Jardim da Estrela, mais tarde renomeado Jardim Guerra Junqueiro, foi criado no século XIX. Fica exatamente em frente à Basílica da Estrela em Lisboa.
O local era de António José Rodrigues, e a construção ficou a cargo de António Bernardo da Costa Cabral, com o apoio de D. Maria II, Manuel José de Oliveira e um donativo de quatro contos de um português do Brasil, Joaquim Manuel Monteiro.
O jardim foi oficialmente inaugurado em 1852. O Passeio da Estrela ficou na moda. Muito moderno, com estufas, quiosques e um pavilhão chinês. Em 1870 havia um leão verdadeiro, doado por Paiva Raposo, conhecido por Leão da Estrela.
Hoje o jardim está bem cuidado e muito animado (pelo menos quando fomos). Estava bastante frio, mas havia uma feirinha de natal ao centro e um evento no coreto.
Fora das épocas festivas, os patos e as carpas são a alegria das crianças e embelezam o jardim.
Com estilo dos jardins ingleses e de inspiração romântica, o jardim é um espaço perfeito para passar uma tarde.
Há um coreto bem no centro do Jardim e é onde ocorrem os eventos de verão, inverno, datas comemorativas, etc. Foi construído em 1884 no passeio público de Lisboa e foi transferido para o jardim no ano de 1936.
E neste evento, encontramos os famosos! A apresentadora de TV Ana Rita Clara e o ator Jorge Corrula.
O jardim possui vários elementos de estatuária:
Há uma ótima casa de chá dentro do parque. Fomos super bem atendidos e o caixa falava Português como os Brasileiros! Há uma boa variedade de doces, salgados e bebidas quentes e frias. O ambiente é um encanto, com cortinas e a linda vista para o lago. (Em amarelo na foto)
No Cemitério Inglês, encontra-se o túmulo de Henry Fielding, romancista e dramaturgo inglês que faleceu em Lisboa aos 47 anos e cuja última obra, publicada postumamente, conta a sua viagem a Portugal numa tentativa inútil para recuperar a saúde. (Fonte Wiki)
O jardim localiza-se na freguesia da Lapa, entre as ruas José Anastácio Rosa, ruas de São Jorge, rua da Estrela e rua do São Bernardo. Possui seis entradas, duas voltadas para a Avenida Pedro Álvares Cabral e duas para o Largo da Estrela.
Possui dois parques infantis e um jardim de infância. A Câmara Municipal de Lisboa disponibiliza um quiosque da Biblioteca Municipal. Na zona leste do jardim existe um miradouro. (não vimos)
O jardim fica aberto ao público todos os dias, das sete horas da manhã até à meia-noite. (consultar os sites oficiais antes de ir)
Há linhas de ônibus que servem o local. O mais legal é chegar com a linha 28 do Bonde histórico. Ele para no ponto final que é o Jardim da Estrela.
comentario(s)
Se você já esquia, sabe que as reservas antecipadas são a melhor forma de garantir…
Cidade, praia, campo, descubra destinos incríveis no Brasil para passar o Réveillon em família. Quer…
Para quem ama feiras e mercados de Natal e estará em viagem pela Itália em…
Entre em contato conosco pelo link do WhatsApp se quiser um Roteiro Personalizado e consultoria…
Entre em contato conosco pelo link do WhatsApp se quiser um Roteiro Personalizado e consultoria…
Eu tenho uma lista de cidades icônicas que quero conhecer e outra de cidades que…