O blog Mari pelo Mundo fala de tudo o que nos inspira viajar. A música nos inspira, seja para sonhar com uma viagem seja para lembrar de uma viagem.
Sobre a Música
Há uma cantora que gostamos muito e ela gravou o clip preferido da minha filha. Dom La Nena. Um pouco sobre ela: Uma brasileira nascida em Porto Alegre, Rio Grande do Sul em 1989) é uma Violoncelista, cantora e compositora.
O vídeo foi gravado no Jardins das Tulherias, nosso parque preferido em Paris .
Directed by Jeremiah.
Buy the album ELA on Bancamp (CD/DIGITAL)
http://domlanenamusic.bandcamp.com
www.domlanena.com
Sobre o Jardim
O Palácio não existe mais, mas vão-se os palácios ficam-se os jardins! E que jardim! Jardins das Tulherias ou Jardin des Tuileries), como preferir. Fica do lado direito do rio Sena, não tem como errar, fica entre o Louvre e a Praça da Concórdia onde há o obelisco.
Os pic nics são uma tradição na França, e exceto pela distância dos banheiros (infinito, mas tem), é um local perfeito para eles.

A vegetação e as flores estão sempre lindas, exceto no inverno que fica tudo bem sequinho, mesmo assim, o jardim não perde o charme. As cadeiras verdes são tipicas das praças da França. Nelas todos se acomodam para ler um livro, tomar um sol, dormir rapidinho ou admirar a beleza do lugar.

Foto: Mari
Tuileries foi um castelo construído no terreno de uma antiga fábrica de telhas (tuiles). Criado no século XVI por Catherine de Médicis. Em 1664, o arquiteto André Le Nôtre, autor do projeto do parque que rodeia o palácio de Versalhes, transformou-o num jardim no estilo francê. O Palácio foi queimado durante a guerra civil (1871) e demolido em 1883.

É classificado como Monumento histórico desde 1914. Inscrito e incluído na proteção do Patrimônio mundial da UNESCO. Dizem que as árvores são mantidas a uma altura de 2.2 m e rigorosamente aparadas. As flores também são planejadas para atingir alturas e cores específicas.

Foto: Mari

Foto: Mari
Um museu a céu aberto
São muitas as esculturas e são todas lindas. Algumas clássicas e outras modernas. Uma aula de arte. Estátuas de Maillol, Rodin e Giacometti estão espalhadas pelo parque. No musée de l’Orangerie há obras de Monet.

Foto: Mari

Foto: Mari

Foto: Mari

Foto: Mari

Foto: Mari
O Musée de l’Orangerie e o Jeu de Paume, ficam dentro do parque.
Comidinhas
Tem um restaurante e um café e alguns quiosques de algodão doce. Resolve. O restaurante é quentinho, então no inverno, é um lugar perfeito para uma pausa e um chocolate quente.
Com crianças
Entre as atividades de lazer para as crianças, estão os barquinhos de brinquedo para navegar no tanque octogonal. Algodão doce (barbes à papa), carrossel (manèges) e pula-pula são atrações fixas no parque, paga-se a parte e qualquer um pode aproveitar.
Nas férias de verão, ocorrem a fête foraine des Tuileries. Durante 2 meses, todos podem se divertir nas 60 atrações que são montadas no parque. Trem fantasma, barraquinhas de tiro, carrossel, 2 mois, s’amuser avec les 60 attractions qui leur sont proposées : auto-tamponneuses, trains fantômes, tirs à la carabine, espelhos, etc. A Fête des Tuileries de junho a agosto (em 2015 será de 27 de junho a 23 de agosto) com roda gigante (grande roue) e outras atrações.

Foto: Mari

Foto: Mari

Foto: Mari
Horário de abertura
Cada dia de um jeito, mas normalmente abre de manhã e fecha em torno das 18 horas. Mesmo assim, consulte o site
O Jardim tem umas coisas inusitadas, como essa cabra. Também já ouvi dizer que pic nics são complicados nesta área por ataque aos lanchinhos por bichinhos espertos.

Foto: Mari
Este post contem duas fotos do Pixabay e algumas informações do Wikipedia.