Direto da redação de Mari pelo Mundo com Rose Tavares, nossa Masterchef
Vi vários amigos nestes dias confirmando presença em eventos de ceviche, entrevistei o Chef James para a semana da Peru Week (veja nosso post) e falamos muito sobre o prato.
Sou frequentadora assídua da Comendoria Gonzalez que sempre tem as melhores combinações a preços acessíveis. Para quem não conhece #ficaadica.
Sexta feira 13
E já que hoje é sexta feira 13, vamos espantar o azar e preparar uma receita afrodisíaca?
Essa é do Chef Dagoberto do Suri, outro lugar que eu adoro. (Opção para quem não conseguir fazer, só pegar o endereço no link – Suri)
Então vamos lá…
Ceviche Playa Blanca
Tempo de preparo:
30 minutos
Rendimento:
2 porções
Ingredientes:
- 140 g de peixe branco
- 30 g de camarão
- 80 g de lula cozida e cortada em anéis (Corte os tubos em anéis e coloque-os em uma peneira. Mergulhe-os em água fervente por 15 segundos, mexendo-os para que cozinhem por igual. Escorra-os e mergulhe-os em água gelada para interromper a cocção.)
- 1 colher (café) de sal
- ½ pimenta dedo-de-moça cortada em tiras finas
- 3 pedras de gelo
- ⅓ de xícara de suco de limão
- ⅓ de xícara de suco de laranja
- ¼ de cebola roxa picada
- ¼ de xícara de leite de coco em temperatura ambiente
- 6 folhas de coentro picadas
- 6 folhas de hortelã picadas
Modo de preparo:
Corte o peixe em cubos e junte-os em uma tigela com as vieiras, a lula, o sal e a pimenta dedo-de-moça. Misture-os e acrescente o gelo e o suco de limão para iniciar o processo de cocção do peixe.
Despeje o suco de laranja, a cebola, a hortelã, o coentro e, aos poucos, o leite de coco, mexendo continuamente para não talhar, por cerca de 4 minutos. Prove e, se necessário, adicione um pouco de água para equilibrar a acidez.
Acerte o sal e sirva o ceviche com chips de mandioquinha ou outro de sua preferência.
Enquanto prepara, já coloque uma garrafa de vinho branco para gelar… e agradeça a gente depois! 😉
Rose Tavares
Relações-Públicas e agora travel blogger. Desde que descobri o mundo da gastronomia, a cozinha virou a minha melhor terapia. Amo viajar e conversar sobre as melhores coisas da vida. Nada melhor que juntar tudo isso e falar sobre receitas, suas origens e curiosidades para vocês.