En dehors de la peinture et du jardinage, je ne suis bon à rien! Também… não precisa querer tudo! Minhas plantinhas nunca deram flores (aquelas que sobreviveram) e meus quadros, nunca ninguém quis comprar. Sendo assim, Monet devia se dar por satisfeito, pois fez um trabalho extraordinário!
Como ir: O ideal é comprar o voo, hotel e passeio tudo junto em um pacote. Caso já tenha o voo, vá com transfers, hotel e pelo menos dois passeios agendados com antecedência. Se precisar de indicação da agência que eu utilizei para organizar minha viagem e outras que conheço que vendem ou fazem reservas de hotel e passeios nos envie mensagem para o e-mail maripelomundo@gmail.com ou WhatsApp
Monet mudou-se para Giverny em 1883. Uma pequena cidade a 75 km de Paris . Transformou o local abandonado em uma obra prima floral que se tornou inspiração para muitas de suas obras de arte. Esta casa se tornou o centro da sua existência, mesmo em períodos de afastamento, até sua morte em 1926 ele nunca abandonou Giverny. Importante: não confunda Monet com Manet
Hoje a casa transformou-se na Fundação Claude Monet (http://fondation-monet.com), aberta a visitação. Os quadros são réplicas, mas os Jardins, o interior da casa, as flores e toda a beleza do lugar estão intactas.
Nem sempre a vida permite, mas este seria um passeio para diferentes estações, ou seja, ir e ver a mudança das flores e da vegetação, independente de já conhecer a fundação. A casa e os jardins de Monet em Giverny abrem das 9h30 às 18h no início de abril até o final de outubro. Fecham no início de novembro ao fim de março.
Oscar-Claude Monet foi o mais célebre entre os pintores impressionistas. O termo impressionismo surgiu devido a um dos primeiros quadros de Monet, “Impressão, nascer do sol”, A expressão foi usada originalmente de forma pejorativa, mas Monet e seus colegas adotaram o título, sabendo da revolução que estavam iniciando na pintura. (Fonte: wiki)
Com crianças
Giverny é sem dúvida um passeio para ir com as crianças. Não é um parque de diversões, não pode mexer em nada. Mas é uma experiência sensorial, visual e artística. Elas podem escolher um cantinho, levar papel e lápis de cor e fazer seus próprios desenhos, inspiradas pela paisagem. O trajeto de trem é curto. Em Giverny há vários restaurantes e cafés onde se pode comer e descansar. Leve carrinho de bebê (sim, não deixe de levá-lo)
Para preparar bem as crianças, uma boa dica é ler Linéia no Jardim de Monet antes de ir. Ou mesmo depois, senão der tempo.
O livro trata de uma história de amizade entre Linéia e o velho Seu Silvestre que gosta muito de cuidar de jardim. Ele também aprecia muito os quadros de Monet.
Autoras: Christina Bjork (texto) e Lena Anderson (ilustrações) Tradução: Ana Maria Machado
Giverny Village
Giverny de Claude Monet tem cerca de 300 habitantes, na sua maioria agricultores e algumas famílias de classe média. Há ainda uma fazenda em funcionamento. Durante trinta anos, uma centena de artistas foram a Giverny mas conseguiram pouco contato com Monet, que os considerava uma presença incômoda. Mas a arte de cada um deles foi profundamente influenciada pelas técnicas impressionista.
Monet está sepultado no túmulo da família na parte de trás da igreja da vila “L’église Sainte Radegonde” . Tendo tempo, aproveite para conhecer a cidade.
Uma cidade pequena e bastante agradável. Consulte o site da Giverny Village http://www.giverny.fr/ para mais informações e lista de eventos.
Como chegar
Se precisar de indicação da agência que eu utilizei para organizar minha viagem e outras que conheço que vendem ou fazem reservas de hotel e passeios nos envie mensagem para o e-mail maripelomundo@gmail.com ou WhatsApp
- Contrate uma excursão, sente e relaxe. O ônibus para na entrada da fundação, alguém já tem os tickets comprados e te acompanhará na visita guiada. Não precisa nem pensar. Um pouco mais caro, mas há suas vantagens.
- De carro. Consulte os mapas e use o GPS
- Organize você mesmo o passeio, seguindo as dicas abaixo.
Eu fiz a excursão, saindo de Rouen, adorei. Quando for novamente, irei de trem, pois é bem fácil.
Não é difícil chegar se você já sabe como se locomover de trem pela França. Vá até a estação Saint Lazaire. No guichê ou máquinas, compre bilhete até Vernon (Destino final Rouen) allee-retour – ida e volta. Vale a pena comprar no site da SNCF http://www.voyages-sncf.com.
Observação sobre a estação Saint Lazaire, que é uma estação bem interessante. Foi renovada e há um mini shopping center com muitas lojas e cafés lá dentro. Pelo site você consegue ver a programação de pequenos eventos e concertos que ocorrem dentro da Estação.
Continuando: Desça em Vernon e peque o Ônibus de turismo que já fica aguardando os passageiros que chegam de trem. Giverny fica a apenas 7 km de Vernon. O ônibus faz o trajeto em menos de dez minutos. A passagem do ônibus é vendida a bordo, pelo motorista (cerca de € 8 ida e volta, podendo haver alguma variação – data 2015)
Para entrar na Fundação, compre ingresso pelo site com antecedência pelo site (http://fondation-monet.com) ou fique na fila.
O jardim está dividido em duas partes: Clos Normand, jardim florido diante da residência; e jardim aquático japonês, do lado oposto.
Veja mais obras de Monet enquanto estiver em Paris
Enquanto estiver em Paris, para conhecer mais sobre Monet, visite Museu da Orangerie http://www.musee-orangerie.fr/, onde estão expostas as Nympheas, o conjunto de quadros que retratam o jardins de Monet. (Praça Concorde – Jardin des Tuileries).
Conheça também o Museu Marmottan Monet, instalado em um palacete que originalmente era um pavilhão de caça de Christophe Edmond Kellermann, Duque de Valmy. http://www.marmottan.fr/uk/
E para os mais aficionados, a Fundação também promove uma série de eventos http://fondation-monet.com/actualites/ Consulte o site.
As principais obras
1. “A Catedral de Rouen em Pleno Sol” (1894)
2. “Ninféias” (1916-26) – Da série de ninféias do fim da vida de Monet
3. “Regata em Argenteuil” (1872)
4. “Impressão, Sol Levante” (1872) De seu título saiu o nome do movimento.
5. “Casas do Parlamento, Londres ” (1905)