Um dos cafés mais famoso em Lisboa chama-se “A Brasileira”. A Brasileira em Lisboa foi fundada em 1905 e fica na Rua Garrett, no Largo do Chiado.
“A Brazileira do Chiado” como era chamada antigamente, vendia o “genuíno café do Brasil”, produto muito pouco apreciado antigamente.
Foi fundada por Adriano Soares Teles do Vale, que nasceu na mesma região dos familiares de Fernando Pessoa, frequentador mais famoso da casa. Adriano foi para o Brasil por um tempo e depois regressou a Portugal, onde começou a vender café importado do Brasil.
Como amava a música e a arte, fez da Brasileira do Chiado o primeiro museu de arte moderna em Lisboa. E, por isso, a Brasileira ficou tão famosa entre os escritores e artistas.
Hoje é um café frequentado por turistas e moradores. Muita gente senta para tomar um cafezinho e fazer algumas fotos. Alguns mais idosos ficam por horas vendo o movimento, folheando o jornal e tomando seu café. É um lugar muito simpático, a vontade, e lindo. As mesas são bem pequenas e agrupadas em 3, então prepare-se para ter companhia a seu lado, o que é muito bom na maioria das vezes.
O preço é super justo. Nada além do que se encontra em outros lugares só que em um ambiente super diferente. Muitos dos garçons são brasileiros.
Combinamos de encontrar com amigos neste café (sendo um deles o nosso colaborador aqui do blog Victor Kloeckner) e foi um encontro perfeito. A tosta e a meia de leite estavam ótimas e a conversa também.
No menu há os cafés tradicionais, as tostas, torradas, pastéis de nata, doces, drinks e sucos. Há muita variedade.
Se estiver frio, acomode-se no restaurante e se estiver calor, aproveite a esplanada. Há várias mesas do lado de fora, ao lado da Estátua do Fernando Pessoa.
Não tem como errar o local porque logo na frente do café está a famosa estátua de Fernando Pessoa, que, dependendo do dia, há uma grande fila para tirar uma self sentado ao lado dele. A mão está brilhando, muitas pessoas o cumprimentam! : )
O Café fica no largo do Chiado. O metro linhas: azul e verde passam por lá. Se estiver na Baixa, vá caminhando, se estiver em qualquer ponto da linha do ônibus 28, desça no Chiado.
Além do café, aproveite para visitar a praça, o Armazém do Chiado (Shopping), andar de Bonde Eléctrico 28, ver a estátua do Fernando Pessoa e caminhar pela Rua Garett.
Se quiser, visite também a Pastelaria Benard logo ao lado, uma das mais antigas. (veja nosso post) Do lado direito do Hotel da foto. A brasileira é do lado esquerdo do Hotel.
Você já foi? Conte para a gente o que achou!
comentario(s)
Campos do Jordão é um destino muito querido pelos paulistas pela proximidade e diferencial das…
Para quem já conhece os destinos de neve, a dúvida é saber qual destino ir…
As cidades nos Emirados Árabes não param de crescer. São novidades e atrações o tempo…
Com temperaturas amenas, dias mais longos e fins de tarde inesquecíveis, os meses de fevereiro,…
O Radix é uma Escola de formação e especialização de travel designers. É um programa…
Estou vendo no meu instagram muita gente nas estações de Ski que iniciaram a temporada…