Nara Sano-Sarfati para o blog Mari pelo Mundo
Os vinhos chilenos são conhecidos mundialmente por sua qualidade e sabor. Reflexo direto das condições climáticas e geográficas chilenas, com baixas temperaturas advindas das altas altitudes das Cordilheiras dos Andes, além da costa marítima voltada para o Oeste e influenciada pela corrente gelada de Humboldt, favorece um vinho de alta acidez e sabor elegante.
O solo é diversificado, de várias qualidades, advindas de diversos tipos de rochas, possibilitando uma extensa variedade de uvas capazes de gerar vinhos de diversas qualidades.
Em geral os tours das vinícolas são bilíngues (espanhol e inglês). É capaz de encontrar guias que arranham o português, pois a quantidade de turistas brasileiros na região é considerável. Muitas vinícolas são de fácil acesso, há vários perto de Santiago sendo possível chegar de ônibus. Se a vinícola é perto da capital, na região de Aconcágua, é certo encontrar mais turistas. De carro chega-se nas vinícolas mais afastadas e, portanto, mais tranquilas. Não é raro uma vinícola possuir parreiras em diversos vales chilenos, a fim de obter a melhor variedade de uva.
A zona de vinicultura do Chile é basicamente dividida em 6 regiões:
Vale Copiapo e Vale Huasco
Vale Elqui, Vale Limari e Vale Choapa
Vale de Aconcágua, Vale Casablanca, San Antonio
Vale de Maipo, Vale Rapel, Vale Curicó e Vale Maule
Vale Itata, Vale Bio-Bio, Vale Malleco,
Vale Cautin e Vale Osorno.
A Vinícola Concha y Toro (www.conchaytoro.com) é provavelmente a mais famosa do Vale de Maipo. Um dos vinhos mais famosos da casa, o Casillero del Diablo, atrai muitos turistas, por isso, prepare-se para degustar vinhos em meio a um grupo grande de turistas ruidosos.
A Vinícola Emiliana (www.emiliana.cl) produz vinhos a partir de uvas produzidas seguindo as regras da agricultura orgânica (sem fertilizantes e agrotóxicos industriais) e biodinâmicas (regras lunares e uso de fertilizantes biodinamizados). O tour é conduzido por guias didáticos, cujo foco é mais a agricultura biodinâmica do que o vinho em si. De fato, o vinho não é dos melhores, deveras ácido. Fique longe da degustação do vinho com o chocolate: não sabem harmonizar. De qualquer modo, se quiser conhecer uma vinícola biodinâmica, vale uma visita. O lugar é lindo, há galinhas soltas (que se encarregam de comer e eliminar as pragas de insetos), pés de lavanda entre as parreiras e muitas outras flores silvestres que auxiliam no controle de pragas. As crianças correm soltas pelos campos, mas não há opções para as crianças. Leve lanche.
A Vinícola Veramonte está localizada no vale de Casablanca. O tour é bem conduzido e é possível verificar o perfil do solo e a profundidade da raiz da parreira in loco. Explicação técnica e correta. Apesar de não alardearem, seguem os princípios da agricultura orgânica e seu vinho é excelente. No local encontramos, além da loja, um café e um espaço para crianças, com livros, brinquedos de feltro e móveis em formato de carneiros. A degustação é uma das melhores, vinhos harmonizados corretamente com queijos e patês. A surpresa foi a “degustação das crianças: água com cookies.
A Vinícola Santa Rita possui terras em seis diferentes vales e produz muitas variedades de vinho, aproveitando as diferentes condições de crescimento de cada vale. É bem conhecida aqui no Brasil, vale a visita.
Há exatos 10 anos fui visitar as vinícolas chilenas com meu marido. Hoje temos dois filhos pequenos e continuamos a visitar as vinícolas, mas de uma forma lúdica, conciliando o conforto e a participação dos pequenos e a nossa degustação. O fato de muitas vinícolas aceitarem as crianças diz muito sobre o Chile. As crianças transitam pelo local, são bem recebidas e até recebem mimos. Mas considere que as crianças chilenas são muito bem comportadas e não verá nenhuma falando alto no meio do tour.
Dentre tantas vinícolas a de Miguel Torres é uma das melhores (na minha modesta opinião), por sua história, pela região geográfica a que pertence e pelo modo como conduzem a vinícola e o restaurante.
Fundada no Chile em 1979, a vinícola Miguel Torres (www.migueltorres.cl) está localizada em Curicó, margeando a rodovia, perto da Cordilheira dos Andes, cuja localização geográfica, aliada à corrente marítima de Humboldt, favorece diferenças de 20°C entre as temperaturas máximas e mínimas. Isso quer dizer que, durante o dia é quente e, à noite, é frio. Tal característica aliada a um solo vulcânico, torna a região ideal para obter uma uva que concentra sabores e aromas.
Tem lugar especial na história da vinicultura chilena uma vez que modernizou a produção da vinicultura, sendo pioneiro na instalação de tanques de aço inoxidável e barricas de carvalho francês, transformando o rudimentar processo de produção de vinhos no Chile.
O restaurante localizado dentro da vinícola oferece um cardápio cujos pratos são preparados com as iguarias da região e harmonizados com os vinhos da casa. Uma sugestão é apreciar o menu degustação contendo uma sequência de 4 pratos, harmonizados com os vinhos da casa e elaborados com ingredientes da região. Vou destacar o robalo com crosta de funghi envolta em uma cama de purê de beterraba: visualmente reflete a paisagem chilena, as beterrabas representam a lava vulcânica, o robalo vem dos mares do Pacífico e a crosta de
funghi é o solo escuro advindo das rochas vulcânicas. É para apreciar e amar.
As crianças? O chef preparou uma sopinha especial e batatas fritas, harmonizada com suco de uva. O passeio pelas Vinícolas do Chile vale a pena.
Fotos: Nara Sano-Sarfati
Nara Sano-Sarfati é advogada/geógrafa e mãe de 2 filhos, mora em São Paulo mas está sempre viajando pelo mundo com a família.
Você tem duas opções – Planejar sozinho sua viagem ou comprar com assistência de agência. Em qualquer uma dessas hipóteses, se estiver viajando com crianças ou quiser um roteiro personalizado para ajudar no dia a dia ou indicação de agência para pacotes ou aéreo e hotel, nos avise. Envie mensagem para o e-mail maripelomundo@gmail.com ou WhatsApp
Se quiser planejar sozinho, aqui no post há várias dicas e links dos sites oficiais de vendas de passagem, hospedagem e todos os serviços que você vai precisar.
PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO
🏨 | BOOKING.COM Veja melhores tarifas |
🏠 | Guias de Viagem PDF - Campos do Jordão, Penedo, Foz |
🎟️ | GRUPOS PARA DUBAI |
🎟️ | GRUPOS PARA PATAGONIA |
📱 | CHIP INTERNET ILIMITADA em 240 países |
🚘 | ALUGUEL CARRO - cotação com várias empresas |
🚌 | Compre sua passagem de ÔNIBUS |
✈️ | INGRESSOS PARA JOGOS, SHOWS E TEATRO - EUA |
Para fazer passeios guiados com guia brasileiro também podemos indicar um parceiro se vocês tiverem interesse. Envie um email para maripelomundo@gmail.com
Deixe seu email para receber dicas de transfers e tours em Português na cidade. Por enquanto, minhas dicas são de Dubai , Portugal (Lisboa, Porto), França ( Paris e redondezas), São Paulo e Itália (Milão, Roma e redondezas) Clique aqui. Fácil de agendar, confirmar e pagar. Clique aqui para solicitar orçamento de transfer
Clicando nos links da página você ajuda a manter o blog, não paga mais por isso, tem a certeza de estar em um link seguro.
S H O P T H E T R I P
Clique nos itens e conheça os programas especiais dos nossos parceiros
Cooking in Portugal | Serviços de Brasileiros no exterior |
S H O P T H E L O O K
Clique nos itens e faça sua compra online
Fast Shop | Sestini | Amazon |
Instagram @maripelomundo.blog Facebook Mari Pelo Mundo
Dúvidas, solicitações e sugestões E-mail: contato@maripelomundo.com.br
comentario(s)
Se você já esquia, sabe que as reservas antecipadas são a melhor forma de garantir…
Cidade, praia, campo, descubra destinos incríveis no Brasil para passar o Réveillon em família. Quer…
Para quem ama feiras e mercados de Natal e estará em viagem pela Itália em…
Entre em contato conosco pelo link do WhatsApp se quiser um Roteiro Personalizado e consultoria…
Entre em contato conosco pelo link do WhatsApp se quiser um Roteiro Personalizado e consultoria…
Eu tenho uma lista de cidades icônicas que quero conhecer e outra de cidades que…