Os Bondes Históricos de Milão circulam desde 1928 e é o meio de transporte mais antigo da cidade. Há vários bondes modernos, mas os bondes históricos são aqueles super antigos, muito conservados e que ainda estão em plena forma e atividade. Um ótimo passeio para quem está na cidade.
Se estiver interessado em fazer um passeio, basta um bilhete de ida e volta de transporte (o mesmo do metrô e ônibus, comprado das máquinas do metro ou nas Tabacs). A linha 1 – Greco/Piazza Castelli é uma boa linha porque passa nos pontos principais.
Dica: é preciso verificar a linha e o tipo de bonde. Não foi tarefa tão fácil andar no bonde antigo porque algumas linhas são servidas por bondes novos e não tem a mesma graça. Pegar o primeiro que passar sem saber o destino final, também é meio arriscado. No site da ATM (Azienda Trasporti Milanese) há informações das linhas. Baixe também o app da ATM no celular que lhe será bastante útil para locomoção na cidade.
Depois de várias tentativas sem sucesso, baixei o APP, olhei os bondes antigos e os números, consultei o trajeto referente ao número e decidimos que o 23 seria tranquilo. Pegamos ele no Corso Buenos Aires e passeamos até o ponto final, que é um grande hospital (linha Ospedale Maggiore – Ortica). Fizemos o trajeto inverso com o mesmo tram.
Veja nosso vídeo
Ele não estava vazio, mas quando passou pela Estação Central, praticamente todos os passageiros desceram. Logo após, vários outros passageiros entraram. Os Trams são bastante utilizados pelos Milaneses.
O ponto final não era grande coisa, mas bem tranquilo. Tem até o Bar do Ponto Final (Bar del Capolinea)