O Parque Villa Lobos está aqui em São Paulo há mais tempo, foi inaugurado no final de 1994. Também é bem tranquilo nos dias de semana e sábados pela manhã. Aos domingos é bastante concorrido, eu particularmente não gosto tanto. Prefiro fugir da multidão.
O que fazer no Parque Villa Lobos?
O parque tem uma boa estrutura e é bem grande. Há diversas pistas de caminhada, uma pista para bicicletas que dá a volta no parque todo, quadras de tênis, vôlei, basquete e futebol.
A área do playground é grande e diversificada, tem balanço, escorrega, tanque de areia e trepa-trepa. Tudo para garantir uma tarde de férias com bastante diversão!
Algumas quadras também são usadas para patinação. Há também um lindo orquidário e a Biblioteca Villa Lobos com programação de histórias e atividades para crianças durante os fins de semana de férias.
As árvores e acessibilidade
O projeto original, elaborado pelo Arquiteto Décio Tozzi, previa uma “cidade da música”. Infelizmente não foi implementado.
De 2004 a 2008, foram plantadas 12 mil mudas em uma área de 120 mil m2, muitos ipês, a árvore-símbolo de São Paulo. Finalmente cresceram e agora há muita sombra. Dizem que o parque terá em breve 37 mil árvores.
O Parque Villa-Lobos foi um dos primeiros da cidade a ser adequado à acessibilidade de pessoas com necessidades especiais.
Há uma Vila Ambiental, com atividades abertas ao público. Consulte o site
É possível chegar de trem, ônibus e carro. Não leve coisas de valor alto pois o parque teve vários problemas de segurança. Fora isso, aproveite o parque. Em épocas de chuva e raios, fique atento. Não só neste parque, como em todos os outros. Siga as instruções dos funcionários.
Site e Informações
http://parquevillalobos.sp.gov.br/
Avenida Professor Fonseca Rodrigues, 2001
Alto dos Pinheiros – São Paulo – SP – CEP: 05461-010
(11) 2683-6302
Funcionamento: De segunda a segunda das 5h30 às 19h No horário de verão, até às 20h (Consulte o site para informações atualizadas)
pvl@ambiente.sp.gov.br