Direto de Mari pelo Mundo, Roteiro de Sevilha por Marcela M. Litjens
Sevilha (derivado do árabe Ishbiliya) é a quarta maior cidade espanhola. É uma cidade muito interessante e com forte influência arquitetônica moura.
O clima normalmente é quente e as temperaturas nos verões são tão altas que chegam a 40 graus. Há 52 dias de chuva por ano, principalmente em dezembro. A cidade é repleta por laranjeiras que emolduram os antigos edifícios e sombreiam as calçadas.
Foi um importante porto no século XVI que controlava as riquezas vindas da América. Fica a sudeste da Península Ibérica, não muito longe de Portugal.
Chegando lá
A parte central da cidade, denominada casco antíguo, é composta por ruas pequenas e estreitas. Não é fácil circular de carro e os estacionamentos, escassos, vivem lotados e são caros. Saímos de Lisboa e fomos de carro até Sevilha, cerca de 400 km.
Dica: Também nos disseram que estacionar na rua não é muito seguro, os carros com placas de fora da Espanha tendem a ser alvo fácil de furtos. A melhor maneira de explorar é a pé mesmo, o que é fácil por ser a cidade quase plana.
Existem linhas de bonde nas vias principais e bicicletas municipais que podem ser alugadas por período e devolvidas em lugares demarcados. Também há passeios de carruagem com custo de 45 euros por um circuito de 45 minutos para até 4 pessoas.
Onde ficar
No centro antigo os bons hotéis custam caro. Se dinheiro não for o problema, escolha o Hotel Alfonso XIII, fabuloso e muito bem localizado. Para quem quer gastar menos existem diversos hostels e apartamentos para alugar. Eu escolhi o Ayre Hotel, 4 estrelas com cara de 3, em frente a estação Santa Justa, 25 minutos de caminhada até a catedral. Foi uma opção confortável e com preço razoável, interessante para quem quer chegar à cidade por trem mas localizado a mais de 1 km das principais atrações.
Para comer
A maior parte dos bares e restaurantes oferecem uma seleção de tapas (porções de petiscos) e paellas. As ruas do centro são repletas de lugares para comer que ficam cheios durantes o dia e à noite.
Um lugar interessante é o Mercado la Lonja del Barranco que conta com diversos stands em um edifício de 1883 considerado Patrimônio Histórico Mundial e presumivelmente desenhado por Eiffel.
Uma opção para ir à noite é visitar um show de flamenco que tenha jantar incluído. Se preferir ver apenas o show, um famoso é o Museo del Baile Flamenco. Os ingressos para o show e para o museu podem ser reservados online pelo site flamencotickets.com.
O que ver
Há muito para conhecer mas os pontos principais podem ser visitados em 3 dias.
- Catedral de Sevilha: É a maior basílica da Espanha e a terceira maior do mundo (depois do Vaticano e da Basílica de Aparecida). Nela encontram-se os restos mortais de Cristóvão Colombo. Foi fundada sobre os restos de uma mesquita e do alto de seu campanário (Giralda) tem-se uma ótima vista da cidade. Atenção aos horários de visita que são alterados em função de celebrações religiosas.
- Reales Alcázares: Conjunto de palácios que refletem o espírito da era islâmica. Depois da reconquista cristã em 1248 os edifícios adquiriram a aparência atual. Ainda hoje a família real hospeda-se nos pavimentos superiores.
- Real Arquivo de las Indias: Arquivo histórico onde localizam-se os documentos do período colonial. Criado em 1785 por ordem do rei Carlos III.
- Torre del Oro: Localizada na margem do rio Guadalquivir, essa torre foi construída no século XII para controlar o acesso à cidade. Foi profundamente afetada pelo terremoto que atingiu Lisboa em 1755 e as obras de seu restauro começaram em 1942. Hoje abriga um museu com diversos equipamentos de navegação antigos. Dela parte a maioria dos ônibus de turismo
- Plaza de Espanha: Esta linda praça foi construída por causa da Expo 29 em forma circular, retratando o reino espanhol. Os bancos decorados em azulejos pintados referem-se às 46 províncias espanholas. Foi usada para filmagens de Lawrence da Arábia e Star Wars. É atualmente ocupada pelo governo da Espanha.
Sevilha com crianças: Nos fins de semana possui diversas atividades e os visitantes fazem fila para alugar barquinhos para passeios na água.
- Parque Maria Luisa: no parque está localizada a praça de Espanha.
Sevilha com crianças: Os turistas divertem-se passeando com bicicletas para 2 ou até 6 pessoas alugadas por período.
- Universidad de Sevilla: Parte da universidade criada em 1502 está instalada na antiga fábrica de tabaco do século XVIII. Esta fábrica é mencionada na ópera Carmem de Bizet. Carmem era uma operária da fábrica.
- Plaza de Toros de La Maestranza: O edifício onde realizam-se touradas tem sua fachada principal voltada para o rio e a parte traseira mistura-se com os edifícios adjacentes. É a sede de uma das maiores touradas do mundo. Existem visitas guiadas ao museu.
- Plaza Nueva: Na praça localiza-se o Ayuntamiento (prefeitura) de Sevilha. Da praça parte a Calle Sierpes, rua cujo início localiza-se um edifício bancário onde era o antigo Cárcer Real (prisão). Uma pintura em azulejos assinala como era o antigo edifício onde certa vez esteve preso em seus calabouços Miguel de Cervantes, o célebre autor de D. Quixote. Existe uma estátua sua nas proximidades.
- Metropol Parasol na Plaza de la Encarnación: Instalado sobre a Plaza de la Encarnación. (Veja nosso post sobre o Metropol)
O Barrio de Santa Cruz, charmoso, também vale um passeio cuidadoso observando os detalhes dos pátios internos.
Uma cidade muito linda e que vale a pena voltar!