Ano passado, poucos dias depois de deixarmos Paris, ouvimos a notícia do ataque ao Marche de Noel em Nantes. Isso nos perturbou bastante, mas nada comparado a tragédia que se seguiu alguns dias depois com o ataque ao jornal Charlie Hebdo em 7 de janeiro.
Muitos de nossos leitores estão programando uma viagem a Paris ou já estão em Paris. Nós também estamos com a viagem marcada para daqui a alguns dias. Com este post, esperamos ajudar todos a viajar com mais segurança, tomando as devidas precauções.
Informações importantes
Juntamos aqui todas as informações importantes que foram publicadas como medidas de precaução e segurança para os turistas e também moradores de Paris.
Números de informação de emergência em tempo real
Informações para Turistas em Paris: Número: 00 33 (0) 1 45 55 80 00
Número de emergência: 0800 40 60 05
Para obter informações no rádio, ouvir a 107,1 FM
Para receber as informações atualizadas, registre em seu twitter as contas:
- Prèfecture de Police: @prefpolice
- Paris: @paris (conta oficial da cidade de Paris)
Dia 14 de novembro todos os estabelecimentos da prefeitura, como Escolas, Museus, Bibliotecas, Ginásios, Piscinas e mercados estarão fechados. As prefeituras estarão fechadas, exceto para registros civis.
Veja nosso post com as medidas de emergência tomadas pelo presidente e ministros esta noite (clique aqui)
Em caso de ataque, o que fazer?
As embaixadas alertam os turistas a tomarem precauções uma vez que a França recebe contínuas ameaças de grupos terroristas islâmicos. (fonte)
Com o estado de emergência, há proibições de circulação de pessoas e veículos em lugares e horas determinadas. H instaurações de zonas de proteção e de segurança regulamentadas.
Em caso de ataque, o que fazer? Realmente não estamos preparados para nada semelhante a isso. E, mesmo que estivéssemos preparados, ainda assim, nada garantiria a nossa segurança. No entanto, encontramos este iconográfico muito explicativo, que compartilhamos com vocês. Faremos a tradução e acrescentamos mais alguns pontos:
Caso consiga sair do local com segurança
- Deixe a área o mais rápido possível
- Abrigue-se em algum lugar seguro e fique longe de portas e janelas
- Siga as instruções de forças de segurança locais
- Se o incidente ocorreu perto de você, verifique se você não está ferido e faça o mesmo com aqueles nas proximidades.
- Verifique onde está cada pessoa que viaja com você ou de seu grupo. Avise o mais rápido possível para sua família como vocè está.
- Contate o seu operador turístico ou companhia aérea o mais rápido possível para organizar ou confirmar seu retorno, mesmo se não mudar de planos. Hotéis, companhias aéreas e os operadores não são obrigados a pagar ou oferecer compensação em caso de mudança de programa, mas podem oferecer algumas opções.
- Siga todas as instruções das autoridades locais e fique em contato com sua embaixada. Eles podem fornecer informações atualizadas, dicas de viagem e de segurança.
- Consulte o site do Ministério da Relações Exteriores para acompanhar a evolução das condições do seu destino de segurança.
- Tenha anotado o endereço e número de telefone da Embaixada do Brasil em seu país de destino.
Caso haja troca de tiros
- Proteja-se e procure o abrigo mais próximo
- Saia rapidamente e em ziguezague
- Deite-se no chão caso não haja outro lugar para ir
- Alertar a polícia
Caso se torne um refém
- Não chame a atenção
- Evite de cruzar o olhar com os terroristas
- Evite de se levantar ou fugir
- Não responda às provocações
- Mantenha a calma
- Retire as joias e relógio discretamente
- Identifique os locais que podem ser utilizados como abrigo em caso de tiroteio
- Deite no chão em caso de ataque da polícia.