O que ver no Pará: Comunidade Anã na Reserva Extrativista Tapajós-Arapuins

postado em: Américas, Destinos 0

A comunidade de Anã está localizada na Reserva Extrativista Tapajós-Arapuins.   Durante nossa maravilhosa viagem pelo Pará, fizemos uma visita à comunidade Anã, onde moram 95 famílias.

Comunidade Anã

A comunidade fica a margem do Rio Arapuins, a uma hora e meia de barco da cidade de Santarém e da vila de Alter do Chão e a 4 horas de carro.

O passeio tem o objetivo de visitar o Projeto de Manejo de abelhas nativas sem ferrão, visitar ao Projeto de criação de peixes no lago da comunidade, visitar a comunidade e roda de conversa na casa de comunitários, visitar as comunidades próximas que produzem artesanato em fibra de tucumã, degustar da culinária regional e trilhas. É possível também pescaria no rio ou igarapé e acompanhar um dia de roça.  (link)

Comunidade Anã

 

Desenvolvimento do turismo sustentável

A comunidade há muito tempo tem recebido a visita de turistas do Brasil ou do Exterior.  Os barqueiros levavam os turistas, que almoçavam e iam embora sem contribuir para a melhora e sustento da comunidade.

Após a ida a São Paulo e o contato com uma ONG, a comunidade começou a se organizar para receber os turistas. A parceria funcionou.  Cada família tem uma função específica e desenvolve uma atividade, seja mel ou artesanato.  Uma troca justa e um turismo sustentável.

A Comunidade Anã cresceu junto com a ONG saúde e alegria. Na comunidade não existe energia elétrica, apenas geradores particulares. O abastecimento de água funciona através de um  sistema acionado a diesel.  A Organização tem sido um grande diferencial.

O forte da comunidade é o turismo e o artesanato.   A empresa Natura é empresa parceria da comunidade Anã.

Existe na comunidade Anã uma loja de artesanato com produtos artesanais derivados da fibra de tucumã.

Comidas da Comunidade

Durante a visita, conhecemos a comida local: Peixes assados na poqueta – enrolado na filha de caponga e assado na brasa, a  Galinha caipira feita com pirão.   As frutas regionais da época – carambola, caju, limão Rosa (tangerina), carambola, taperebá, manga, cupuaçu, açaí e o abacaba. A Cachara, etibornia, tarubá – alimentos da mandioca – beiju, beiju de carima, bolinho de crueira.

Conhecemos as técnicas da agricultura local com Enxada, tecaido, foice e machado.   Atualmente não tem mais benzedeiras nem parteiras.  A Comunidade tem antepassados do xamanismo.

Como conhecer a Comunidade Anã

Hoje em dia eles recebem turistas interessados em conhecer mais a comunidade.  As visitas dormem no redário. A diária custa 160 reais.  O Redário tem capacidade para 22 redes.

Lancheiros vem de alter do chão só pra almoçar na comunidade e vão embora.  Um grupo de 10 pessoas sai a 36 reais por pessoa.  São aceitas criança a partir de 10 anos.

Cooperativa turiarte divulga e fecha pacote com os brasileiros e estrangeiros.   A comunidade tem recebido principalmente paulistas e cariocas

Redário

 

A produção do Mel

A comunidade Anã tem a produção de mel de abelhas que não tem ferrão.   Os ancestrais encontraram essa espécie de abelha e começaram a manusear com elas.

Observavam as colmeias e tiravam o mel para cuidar da garganta das crianças.  Além do tronco, pensaram em outras técnicas para manusear a produção de mel da abelha

Elas não tem favo de mel.

Comunidade Anã na Reserva Extrativista Tapajós-Arapuins

 

Cooperativa de Turismo e Artesanato da Floresta – Turiarte

Localizada em Santarém, nas dependências do prédio Projeto Saude & Alegria, a TURIARTE é constituída por 70 sócio-fundadores, 54 mulheres e 16 homens, de 08 comunidades do rio Arapiuns.

A TURIARTE tem como objetivo promover a melhoria da qualidade de vida das comunidades da floresta, desenvolvendo e promovendo o artesanato produzido com matérias primas florestais, também exerce o papel de operadora/agência de viagem, executando roteiros pelos rios da região do Tapajós, entre comunidades e florestas, além de comercializar artesanato das comunidades da Reserva Extrativista Tapajós –Arapiuns.  (fonte)

www.saudeealegria.org.br
www.icmbio.gov.br
www.turiarteamazonia.blogspot.com.br

Press Trip

O Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Turismo – SETUR e Secretaria Municipal de Turismo de Santarém – SEMTUR convidou o blog Mari pelo Mundo para participar de um Press Trip de 19 a 24 de Setembro no Período do Çairé.

 

Fique em contato!!!

Clique aqui para receber as dicas do Pará !

Alter do Chão

 

S H O P   T H E   T R I P

Clique nos itens e faça sua reserva garantindo os melhores preços

Booking.comInternet e chipSeguro viagem

 

Clicando nos links da página você ajuda a manter o blog, não paga mais por isso, tem a certeza de estar em um link seguro. 


Fast Shop

Sestini

Amazon
Cooking in PortugalServiços de Brasileiros no exterior

Gostou das informações que juntamos para você? Nosso post foi útil para seu planejamento de viagem?

Então deixe o seu like ou um comentário, a gente gosta muita da interação com o leitor! Sua opinião é muito importante para nós e nos ajuda a melhorar ainda mais o nosso conteúdo!

Acompanhe nossas viagens pelo Instagram @maripelomundo.blog e na nossa página do Facebook Mari Pelo Mundo.

E se você está planejando sua viagem confira nessa página os links dos nossos parceiros e páginas para reservar seus hotéis, alugar carro, pedir seu chip de internet, fazer o seguro de viagem e comprar passagens aéreas. Para roteiros personalizados que detalham dia a dia sua viagem com sugestões dos melhores pontos a serem visitados nos consulte pelo e-mail: contato@maripelomundo.com.br

Cada vez que você contrata um serviço usando os nossos links está ajudando a manter nosso blog. Procuramos sempre trazer novos destinos e experiências vividas por nós que poderão contribuir para que a sua viagem seja ainda melhor.

Comente pelo Facebook

comentario(s)

Seguir Ana Paula Favero:
Sócia-Colaboradora do Mari pelo Mundo – Viaja pelo Brasil e pelo mundo e com sua filha e companheira de aventuras. Sempre em busca das melhores praias, paisagens e novidades.