Direto de Mari pelo Mundo, Lisboa para crianças por Marcela M. Litjens
Viajar com crianças nunca é uma tarefa fácil. Requer atenção aos programas, horário e local certo para refeições, percursos curtos de caminhada, acesso fácil a banheiros. Mas, com alguns ajustes, pode ser uma experiência prazerosa.
Lisboa é uma cidade acolhedora para crianças. Muitos dos casais portugueses tem mais de 2 filhos e os estabelecimentos sabem disso. A maior parte dos banheiros dos restaurantes por exemplo (denominados casas de banho) possuem um trocador para bebês. Shoppings center e lojas grandes (por exemplo a Ikea) tem instalados boxes especiais com uma bacia sanitária grande ao lado de uma pequena. No entanto, as calçadas de pedra não tornam nada fácil o passeio com carrinhos de bebê.
Existem vôos diretos a partir de diversas cidades brasileiras como São Paulo, Rio de Janeiro Belo Horizonte, Fortaleza , Belém, Recife, Brasília, etc. O aeroporto de Lisboa é localizado dentro da cidade e existe uma estação de metrô que o liga com o centro. A bilheteria é eletrônica e a fila é um pouco grande (o cartão recarregável custa 50 centavos e o bilhete tem 1,40 euros). Os táxis não costumam custar caro também.
Cuidado com as calçadas de mosaico português. As crianças pequenas costumam tropeçar e machucam-se bastante. Um bom tênis ajuda. Uma ideia interessante é passear com o tuk tuk. Os pequenos adoram o veículo indiano, ideal para conhecer as ladeiras dos bairros antigos da Alfama e Graça. Existe também um ônibus duplo de turismo mas ele não consegue acessar os bairros antigos por causa de suas ruas estreitas e inclinadas.
A maior parte dos restaurantes possui menus infantis que incluem normalmente um espaguete a bolonhesa ou frango grelhado com batatas (fritas ou cozidas) acompanhados de um suco de caixinha. Muitos possuem ainda uma sopa já que é hábito português tomar sopa como entrada. Sempre existem opções de fruta como sobremesa. Fique atento que os portugueses almoçam cedo. Para evitar filas, chegue nos restaurantes até às 12:30, principalmente nos fins de semana.
Se a temperatura estiver agradável, faça como os portugueses e prepare um piquenique em parques como o da Serafina ou o Jardim da Estrela. Os supermercados vendem opções de frutas já cortadas ou o chamado Take Away. Ou seja, pratos prontos vendidos por peso tipo porções de Bacalhau a Brás ou com natas (desfiado com batata palha ou com creme de leite), tortas, sanduíches e salgadinhos. Custam pouco e você pode se surpreender com o sabor de alguns.
Aproveite as sorveterias espalhadas pela cidade. A mais famosa, a Santini, tem uma opção de casquina pequena que é ótima para crianças menores. Uma das mais populares, a Nannarella possui uma longa fila na porta pois não há espaço interno para ficar. Mas não se assuste que anda rápido.
Sabemos que lugar de crianças não é shopping. Mas, se você quer fazer compras, dá para deixar essa atividade menos cansativa para as crianças. Alguns shoppings possuem playgrounds sem custo próximos às praças de alimentação como o Spacio Shopping na região dos Olivais.
O Freeport outlet conta com um espaço infantil (Paraíso dos Piratas) no qual as crianças acima dos 3 anos podem brincar pago por período. No Dolce Vila shopping está a Lego Factory com acesso gratuito ou a Gymboree com acesso pago.
comentario(s)
Se você já esquia, sabe que as reservas antecipadas são a melhor forma de garantir…
Cidade, praia, campo, descubra destinos incríveis no Brasil para passar o Réveillon em família. Quer…
Para quem ama feiras e mercados de Natal e estará em viagem pela Itália em…
Entre em contato conosco pelo link do WhatsApp se quiser um Roteiro Personalizado e consultoria…
Entre em contato conosco pelo link do WhatsApp se quiser um Roteiro Personalizado e consultoria…
Eu tenho uma lista de cidades icônicas que quero conhecer e outra de cidades que…