(de nov/2017 atualizado em 2021)
Além das praias, há outros passeios para se fazer no Guarujá em São Paulo. Um deles é conhecer o Parque Histórico, Cultural, Ecológico e Turístico do Forte dos Andradas! Fomos conhecer o Parque histórico a convite de amigos.
Passeios no Guarujá
O Parque e o Forte dos Andradas está localizado no Morro do Monduba, uma área de preservação de 2,1 milhões de m². É um Parque de Mata Atlântica, lindo e rico em biodiversidade.
Parque Histórico, Cultural, Ecológico e Turístico do Forte dos Andradas
Para chegar é só seguir a estrada que leva ao Guarujá. Use o waze ou google maps e coloque Forte dos Andradas. A entrada do forte fica próxima a prefeitura do Guarujá (cerca de 2 km). Para entrar, é necessário agendar a visita ou se inscrever nos eventos que ocorrem esporadicamente no local.
A praia é de uso restrito. Os visitantes não são autorizados a utilizá-la. Mesmo assim, a vista e a caminhada é linda. São 2,5k de subida leve. Então é bom ir preparado para a caminhada. Da entrada do Forte ao início da trilha, o deslocamento é feito com carro próprio do visitante;
Na subida é possível avistar a Praia do Tombo.
Eventos no Forte dos Andradas
Esta semana (26 de novembro) acontece a semana comemorativa dos 75 anos do Forte dos Andradas e prefeitura do Guarujá promoveu a 8a. Caminhada Ecológica do Forte dos Andradas.
O percurso é de 8 km de subidas e descidas e durou cerca de 4 horas. Para outros eventos, fique atento ao site do Forte.
Consulte aqui as opções de hotéis no Guarujá e reserve com os melhores preços
A visita ao Forte dos Andradas
Foi criado para abrigar a 5ª Bateria Independente de Artilharia de Costa. Eram quatro canhões, uma luneta e dois telêmetros que faziam o cálculo das coordenadas das embarcações.
Escavado na rocha, o Forte dispõe de uma arquitetura militar tipo “casamata ativa”, isto é, uma instalação fechada de tuneis arqueados, um de 200mt e outros dois de 50m cada, que abrigavam a cozinha, o refeitório, o banheiro, a sala de comando e mais seis depósitos de munição, além da casa do gerador (139 volts e trifásico). É um posto de artilharia totalmente recoberto pelas árvores, que formam uma “cortina invisível”. (fonte)
O Museu têm a missão de preservar a história do Exército brasileiro. Há reproduções de soldados dentro do Forte, fotos, equipamentos e a história do local. É bom agendar a visita com pelo menos três dias de antecedência e aguardar a confirmação.
Nossos amigos que nos convidaram a conhecer esse paraíso.
Informações sobre a visitação
Endereço:Rua Marechal Emílio Mallet, n. 1000
Jardim Guaiúba – Guarujá – SP
CEP: 11420-080
http://www.1bdaaaae.eb.mil.br/index.php/visita-ao-forte-dos-andradas
Gostou das informações que juntamos para você? Nosso post foi útil para seu planejamento de viagem?
Então deixe o seu like ou um comentário, a gente gosta muita da interação com o leitor! Sua opinião é muito importante para nós e nos ajuda a melhorar ainda mais o nosso conteúdo!
Acompanhe nossas viagens pelo Instagram @maripelomundo.blog e na nossa página do Facebook Mari Pelo Mundo.
E se você está planejando sua viagem confira nessa página os links dos nossos parceiros e páginas para reservar seus hotéis, alugar carro, pedir seu chip de internet, fazer o seguro de viagem e comprar passagens aéreas. Para roteiros personalizados que detalham dia a dia sua viagem com sugestões dos melhores pontos a serem visitados nos consulte pelo e-mail: contato@maripelomundo.com.br