Marcela M. Litjens de Portugal para o blog Mari pelo Mundo
Separei uma lista de coisas interessantes para se ver e fazer em Aveiro. Sugestões econômicas e que podem ser feitas com as crianças.
Passeio de moliceiro – A maneira mais divertida de conhecer a cidade é passeando no barco típico denominado moliceiro. Outrora usados para apanhar o moliço, espécie de alga usada para adubo, os moliceiros eram movidos a vela. Hoje existe apenas um furo no local onde havia o mastro e são barcos a motor. Possuem duas pinturas, uma na proa e outra na popa sendo uma delas com motivo religioso e outra com motivo cômico. O passeio dura entre 45 minutos e 1 hora, custa 8 euros por adulto e 4 euros por criança.
Mercado do Peixe – Localizado na praça do Peixe desde 1910, o mercado fecha nos fins de semana quando a feira de usados é instalada. No pavimento superior encontra-se um restaurante bem recomendado.
Demais passeios – A cidade também pode ser percorrida por Tuk Tuk a um custo de 5 euros e há também tours com guias a pé.
Passeio de Bicicleta – O uso das bicicletas municipais é gratuito e pode ser usada o dia inteiro. As bicicletas, porém, não podem sair da cidade e ir para a região das praias. Para alugá-las basta dirigir-se ao quiosque da BUGA e fazer o registro. Maiores informações no site
Estação de Caminhos-de-Ferro – O charme da área antiga da estação de trem são os painéis em azulejo bem conservados
Feira de Antiguidades e velharias – Instalada na Praça do Peixe no 4º domingo de cada mês. Encontra-se de tudo desde roupas, louças, móveis, ferramentas, brinquedos, livros e o que mais se possa pensar.
Ponte de Carcavelos – Tradicional ponte do canal de São Roque em pintura amarela e balaústres. Não é bonita, mas é muito conhecida.
Museu de Aveiro – Localizado no antigo convento no qual enclausurou-se a princesa S. Joana, em 1472, filha de Afonso V. e Museu da Cidade de Aveiro – Logo no centro, fácil de chegar e com um acervo muito interessante contando a história da cidade.
Igreja da Nossa Senhora da Apresentação – A fachada desta igreja de 1606 é decorada com dois painéis de azulejo.
Edifícios em Art Nouveau – como a central de Turismo e o Talho localizado ao lado desta.
Antiga Capitania / Assembléia Municipal – Este prédio em art nouveau foi antigamente usado como moinho e a água passava pelos arcos de sua base. Hoje é um edifício público e abriga a Assembléia Municipal.
Centro Comercial – Não acho que vale muito a pena visitar esse shopping, mas ele situa-se em frente a uma ponte na qual os namorados amarram fitas ao invés de cadeados, o que deixa o visual interessante.
Centro Comercial
Apreciar o Por do Sol em Aveiro
O por do sol deixa a cidade de uma cor completamente diferente. O visual é lindo!
Marcela M. Litjens. Arquiteta e mãe de duas menininhas sapecas. Vivo em Portugal há um ano e, mesmo passeando sempre, acho que nunca irei conhecer todos os lugares incríveis que existem no país.
As colaboradoras e as Friends Connection de Mari Pelo Mundo compartilham o olhar e as experiências, contribuindo com o planejamento de viagens de pessoas que adoram se jogar nesse mundo.