Guimarães é uma cidade linda! Bem perto do Porto em Portugal. Vale a pena um roteiro combinado. O centro histórico de Guimarães é Patrimônio Mundial UNESCO e, segundo o TripAdivsor, é o quarto patrimônio mais procurado pelos turistas. A gente põe a listinha, afinal, queremos conhecer todos!
Vimaranes era o nome da cidade há mil anos atrás. Hoje é Guimarães. Esta bela cidade está situada no Distrito de Braga, ao Norte de Portugal. Tem cerca de 50 mil habitantes, é uma cidade bem pequena, mas muito especial. Guimarães é uma das mais importantes cidades históricas do país, sendo o seu centro histórico considerado Patrimônio Cultural da Humanidade.
É uma cidade histórica com papel fundamental na formação de Portugal. Em 2012 foi nomeada Capital Europeia da Cultura, o que deu um up na cidade e atraiu ainda mais turistas.
Guimarães é muitas vezes designada como “Cidade Berço”. Resumindo muito a história que você lê com calma AQUI. Guimarães era o centro administrativo do Condado Portucalense, por D. Henrique e seu filho D. Afonso Henriques terem nascido nesta cidade, e pela importância histórica que a Batalha de São Mamede, em 24 de Junho de 1128.
Porém, em 1129, as necessidades da Reconquista e de proteção de territórios levou esse mesmo centro para Coimbra em 1129. Que também é uma cidade linda!
Uma delícia se perder pelas ruas de Guimarães, principalmente se o céu estiver azul como este!
A pequena capela a direita chama-se São Miguel do Castelo, local onde supostamente dom Afonso teria sido batizado.
Não perca também:
Não me lembro de ter comido mal em Portugal, mas também não quero jurar que isso nunca vá acontecer. Um excelente restaurante no Centro Histórico de Guimarães, a começar pelo ótimo nome “Histórico by Papaboa” (http://www.papaboa.pt/) e também com um ótimo ambiente e boa comida. Fomos levados por um amigo que mora em Guimarães. Fomos muito bem atendidos. Há uma área externa agradável e uma empresa bem bonitinha. Há eventos no local em alguns dias específicos. Acho que também alugam o espaço para eventos.
Na partida, sentamos em um cafezinho de esquina, com vista para o Largo da Republica do Brasil. Os doces todos amontoados na vitrine e com preço muito em conta, que até desconfiamos. Mas eram deliciosos e enquanto sentamos um pouco para descansar, entrou tanta, mas tanta gente para comprar os doces, que deu para entender porque eram tantos e tão amontoados.
Como a base de Guimarães era um convento feminino importante, isso influenciou muito na gastronomia local, principalmente nos doces. São de lá as tortas de Guimarães o toucinho do céu.
Vinho verde, as papas de sarrabulho, os rojões, servido com carne de porco, sardinhas ou outros acompanhamentos, estes todos também são da região.
E para ficar melhor, ainda tem uma porção de eventos na cidade:
Para datas corretas, consulte o site da cidade Zona de Turismo de Guimarães e tem Facebook também
De 27 de agosto a 6 de setembro de 2015, Guimarães entra, pela primeira vez, no roteiro dos Encontros de Gastronomia. A excelência do receituário minhoto vai harmonizar-se com cervejas artesanais no espaço Plataforma das Artes e Criatividade. Bacalhau com broa, Polvo à antiga, Papas de sarrabulho, Arroz de pato, Tripas, Vitela assada, Queijadinhas e Tortas, entre outros.
Se estiver no Porto, pegue o trem na estação Sao Bento ou Campanha. Partem de hora em hora. Consulte o site CP (Comboios de Portugal) http://www.cp.pt/ Demora certa de uma hora e pouquinho.
UNESCO – Património Mundial – Centro histórico de Guimarães
Museu da Sociedade Martins Sarmento, Museu de Alberto Sampaio
comentario(s)
Se você já esquia, sabe que as reservas antecipadas são a melhor forma de garantir…
Cidade, praia, campo, descubra destinos incríveis no Brasil para passar o Réveillon em família. Quer…
Para quem ama feiras e mercados de Natal e estará em viagem pela Itália em…
Entre em contato conosco pelo link do WhatsApp se quiser um Roteiro Personalizado e consultoria…
Entre em contato conosco pelo link do WhatsApp se quiser um Roteiro Personalizado e consultoria…
Eu tenho uma lista de cidades icônicas que quero conhecer e outra de cidades que…