Estávamos esperando o Bonde em Lisboa para ir ao Castelo de São Jorge, mas passou um Tuk Tuk…. depois passou outro… e eu já estava há uma semana curiosa para experimentar um Tuk Tuk… no terceiro.. a gente olhou para ele, a motorista olhou para a gente e estacionou já sabendo que ia dar certo. O preço era bem parecido ao que íamos pagar no Bonde, então tudo resolvido. Fomos para o Castelo de Tuk Tuk.
Há cerca de 3 anos os Tuk Tuks invadiram Lisboa. Originais da Tailândia, os triciclos viraram moda. Há empresas que fazem pacotes fechados, há Tuk Tuks ecológicos, há Tuk Tuks que funcionam como taxi e há Tuk Tuks de vários tamanhos.
Leia esta matéria que saiu no Observador. Dá para entender bem o que se passa em Lisboa depois da chegada dos Tuk Tuks na cidade. O mesmo que ocorre com os ubers, mototaxis, lotação… concorrência leal ou desleal?
Taxi ou Tuk tuk? O Tuk Tuk pode parar em qualquer lugar e estão sempre ali disponíveis, enquanto o Taxi fica no ponto de taxi. Os Tuk Tuks fazem o preço, permitem barganha, são pequenos e vão para qualquer canto. Se o mercado é pequeno, então fica difícil concorrer, mas na alta temporada, há espaço para todos.
Quanto a segurança, o que a matéria do Observador diz é que os taxis passam por revisão obrigatória, os Tuk Tuks não necessariamente. Normalmente os trajetos são pequenos. Não arriscaria cruzar a ponte, com criança, dentro de um Tuk Tuk só por diversão.
Quanto ao conforto, na minha opinião eu diria que o conforto é bem inferior de um taxi, principalmente no alto verão ou alto inverno. Ar condicionado ou aquecedor faz falta. Os assentos são confortáveis para 3, mas como não há vidros, o vento vem direto em você no inverno. Escolhemos um com plásticos fechados devido ao frio, mesmo assim não adianta muito.
Quanto ao número de passageiros, há tuk tuks que acomodam 6 ou mais. Isso é legal se estiver em uma turma grande. Os taxis não levam 4 adultos e uma criança de 7 anos. Achei bem inconveniente essa restrição. Os tuk tuks pequenos normalmente acomodam 3 atrás e um na frente.
Quando usar um Tuk tuk: Quando quiser fazer um giro pela cidade por pura diversão, quando quiser ir de um lado a outro como um turista curtindo a cidade e a vista e quando estiver com vontade. Serve como diversão.
Quanto ao preço: Como meio de transporte, é mais caro que metro e ônibus e mais barato que o taxi. Pagamos 7 euros para ir do Chiado ao Castelo de São Jorge. Teríamos pago 4,20 de metro ou ônibus (se tivéssemos o bilhete Carris já carregado). Caso contrário teríamos pago 5,40 direto com o motorista. Há tuk tuks mais caros. Neste nosso caso, achei que a diferença era pouca e não teríamos que ficar esperando o bonde ou caminhar até a estação de metro.
Veja nossa avaliação acima e decida se vale a pena. A nossa motorista era uma simpatia e ainda tiramos fotos no final do trajeto. Ela contou as curiosidades do Tuk Tuk e como anda o mercado. Valeu muito a pena.
Você já andou de Tuk Tuk em Lisboa? Como foi sua experiência?
comentario(s)
Se você já esquia, sabe que as reservas antecipadas são a melhor forma de garantir…
Cidade, praia, campo, descubra destinos incríveis no Brasil para passar o Réveillon em família. Quer…
Para quem ama feiras e mercados de Natal e estará em viagem pela Itália em…
Entre em contato conosco pelo link do WhatsApp se quiser um Roteiro Personalizado e consultoria…
Entre em contato conosco pelo link do WhatsApp se quiser um Roteiro Personalizado e consultoria…
Eu tenho uma lista de cidades icônicas que quero conhecer e outra de cidades que…