Marcela M. Litjens direto de Portugal para o blog Mari pelo Mundo
As aldeias históricas de Portugal são um conjunto de antigos núcleos urbanos fundados estrategicamente para ocupar a região próxima à fronteira espanhola. Localizadas na parte central do país, as vilas compõe um trajeto de 600 km que beira os parques naturais e que configuram-se como charmosos conjuntos de arquitetura medievais.
Localizada próxima à Serra da Estrela, região com as maiores altitudes continentais do país, a vila de Linhares da Beira é um passeio encantador. Percorrer as suas ruas estreitas, ladeadas por antigas construções de pedra datadas da época da ocupação romana é uma viagem ao passado. Tudo isso inserido no alto do morro, com uma bela vista para a serra.
A aldeia de Linhares faz parte da cidade de Celorico da Beira. Localiza-se na parte leste do país, entre as cidades do Porto e Coimbra, na altura de Aveiro. A melhor maneira é chegar de carro.
Nós escolhemos o hotel rural Inatel, ótima escolha. Está localizado dentro do antigo e restaurado Solar Corte Real e conta com quartos espaçosos, funcionários atencioso e lindas vistas para a serra. Nosso quarto era tão grande que coube uma cama extra e um berço e ainda sobrou muito espaço. O preço da diária também é muito bom considerando tudo que tem a oferecer. Para mais informações, vale visitar o site do hotel www.inatel.pt.
Uma das melhores atrações da região é a comida, não apenas o famoso queijo da Serra da Estrela. A produção massificada e industrial desse queijo de ovelha fez parte do encanto e do sabor se perderem, mas ainda pode ser encontrado em sua forma original na região.
Uma visita obrigatória é o restaurante Cova da Loba, próximo à igreja matriz. O ambiente interno é requintado e a comida é ótima. Destaque para o prato de truta, típico da região. A proprietária, muito simpática, veio nos contar a origem do nome do restaurante, uma referência a uma lenda sobre uma antiga moradora da cidade, dona Lopa. Ainda hoje a antiga casa dessa senhora possui na sua fachada uma estátua de Santo Antônio e outra com uma cabra, fazendo referência à lenda. Para ver a lenda inteira e outras informações do restaurante, consulte o site www.covadaloba.com.
A primeira vista o que observa-se é o castelo, erguido no reinado de D. Dinis. A sua visitação é gratuita e tem-se um belo panorama da cidade de dentro de sua muralha. Foi usado como estrutura militar e resta pouco de seu interior além de suas grandes torres. Destaque para o antigo relógio dentro da torre datado do século XVII.
Seguindo pelas ruas de pedra da vila, depara-se com diversas construções com janelas manuelinas, como a casa do judeu (antiga judaria). Outros pontos interessantes são o Pelourinho, a antiga Casa da Câmara e atual Junta de freguesia, a Igreja Matriz de N. Sra da Assunção e a igreja da Misericórdia.
Nós gostamos especialmente de ver a mesa do Forum romano, um pedestal de pedra no qual eram determinadas as decisões administrativas antes da construção da Casa da Câmara.
Nossa visita à Linhares deu-se ainda nos últimos dias do inverno quando o frio pede as lareiras acesas. Percorrendo a cidade por entre o cheiro de lenha queimada, sentido o aroma da culinária tradicional portuguesa e fazendo parte dessa cultura tem-se a impressão de ter parado no tempo.
Marcela M. Litjens. Arquiteta e mãe de duas menininhas sapecas. Vivo em Portugal há um ano e, mesmo passeando sempre, acho que nunca irei conhecer todos os lugares incríveis que existem no país.
comentario(s)
Se você já esquia, sabe que as reservas antecipadas são a melhor forma de garantir…
Cidade, praia, campo, descubra destinos incríveis no Brasil para passar o Réveillon em família. Quer…
Para quem ama feiras e mercados de Natal e estará em viagem pela Itália em…
Entre em contato conosco pelo link do WhatsApp se quiser um Roteiro Personalizado e consultoria…
Entre em contato conosco pelo link do WhatsApp se quiser um Roteiro Personalizado e consultoria…
Eu tenho uma lista de cidades icônicas que quero conhecer e outra de cidades que…