Fiquei muito bem impressionada com o Parque da Independência, mas não vou mentir, achava que estava abandonado, não sei porque. Eu amo a imagem do Museu do Ipiranga e dos jardins e acho um lugar lindo, mas já houve épocas em que dava tristeza passar por lá. O que não é o caso neste momento. O parque foi fechado há alguns anos atrás e a grama estava linda e o dia perfeito.
Fomos em um domingo de janeiro (férias!) e todos estavam se divertindo. Muita criança!
O parque é tombado e é um marco histórico nacional porque na Colina do Ipiranga, junto ao Riacho do Ipiranga, em 1822 D. Pedro I declarou a independência do Brasil.
Em um dia lindo, há muitas coisas a fazer no parque. Caminhar, andar de skate, patinete, passear os cachorros, fazer piquenique, correr, sentar no gramado… Há bosque, playground, sanitários e aparelhos de ginástica. No bosque ao fundo do Museu há espécies como araribá-rosa, canela, canela-branca, cedro, embiruçu, falsa-seringueira, figueira-mata-pau, imbiruçu, jatobá, marinheiro, pau-ferro, pinheiro-do-paraná e sapucaia.
Quando está aberto, também é possível conhecer a Casa do Grito (SMC), o Monumento da Independência e a Cripta Imperial. Saindo do parque, há o Museu de Zoologia (USP) que também vale a pena.
Havia uma roda de capoeira próximo ao monumento.
Nas laterais do parque há bosques com araribá-rosa, eucalipto, jacarandá-mimoso, jaqueira, paineira, palmeiras e sibipiruna. Há borboletas, saguis, gambás-de-orelha-preta e bicho-preguiça e muitas aves como joão-velho e pica-pau-de-banda-branca e muitos outros animais.
Vimos muitos passarinhos, mas não encontramos os outros bichinhos.. além dos 500 cachorros que todos levam para passear.
O Jardim foi projetado no estilo francês e liga o museu ao monumento. O Chafariz não funciona.. uma pena. Mas o gramado está belíssimo (nesta data). No jardim francês há topiárias de azaleia, buxo e falsa-figueira-benjamim, rosas e palmeiras e pinheiros.
O Monumento serve de banco, ponto de encontro, arquibancada e mirante.
Fechado ao público desde agosto de 2013 o Museu Paulista, mais conhecido como Museu do Ipiranga, deverá abrir as portas apenas em 2022, ano do bicentenário da Independência. (Fonte G1)
Para estacionar, todos param ao redor , atentem-se as placas para estacionar apenas onde é permitido. Há vários ambulantes com comidinhas e balões, tudo bem simples. Há estacionamentos privados também, ao custo de aproximadamente 20 reais (atualizacao em 17/03/2023) . Aos finais de semana podem lotar.
Quando for visitar o Parque, não deixe de notar ao redor as mansões e casas antigas e imagine como deve ter sido este bairro há muitos anos atrás!
Av. Nazareth, s/nº – Ipiranga
Subprefeitura Ipiranga
Área: 161.300m²
Telefone: (11) 2273-7250
Para chegar de Onibus: www.sptrans.com.br
Para roteiros personalizados, conte com o serviço da nossa equipe. Podemos preparar um roteiro Day by Day baseado na nossa experiência e de agências locais, com dicas de hotel, restaurantes e passeios.
Caso prefira montar sua viagem, oferecemos o serviço de revisar seu roteiro e dar nossa opinião do que dá e do que não dá para fazer em cada um dos dias. Se preferir montar toda a viagem sozinho, siga a viagem passo-a-passo e reserve pelos links seguros que colocamos aqui no blog, com nossos melhores parceiros ou amigos que prestam serviço na cidade e procuram oferecer as melhores tarifas para nossos leitores.
comentario(s)
Se você já esquia, sabe que as reservas antecipadas são a melhor forma de garantir…
Cidade, praia, campo, descubra destinos incríveis no Brasil para passar o Réveillon em família. Quer…
Para quem ama feiras e mercados de Natal e estará em viagem pela Itália em…
Entre em contato conosco pelo link do WhatsApp se quiser um Roteiro Personalizado e consultoria…
Entre em contato conosco pelo link do WhatsApp se quiser um Roteiro Personalizado e consultoria…
Eu tenho uma lista de cidades icônicas que quero conhecer e outra de cidades que…