Mulheres-girafas da Tailândia ou Longneck Women

postado em: Ásia, Destinos 0

Vilma Loureiro para o blog Mari pelo Mundo

As fotos são famosas e vários documentários na televisão já mostraram as mulheres-girafa.  As mulheres Kayan ou Padaung Lahwi, que é o nome da Tribo, vivem há alguns quilômetros de Chiang Mai, na Tailândia, quase fronteira com Myanmar, Birmânia. São conhecidas como mulheres-girafa por causa das argolas no pescoço. Vivem em casas minúsculas feitas de palha formando um pequena vila.   Essas mulheres são refugiadas do Myanmar e vivem no norte da Tailândia desde os anos 80.

Mulheres girafas da Tailândia

Mulheres Girafa na Tailandia (2)

Essa tradição de colocar as argolas no pescoço é secular.  Ninguém sabe dizer o motivo exato desta tradição. Especula-se que seja para se protegerem dos animais ou mesmo por beleza.  A tradição se manteve até hoje nessa vila e a partir dos 5 anos de idade os colares já são colocados nos pescoços das meninas.

Por inúmeras razões, a tradição virou atração turística, Isso pode ser bom por um lado, mas por outro, pode gerar muitas dificuldades para essas pessoas que precisam se manter desta forma para atrair visitantes.  O povoado sobrevive da venda do artesanato e das visitas dos turistas.

Mulheres Girafa na Tailandia (3)

As crianças colocam argolas no pescoço, pernas e pulso.

Mulheres Girafa na Tailandia (4)

Na verdade o pescoço não aumenta, as argolas comprimem a clavícula. Retirar as argolas pode ser perigoso. Elas  precisam fazer isso com muito cuidado  por causa da atrofia dos músculos devido a falta de uso.

Mulheres Girafa na Tailandia

 

São centenas de visitantes que, assim como eu, passaram por lá.  Para chegar as aldeias é necessário contatar as agências de turismo de Chaing Mai, o preço vai depender do pacote contratado.

 

Leia mais sobre o dia a dia delas em http://casa.abril.com.br/materia/viagem-tailandia-e-as-mulheres-girafa

 

Vilma

Vilma Loureiro – Sou professora, economista e adoro viajar. Passo seis meses do ano fora do Brasil em longas viagens. Adoro poder dividir essas experiências com o maior número de pessoas possível.

Comente pelo Facebook

comentario(s)

Seguir Mari pelo Mundo:
As colaboradoras e as Friends Connection de Mari Pelo Mundo compartilham o olhar e as experiências, contribuindo com o planejamento de viagens de pessoas que adoram se jogar nesse mundo.