O Museu Paulista (nome oficial do famoso Museu do Ipiranga) reabriu em 2022, depois de 9 anos fechado, justamente no ano em que completou o centenário.
O Museu foi inaugurado em 1895, sempre com o objetivo de ser um museu. São muitas as informações de acervo e etc, então colocamos os links para vocês saberem mais. Contamos aqui nossas impressões pessoais.
Hoje o Museu é dedicado a vários tipos de exposições e o foco não é a independência. Então espere encontrar um pouco de tudo lá dentro. Uma retrospectiva da história de 120 anos da vida privada dos brasileiros através de objetos e histórias.
Quando foi criado, o Museu tinha coleções variadas de botânica, zoologia, etnologia, mineralogia. Ao longo dos anos, esses acervos foram sendo transferidos para outras instituições. Parte da coleção de arte também foi cedida para a Pinacoteca do Estado de São Paulo. O objetivo dessas transformações era fazer do Ipiranga um museu especializado em história.
Para visitar, é bastante fácil. Agende a visita! Por meio de agendamento no site (cotas liberadas às sextas-feiras, 10h, no botão “Adquira seu ingresso”) ou diretamente na bilheteria, com bilhetes distribuídos de terça a domingo, a partir das 11h30, em intervalos de 1h. Caso o agendamento esteja esgotado, a oferta será feita somente na bilheteria. https://museudoipiranga.org.br/visite/
Se não tiver vaga para sua data da viagem, não deixe de ir para conhecer os jardins do Museu do Ipiranga que tem acesso gratuito, de segunda a domingo, das 5h às 20h. As fontes circulares tem acesso livre. E, se der sorte, consegue um ingresso na hora. Mas só os jardins já vale a pena.
O Museu pertence a Universidade de São Paulo, é um órgão da USP. Foi integrado a Universidade de São Paulo em 1963 e exerce pesquisa, ensino e extensão. Por isso, além de museu, os pesquisadores tem acesso a outros recursos de pesquisa também. Os ingressos são gratuitos. O Museu do Ipiranga funciona de terça a domingo, das 11h às 17h.
O novo Museu do Ipiranga conta com 48 salas e corredores. A sequência não é muito simples, corre-se o risco de perder alguma parte da visita se você não estiver atento… inclusive, não esqueça de visitar o segundo piso, onde terá a vista da estrutura do telhado e uma linda vista para os jardins.
Há muitoooo material multimídia, muito texto em Português e Inglês e muito acervo. É uma visita para vários dias. Mas é difícil ler tudo em um dia. Conheça todo o museu e depois concentre-se nas exposições que forem de maior interesse.
Neste post do Jornal da USP você encontra o detalhamento das exposições. São várias e reunem 3,7 mil peças e 353 com tratamento multissensoriais. .
As visitas podem ser feitas gratuitamente, após agendamento prévio no site www.museudoipiranga.org.br
Endereço: Rua dos Patriotas, 100, Parque da Independência – São Paulo/SP
Bilheteria:
De terça a domingo, a partir das 11h30, com ofertas em intervalos de 1 hora (sujeito a disponibilidade).
Agendamento on-line:
Disponíveis às sextas-feiras, 10h, no botão abaixo:
https://bileto.sympla.com.br/event/76521
Fomos em um domingo de janeiro (férias!) e todos estavam se divertindo. Muita criança!
O parque é tombado e é um marco histórico nacional porque na Colina do Ipiranga, junto ao Riacho do Ipiranga, em 1822 D. Pedro I declarou a independência do Brasil.
Para chegar de Onibus: www.sptrans.com.br
é só colocar no Waze ou no Maps. É afastado para quem está na região da Paulista ou Zona Sul. Evite horários de transito.
Av. Nazareth, s/nº – Ipiranga
Subprefeitura Ipiranga
Área: 161.300m²
Telefone: (11) 2273-7250
Ao redor do Museu e do Parque há algumas vagas na rua e também estacionamento pago.
Se der uma volta no quarteirão, irá encontrar alguns estacionamentos com preço justo (nivel São Paulo) e horários adequados para a visita ao Museu, inclusive sábados e domingos.
Não é difícil mas pode lotar aos finais de semana. É bem mais fácil que ir a Pinacoteca de carro. Isso é um ponto super positivo para facilitar a visita ao Museu do Ipiranga.
Para roteiros personalizados, conte com o serviço da nossa equipe. Podemos preparar um roteiro Day by Day baseado na nossa experiência e de agências locais, com dicas de hotel, restaurantes e passeios.
Caso prefira montar sua viagem, oferecemos o serviço de revisar seu roteiro e dar nossa opinião do que dá e do que não dá para fazer em cada um dos dias. Se preferir montar toda a viagem sozinho, siga a viagem passo-a-passo e reserve pelos links seguros que colocamos aqui no blog, com nossos melhores parceiros ou amigos que prestam serviço na cidade e procuram oferecer as melhores tarifas para nossos leitores.
comentario(s)
Imagine você sonhando com uma viagem inesquecível, mas se sentindo perdido em meio a tantas…
Viajar em classe executiva é muito mais do que uma despesa a mais ou uma…
Viajar com amigas é maravilhoso! Você já experimentou? Muitas amigas que não tiverem oportunidade de…
Viajar em família é uma experiência única, mas quando se trata de famílias multigeracionais, o…
Se você é um aventureiro e planeja praticar esportes durante sua viagem, como surf, trekking…
Viajar grávida exige cuidados especiais, e um seguro de viagem adequado é fundamental para garantir…