílio para os guias ou monitores (não há muitos no projeto).
http://www.tamar.org.br/centros_visitantes.php?cod=1
Av. Farol Garcia D’Ávila, s/n
Tel: (71) 3676-0321/ 98127-2010
Fax (71) 3676-1067
E-mail: centrodevisitantes@tamar.org.br
O Centro de Visitantes da Praia do Forte foi criado em 1982. Junto com a base de pesquisa, ocupa uma área total de dez mil metros quadrados, cedida pela Marinha do Brasil/Comando do IIº Distrito Naval, no entorno do farol Garcia D’Ávila. Hoje, é reconhecido internacionalmente como uma das mais bem sucedidas experiências de conservação marinha e serve de modelo para outros países, sobretudo porque envolve as comunidades costeiras diretamente no seu trabalho socioambiental. (Leia sobre o projeto antes de fazer a visita)
Sócia-Colaboradora do Mari pelo Mundo – Viaja pelo Brasil e pelo mundo e com sua filha e companheira de aventuras. Sempre em busca das melhores praias, paisagens e novidades.
comentario(s)
Se você já esquia, sabe que as reservas antecipadas são a melhor forma de garantir…
Cidade, praia, campo, descubra destinos incríveis no Brasil para passar o Réveillon em família. Quer…
Para quem ama feiras e mercados de Natal e estará em viagem pela Itália em…
Entre em contato conosco pelo link do WhatsApp se quiser um Roteiro Personalizado e consultoria…
Entre em contato conosco pelo link do WhatsApp se quiser um Roteiro Personalizado e consultoria…
Eu tenho uma lista de cidades icônicas que quero conhecer e outra de cidades que…