As rivais se juntam, não pessoalmente, mas na sala do Museu do Teatro alla Scala de Milão, Itália, uma das mais famosas casas de ópera do mundo. Os quadros das rivais ocupam a mesma sala, juntamente com bustos dos mais famosos músicos, incluindo o brasileiro Carlos Gomes.
Maria Callas e sua rival Renata Tebaldi tiveram muitas brigas públicas e declarações para os jornais que várias vezes lhe renderam a primeira página.
Maria Callas foi uma grande cantora lírica norte-americana de ascendência grega. Nascida em Nova Iorque em 1923, faleceu em Paris em 1977. Considerada a mais renomada cantora de ópera do século XX e a maior soprano de todos os tempos. Sua voz de grande alcance, suas apresentações dramáticas e sua técnica impecável levaram-na a ser saudada como La Divina.
Onassis se apaixonou por ela, e com razão. Pelo quadro pode-se ver sua beleza e carisma. No entanto, foi por causa dele que se isolou e deixou a musica em segundo plano. Dos anos 50 para frente, Callas começou a apresentar-se regularmente no La Scala, Covent Garden e Metropolitan.
Teatro alla Scala
O Teatro alla Scala (ou La Scala), em Milão, Itália, é uma das mais famosas casas de ópera do mundo. Foi construído por ordem da imperatriz Maria Teresa da Áustria, para substituir o Teatro Regio Ducale, destruído por um incêndio em 1776, devendo seu nome à igreja de Santa Maria alla Scala que se erguia no local.
Obra do arquiteto neoclássico Giuseppe Piermarini, foi inaugurado em 3 de agosto de 1778. Em 1943 o Scala foi danificado em um bombardeio. Em 1946 foi reaberto em grande estilo sob a regência de Toscanini.
Para assistir a espetáculos, os ingressos para as apresentações podem (e devem) ser comprados on-line com antecedência. Há também uma bilheteria do Teatro na estação de metro Duomo. Há placas indicando o local.
Há no site dicas de como se vestir e demais informações.
Museu do Teatro
Para visitar o Museu do Teatro, o ingresso pode ser adquirido no local. Vale a pena. Há um balcão com vidro onde se pode ver o Teatro. Caso esteja ocorrendo algum ensaio, pode-se ver também.
Biblioteca do Teatro Alla Scalla
Em 1913, o museu incluiu uma biblioteca de 10.000 volumes, a maior parte de crítica da história teatral e dezenas de biografias musicais. Há também mostras temporárias de figurinos e cenários.
O site é: www.teatroallascala.org
Localização: Atravessando a Gallerie Vittorio Emanuelle, na Piazza Duomo, avista-se uma praça com uma estátua. O Teatro alla Scala fica na frente da praça. Piazza della Scala.