Direto da redação de Mari pelo Mundo com Rose Tavares, nossa Masterchef
O domingo estava perfeito para um bom prato de massa e era 29, dia oficial do nhoque da fortuna. Fui pra cozinha preparar o prato e fiquei pensando de sobre essa tradição.
Original do norte da Itália acabou se espalhando pelo país rapidamente, tanto que até os napolitanos, que normalmente preferiam as massas de fio longo, aderiram. Na Itália era conhecido como demaccheroni, mas na Idade Média, virou gnocchi. Teve tanto sucesso que se espalhou aos países vizinhos. Na Alemanha existe um prato parecido que é o spätzle. Na Hungria é a mesma receita com o nome degaluska.
Em um dia, 29 de dezembro, São Pantaleão vagava como um andarilho por um vilarejo da Itália do séc. IV. Faminto, bateu na porta de uma casa. A família acolheu o santo e dividiu a pouca comida que tinham. Cada pessoa da mesa teve direito a apenas sete bolinhas de nhoque.
Após comer, São Pantaleão agradeceu e se despediu. Ao recolherem os pratos, os donos da casa se surpreenderam ao encontrar moedas de ouro em baixo de cada um dos pratos.
E foi assim que a história rodou o mundo e se tornou uma verdadeira tradição de todo dia 29 do mês. Neste dia, pessoas de todo o mundo comem nhoque e realizam o tradicional ritual que consiste em:
Derivado da palavra italiana gnocchi, o nhoque (ou inhoque) é um dos pratos italianos mais conhecidos do mundo. Feito de batata ou farinha de trigo, a massa se tornou um grande sucesso também no Brasil.
Para um bom nhoque o segredo está na escolha da batata, a melhor opção é a asterix. Como ela é bem seca, exige menos farinha para dar a liga e não deixa o nhoque grudento e pesado.
Vamos a uma receita clássica?
Eu fiz um molho sugo normal e pra incrementar, uma receita de fondue de stracchino pra acompanhar…
Basta levar todos os ingredientes ao fogo até derreter e incorporar.
Se quiser variar, pode fazer o nhoque de mandioquinha, batata doce e até banana da terra… por que não?
Você terá um tempo até o próximo dia 29 pra treinar 😉
Rose Tavares
Relações-Públicas e agora travel blogger. Desde que descobri o mundo da gastronomia, a cozinha virou a minha melhor terapia. Amo viajar e conversar sobre as melhores coisas da vida. Nada melhor que juntar tudo isso e falar sobre receitas, suas origens e curiosidades para vocês.
comentario(s)
Imagine você sonhando com uma viagem inesquecível, mas se sentindo perdido em meio a tantas…
Viajar em classe executiva é muito mais do que uma despesa a mais ou uma…
Viajar com amigas é maravilhoso! Você já experimentou? Muitas amigas que não tiverem oportunidade de…
Viajar em família é uma experiência única, mas quando se trata de famílias multigeracionais, o…
Se você é um aventureiro e planeja praticar esportes durante sua viagem, como surf, trekking…
Viajar grávida exige cuidados especiais, e um seguro de viagem adequado é fundamental para garantir…