As tradicionais viagens de estudo do SIEEESP ao exterior constituem um projeto de grande importância na atualização, no aprimoramento e relacionamento das escolas particulares e seus administradores.
Em 2025 teremos nossa 24ª edição da Viagem Educacional Internacional Sieeesp/MPM e cuidadosamente selecionamos a Suíça e Portugal como destinos de interesse. A viagem será realizada de 02 a 16 de Maio de 2025. Agende esta data!
A coordenação do programa segue sob a supervisão do IES-Educação Internacional. A logística operacional será realizada em parceria com a MPMTrips by PRIMETOUR – a MPMTrips soma mais de 10 anos de expertise em organização de viagens de grupos da USP ao exterior e a PRIMETOUR conta com 35 anos de trabalho no turismo internacional, fundamental para oferecer uma programação bem estruturada e personalizada para nossos participantes.
Uma segunda missão à Suíça já estava em nossos planos desde 2019. O ensino nesse país se destacou sempre pela qualidade e tradição e, no último PISA, em 2022, foi avaliado em 5° lugar no mundo e 2° na Europa, com 508 pontos em matemática, 483 em leitura e 503 em ciências.
Quanto a Portugal, vimos que o país tem dado prioridade à modernização do sistema pedagógico e, com esta viagem, nossa delegação poderá avaliar as transformações nos projetos de inovação e gestão de seu ensino.
Fará parte da delegação o Prof. José Pacheco, ex-diretor da Escola da Ponte, que será de grande valia na indicação das escolas inovadoras, sendo a conexão com educadores locais para nos transmitir as tendências do futuro da educação.
02/05 – voo São Paulo – Zurique
03/05 – traslado terrestre até Lucerna (120km). Hospedagem em Lucerna Hotel Radisson Blue 4* ou similar – City Tour de 2 horas em Lucerna
04/05 – Passeio guiado para Grindelwald e trem até o “Top of Europe” (4158m) Jungfraujoch Hospedagem em Berna no Hotel Kursaal ou similar
05/05 – Apresentação do sistema escolar Suíço pelas autoridades do Cantão de Berna e pela Swiss Learning. Visita a 2 escolas.
06/05 – Visita a 2 escolas e traslado terrestre para Genebra. Hospedagem em Genebra no Crowne Plaza ou similar 4*.
07/05 – Visita a 2 escolas em Lausanne.
08/05 – Visita a 2 escolas e a sede da ONU/UNESCO.
09/05 – Voo para Lisboa/Portugal. Hospedagem Hotel Valbom ou similar
10/05 – Breve tour em Lisboa
11/05 – Tour guiado a Sintra, Cascais e Estoril
12/05 – Seminário sobre educação em Portugal pelo Ministério da Educação e AEEP e visita a 1 escola.
13/05 – Visita a 2 escolas em Lisboa e traslado terrestre de Lisboa ao Porto, com breve parada em Fátima. Hospedagem no Hotel Mercure Porto ou similar 4*.
14/05 – Dia em Coimbra – visitar à Universidade e a uma escola.
15/05 – Visita a 2 escolas no Porto e a noite, jantar de despedida em restaurante típico Na Ribeira ou em Gaia (com possibilidade de visitar uma vinícola local – jantar por adesão)
16/05 – Traslado ao aeroporto do Porto para embarque ao Brasil.
* Programa sujeito a pequenos ajustes e alteração.
É um dos países mais renomados do ensino, com escolas públicas de alto padrão e instituições privadas que têm moldado a educação de jovens de incontáveis países. A Suíça é um centro internacional por excelência, sede importante da ONU e da UNESCO na Europa, da OMC, da OMS, da Organização para Refugiados, Cruz Vermelha, FIFA e outras 750 organizações internacionais.
Com 25% de sua população composta por estrangeiros, destaca-se por oferecer cursos para estudantes e executivos que buscam carreiras globalizadas. Isso explica o sucesso no aprendizado de idiomas e nos resultados de matemática e ciências obtidos no PISA.
A educação básica é descentralizada. Cada um dos 26 cantões é responsável por definir a estrutura e o conteúdo pedagógico da área escolar.
Nesta viagem, conheceremos escolas dos cantões de origem francesa e alemã, abrindo-nos assim a oportunidade de avaliar dois sistemas diferentes. A Conferência de Diretores Cantonais é a instância aglutinadora que define as recomendações a serem seguidas nas escolas. Isso é feito com base em avaliações e resultados, visando ao aprimoramento das competências fundamentais.
Segundo a World Competitiveness, a Suíça ocupa o 1° lugar no mundo em competitividade e inovação, à frente de Singapura e Finlândia. Em comparação com o PIB, é o 1° lugar em patentes e o 4° em pesquisas.
Na Suíça, 60% dos alunos escolhem escolas que dão ênfase ao ensino prático e/ou profissionalizante, ou seja, a educação em tempo integral permite que se estudem matérias acadêmicas e técnicas. É o maior índice na OCDE, cuja média é de 44%.
Segundo a União Europeia, desde 2015 verifica-se a ascensão consistente do sistema de educação português, que é reconhecido por sua boa qualidade, comprovada nos testes comparativos internacionais. É o único país da OCDE que alcançou aprimoramento anual, sendo apelidado informalmente de “Estrela Ascendente da Educação Internacional”. Os resultados estão bem acima da média do PISA.
O ensino é regulamentado pelo Ministério de Educação e as escolas públicas são consideradas muito bem estruturadas, correspondendo a 80% do total de matrículas. A estrutura curricular é parecida com a do Brasil: infantário (creche e pré-escola, de 0 a 6 anos); básico em 3 ciclos (de 6 a 14 anos); secundário (de 15 a 17 anos); e superior.
O período é integral e, graças à mudança no status socioeconômico-cultural, a prioridade dada à infância tem proporcionado um melhor preparo para atender a educação básica.
A educação privada é também muito conceituada em todos os níveis de ensino. Incentivam o aprendizado de um número maior de idiomas e as atividades extracurriculares. Tanto na escola pública como na privada, o estudante secundário pode escolher o curso segundo suas competências fundamentais e seu desempenho.
As opções são científico-humanístico; ensino secundário; curso profissional; curso vocacional; artístico especial; com planos próprios, demonstrando também a flexibilidade e certa autonomia da escola. As escolas recebem incentivo do governo, que reconhece com prêmios aquelas que demonstraram melhor desempenho, tendo como base a exigência, clareza dos planos de estudo e transparência de resultados. Como se pode observar, a estrutura do sistema vai oferecer aos participantes conhecimentos valiosos para desafios semelhantes na aplicação no Brasil.
Os educadores participantes destas incríveis missões educacionais têm destacado valiosas experiências. Entre elas: conhecerem as melhores escolas do(s) país(es) visitado(s), sua gestão, práticas pedagógicas, pontos altos de inovação, tecnologia, comprometimento com a formação transformadora e valorização da competência dos estudantes.
Não menos importante, têm destacado a integração de amizades (entre educadores com objetivos semelhantes), propiciando valiosa troca da experiência vivida e de ideias para aprimoramento de suas escolas; e, finalmente, momentos únicos em grupo, conhecendo novas culturas e inesquecíveis atrações turísticas.
As viagens apoiadas pelo SIEEESP têm sido muito bem avaliadas pelos participantes nestes últimos 24 anos. Contamos com a participação de todos para o sucesso de mais uma edição.
O programa foi cuidadosamente elaborado para continuar contribuindo para a gestão das escolas brasileiras e network entre os gestores. Por isso, diretores e educadores de todo o Brasil podem participar da viagem.
O pacote terrestre inclui hotéis de excelente padrão (nível 4*), bem localizados, com café da manhã.
Traslados em aeroportos; transporte para programação técnica e tours; excursões com guias constantes do “day by day”; intérpretes; seminários e visita a escolas; assistência da Equipe SIEEESP/ IES e MPMtrips by Primetour.
A parte aérea do grupo será em classe econômica, mas consulte-nos sobre classe executiva.
24 viagem educacional Sieeesp_MPM Trips 2025 e clique aqui para o programa
Para obter a Ficha de Inscrição, solicitar reserva de passagem aérea e confirmar o valor de apto duplo ou individual, entrar em contato com Andrea MPM: andrea.mpmtrips@primetour.com.br ou (11) 96059-9595 ou preencha o forms.
Importante: o pagamento da parte terrestre pode ser parcelado, devendo ser quitado até o mês de outubro de 2024, com câmbio convertido nas datas de pagamento. Entre em contato e faça sua reserva. Maiores informações com Andrea no WhatsApp e e-mail acima.
Aéreo parcelado em 10x econômica (bloqueio) executiva sob consulta
Parte terrestre parcelada em 3x no cartão: 20/09, 20/10 e 20/11
Apartamento Single ou Double
O valor do terrestre inclui as hospedagens com café da manhã, transportes durante a programação, tours pré definidos e programa técnico.
Clique aqui para saber mais sobre a última edição.
Mari Sakata e Andrea Farneda (MPMtrips) – acompanhará o grupo durante todo período do programa. Ambas atuam como consultoras independentes associadas a Primetour Viagens – agência com mais de 35 anos no setor de turismo e com sede na Av. Paulista em São Paulo. Andrea morou nos Estados Unidos, tem pós-graduação em Comunicação e trabalhou 15 anos na área de Marketing em grandes multinacionais sendo responsável pela área de eventos. Mari, além de sócia-fundadora da MPM trips atuou por 20 anos na USP na área de pesquisa, organização de eventos acadêmicos, publicações científicas e viagens educacionais.
Oswaldo Tavares (IES – Educação Internacional – Fundador) – Conselheiro Pedagógico
SIEEESP – Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado de São Paulo
MPMTrips by Primetour
comentario(s)
Imagine você sonhando com uma viagem inesquecível, mas se sentindo perdido em meio a tantas…
Viajar em classe executiva é muito mais do que uma despesa a mais ou uma…
Viajar com amigas é maravilhoso! Você já experimentou? Muitas amigas que não tiverem oportunidade de…
Viajar em família é uma experiência única, mas quando se trata de famílias multigeracionais, o…
Se você é um aventureiro e planeja praticar esportes durante sua viagem, como surf, trekking…
Viajar grávida exige cuidados especiais, e um seguro de viagem adequado é fundamental para garantir…