Fiquei muito bem impressionada com o Parque da Independência, mas não vou mentir, achava que estava abandonado, não sei porque. Eu amo a imagem do Museu do Ipiranga e dos jardins e acho um lugar lindo, mas já houve épocas em que dava tristeza passar por lá. O que não é o caso neste momento. O parque foi fechado há alguns anos atrás e a grama estava linda e o dia perfeito.
O Parque da Independência
Fomos em um domingo de janeiro (férias!) e todos estavam se divertindo. Muita criança!
Parque da independência
O parque é tombado e é um marco histórico nacional porque na Colina do Ipiranga, junto ao Riacho do Ipiranga, em 1822 D. Pedro I declarou a independência do Brasil.
O que fazer no Parque da Independência?
Em um dia lindo, há muitas coisas a fazer no parque. Caminhar, andar de skate, patinete, passear os cachorros, fazer piquenique, correr, sentar no gramado… Há bosque, playground, sanitários e aparelhos de ginástica. No bosque ao fundo do Museu há espécies como araribá-rosa, canela, canela-branca, cedro, embiruçu, falsa-seringueira, figueira-mata-pau, imbiruçu, jatobá, marinheiro, pau-ferro, pinheiro-do-paraná e sapucaia.
Quando está aberto, também é possível conhecer a Casa do Grito (SMC), o Monumento da Independência e a Cripta Imperial. Saindo do parque, há o Museu de Zoologia (USP) que também vale a pena.
Havia uma roda de capoeira próximo ao monumento.
A fauna e a flora
Nas laterais do parque há bosques com araribá-rosa, eucalipto, jacarandá-mimoso, jaqueira, paineira, palmeiras e sibipiruna. Há borboletas, saguis, gambás-de-orelha-preta e bicho-preguiça e muitas aves como joão-velho e pica-pau-de-banda-branca e muitos outros animais.
Vimos muitos passarinhos, mas não encontramos os outros bichinhos.. além dos 500 cachorros que todos levam para passear.
Sobre o Jardim
O Jardim foi projetado no estilo francês e liga o museu ao monumento. O Chafariz não funciona.. uma pena. Mas o gramado está belíssimo (nesta data). No jardim francês há topiárias de azaleia, buxo e falsa-figueira-benjamim, rosas e palmeiras e pinheiros.
Monumento à Independência do Brasil
O Monumento serve de banco, ponto de encontro, arquibancada e mirante.
O Museu Paulista
Fechado ao público desde agosto de 2013 o Museu Paulista, mais conhecido como Museu do Ipiranga, deverá abrir as portas apenas em 2022, ano do bicentenário da Independência. (Fonte G1)
Chegando ao Parque
Para estacionar, todos param ao redor , atentem-se as placas para estacionar apenas onde é permitido. Há vários ambulantes com comidinhas e balões, tudo bem simples. Há estacionamentos privados também, ao custo de aproximadamente 20 reais (atualizacao em 17/03/2023) . Aos finais de semana podem lotar.
O entorno
Quando for visitar o Parque, não deixe de notar ao redor as mansões e casas antigas e imagine como deve ter sido este bairro há muitos anos atrás!
Endereço e site
Av. Nazareth, s/nº – Ipiranga
Subprefeitura Ipiranga
Área: 161.300m²
Telefone: (11) 2273-7250
Para chegar de Onibus: www.sptrans.com.br
Conte conosco
Para roteiros personalizados, conte com o serviço da nossa equipe. Podemos preparar um roteiro Day by Day baseado na nossa experiência e de agências locais, com dicas de hotel, restaurantes e passeios.
Caso prefira montar sua viagem, oferecemos o serviço de revisar seu roteiro e dar nossa opinião do que dá e do que não dá para fazer em cada um dos dias. Se preferir montar toda a viagem sozinho, siga a viagem passo-a-passo e reserve pelos links seguros que colocamos aqui no blog, com nossos melhores parceiros ou amigos que prestam serviço na cidade e procuram oferecer as melhores tarifas para nossos leitores.