Marselha: Visitando o MUCEM Museu das Civilizações Europeias

Direto de Marselha para o blog Mari pelo Mundo, por Marcela M. Litjens

O MuCEM, Museu das Civilizações Europeias e do Mediterrâneo foi construído em 2013, ano no qual Marselha foi escolhida como uma das capitais culturais da Europa.

Localizado na entrada do Vieux Port, no local de um antigo terminal portuário, o museu é um importante polo cultural da cidade.

MuCEM Museu das Civilizações Europeias e do Mediterrâneo

O MuCEM divide-se em 3 partes:

  • o J4, com sua forma cúbica com 15000 m2,
  • o restaurado forte Saint-Jean e o
  • Centro de Conservação de Recursos.

Vista do MuCEMVista do MuCEM

Centro de Conservação de Recursos

 

Arquitetura do MuCEMArquitetura do MuCEM

O restaurado forte Saint-Jean

MuCEM em Marseille

 J4, com sua forma cúbica

Vista interna do MuCEM
Vista interna do MuCEM

A estrutura de fechamento do MuCEMA estrutura de fechamento do MuCEM

Visitando o MuCEM

O projeto de renovação do forte incluiu espaços ao ar livre muito agradáveis com lindas vistas para o Vieux Port e o Palais du Pharo.

Cruzando uma passarela metálica com 130m de comprimento suspensa sobre o mar, chega-se ao J4. Este edifício em forma de cubo é inteiramente revestido por uma estrutura de ferro com desenhos que se assemelham a corais.

Visitando o MuCEMVisitando o MuCEM

 

Um dos cafés do MuCEM com vista para o Pharo
Um dos cafés do MuCEM com vista para o Pharo

Vista externa do MuCEM

Vista externa do MuCEM

Vista do MuCEM
Vista do MuCEM

 

No topo, um café permite aos visitantes aproveitarem a vista por entre a grelha. O restaurante Le Mole, situado dentro do forte, oferece uma gostosa comida com pratos típicos, mas não custa pouco. Na parte de trás do restaurante, um pequeno jardim linear de ligação com a torre circular apresenta alguns temperos e plantas da Provence como a lavanda.

Visita ao MuCEM
Visita ao MuCEM
MuCEM
MuCEM

MuCEMMuCEM

o restaurante
o restaurante

MuCEM com crianças

Descendo uma longa cadeia de rampas tem-se acesso às salas com o acervo permanente a às exposições temporárias, tudo sempre seguindo com a temática do mediterrâneo, abordando desde a pré-história até os dias de hoje.

As minhas filhas, que já haviam corrido por todo os terraços e rampas, encontraram nas exposições um local de calma e quietude. Se por um lado as peças que mostravam a vida dos antepassados eram interessantes (como a casa de palha que foi considerada por elas como a casa de um dos 3 porquinhos), os curtos filmes com espaços para visualização entretinham e relaxavam.

MuCEM acervo
MuCEM acervo

Acervo do MuCEMAcervo do MuCEM

MuCEM
MuCEM

 

No térreo existe ainda uma livraria, uma sala de meditação com livros e computadores para crianças com idade entre 6 e 12 anos e um auditório com capacidade para 400 pessoas.

MuCEM com criança
MuCEM com criança

 

O bloco referente ao Centro de Conservação de Recursos localiza-se a 3km de distancia do forte de Saint-Jean, próximo à estação de trem de Saint Charles. Este prédio infelizmente não visitamos.

MuCEM
MuCEM

A visita às áreas externas e jardins do MuCEM é gratuito e seu acesso é permitido durante o período de funcionamento do museu. O ingresso a todo o complexo também é gratuito no primeiro domingo de cada mês.

MuCEMMuCEM

MuCEMMuCEM

MuCEM
MuCEM
MuCEM com criança
MuCEM com criança

Informações

Para valores com as diversas opções de visita vale a pena consultar o site oficial do museu

www.mucem.org

7 Prom. Robert Laffont, 13002 Marseille, França

marcela boli
Marcela M. Litjens.  Arquiteta e mãe de duas menininhas sapecas. Vivo em Portugal há um ano e, mesmo passeando sempre, acho que nunca irei conhecer todos os lugares incríveis que existem no país.

Comente pelo Facebook

comentario(s)

Seguir Mari pelo Mundo:
As colaboradoras e as Friends Connection de Mari Pelo Mundo compartilham o olhar e as experiências, contribuindo com o planejamento de viagens de pessoas que adoram se jogar nesse mundo.