Marcela M. Litjens para Mari pelo Mundo
Se surgir a oportunidade de conhecer Marselha, não hesite. A cidade pode ser aproveitada de diversas maneiras, desde poucas horas até alguns dias. Veja o que fazer em Marselha com crianças ou sem.
Marselha (ou Marseille em francês) é a mais antiga cidade da França e a segunda mais populosa. Foi fundada pelos gregos, mas há registros de presença humana desde a pré-história.
Entre os meses de abril e outubro as temperaturas são mais altas. A média da temperatura máxima ultrapassa os 25 graus. Nesta época dá para aproveitar a Plage de la Point Rouge, uma praia artificial ou pegar um barco e ir até os Calanques.
Nós fomos em dezembro e chovia um pouco mas havia o mercado de Natal instalado no Vieux Port (o porto antigo) com uma roda gigante. Eu sei que não é algo sofisticado, mas as crianças adoram. E as três voltas na roda, à noite, renderam momentos de pura diversão para as pequenas. As barraquinhas do mercado de Natal ofereciam comidas típicas e artesanato da Provence como os famosos sabonetes de lavanda.
No Vieux Port está a maior quantidade de opções de hotéis pois é a zona mais turística da cidade e é servida por uma estação de metrô. Nós, no entanto, escolhemos o Holiday Inn Express, localizado bem em frente à Estação de trem Saint-Charles e foi uma ótima opção. O hotel é confortável e tem um preço justo. Tem fácil acesso a pé ao porto antigo e, dentro da estação de trem, está uma estação de metrô que se conecta às duas linhas da cidade e é o ponto de chegada da shuttle que leva até o aeroporto. Esta última tem um custo de 8,20 euros por pessoa por viagem e as crianças abaixo de 6 anos não pagam. Parte a cada 15 ou 20 minutos e o percurso leva apenas 25 minutos até o aeroporto. Como referência, o mesmo trajeto de táxi custa cerca de 50 euros.
O prato típico da região é o boillabaisse. É uma sopa feita com diversas partes do peixe. Tem um gosto bastante acentuado e não costuma custar pouco. Outras opções encontradas são a tapenade, uma espécie de patê feito com azeitona e anchovas ou o molho aïoli feito, como o nome já diz, com alho. Para as crianças, existem algumas opções de menu infantil.
No entanto, a sobremesa oferecida nesses menus é sempre o sorvete e dificilmente existem frutas ou saladas de frutas nos cardápios dos restaurantes. As crianças aproveitaram para experimentar a ratatouille que é um prato típico de outra região da Provence, Nice .
Quando não conheço um lugar gosto de dar uma olhada nas avaliações dos restaurantes do site tripadvisor.com. Por lá pode-se fazer uma reserva online e alguns oferecem descontos de até 30% na conta. Desta maneira conhecemos o restaurante O´Pastis no Vieux Port que foi uma boa escolha. Se quiser um jantar mais chique e mais romântico vale ir de táxi até o Vallon des Auffes e jantar no Chez Fonfon, aproveitando a vista para esse belo porto. Lá também está localizada a Pizzerie Jeannot, uma opção mais informal do que o anterior.
O primeiro lugar para se visitar é o Vieux Port, já mencionado diversas vezes acima. Tomar um café em uma das boulangeries à margem do porto ou comer em um dos restaurantes. De lá saem os barcos para as ilhas Frioul.
Existem ainda outros lugares para serem vistos como o Arco do Triunfo, o Palácio da Justiça, o Hôtel de Ville (a prefeitura), e ainda o Cité Radieuse, construção projetada pelo arquiteto Le Corbusier para ser um sistema rápido de habitação pós guerra. E tem mais, muito mais a ser descoberto nessa cidade que vem se reformulando nos últimos anos para assumir uma posição cultural importante na Europa.
comentario(s)
Se você já esquia, sabe que as reservas antecipadas são a melhor forma de garantir…
Cidade, praia, campo, descubra destinos incríveis no Brasil para passar o Réveillon em família. Quer…
Para quem ama feiras e mercados de Natal e estará em viagem pela Itália em…
Entre em contato conosco pelo link do WhatsApp se quiser um Roteiro Personalizado e consultoria…
Entre em contato conosco pelo link do WhatsApp se quiser um Roteiro Personalizado e consultoria…
Eu tenho uma lista de cidades icônicas que quero conhecer e outra de cidades que…