Um dos motivos pelos quais eu amo a cidade de São Paulo é a oportunidade de ver e participar de eventos culturais, exposições de artistas de toda a parte do mundo, shows, musicais, teatro e cinema.
E sempre que posso vou conferir o que está acontecendo. E este foi o nosso programa no ultimo fim de semana, ver a exposição The Art of the Brick de Nathan Sawaya que já percorreu diversos países como Itália, França, Bélgica, Espanha, China e Austrália, além de inúmeras cidades nos Estados Unidos, e está agora em São Paulo na OCA, parque do Ibirapuera, até dia 30 de outubro.
Uma exibição que foi classificada pela CNN como “Must See Exhibitions” (exibições que precisam ser vistas, em tradução livre), e que encanta adultos e crianças. O artista utiliza peças de LEGO, o popular brinquedo de montar adorado por muitas crianças e adultos pelo mundo afora, e as transforma em belíssimas esculturas, quadros e peças de arte.
Nathan Sawaya era um advogado corporativo na cidade de Nova York e passava seu tempo livre criando e montando esculturas com peças de LEGO. Com o tempo decidiu arriscar e mudar sua carreira, tornando-se o primeiro artista com foco exclusivo no LEGO como meio de fazer arte e desde então tem quebrado recordes de audiência em usas exibições ao redor do mundo.
Não é para menos, as peças exibidas na OCA impressionam mesmo. Impressionam pelo tamanho, pelo detalhe, pela expressão artística e pela simplicidade de um trabalho feito com cores e formas de um brinquedo de montar.
Para quem convive com LEGO, como é meu caso, pois meu filho de 6 anos é absolutamente louco por LEGO, ou mesmo para quem pouco conhece e brinca com as pecinhas, é impressionante inspirador ver o que se pode criar.
Replica de esculturas famosas como David de Michelangelo.
Retratos de pessoas famosas como Pelé. Replicas de pinturas famosas e artistas consagrados como “Moça com brinco de pérola” de Johannes Vermeer , “O beijo” de Gustav Klimt, “A grande onda de Kanagawa” de Katsushika Hokusai, e meu favorito “Noite Estrelada” de Van Gogh!
Tudo feito com muito detalhe e perfeição.
A maior obra da exposição é o esqueleto do dinossauro com mais de 80.000 peças de LEGO e três meses de trabalho do artista para completar.
Realmente uma exposição “Must See”. Não importa sua idade ou se você é ou não fã de LEGO. Vale a pena. As crianças adoram.
E no final podem se divertir numa enorme mesa com peças de LEGO para criar e expor suas próprias esculturas. Incentive o artista que você tem em casa!
A exposição fica na OCA até dia 30 de outubro e os ingressos são vendidos na bilheteria e pela internet no ingresse.com. Os ingressos são vendidos pela internet com hora marcada, você tem um prazo de uma hora para entrar na exposição a partir do horário escolhido, mas pode permanecer o quanto quiser.
Para conhecer um pouco mais sobre o trabalho do artista e também conferir outras cidades que recebem a exposição acesse o site do The Art of the Brick.
http://www.brickartist.com/current.html
Onde estacionar na OCA do Ibirapuera
O parque do Ibirapuera possui estacionamento livre com uso de cartão de zona azul. Para visitar a OCA a melhor opção é o Portão 03, que pode ser acessado pela Avenida Pedro Álvares Cabral. O bolsão de estacionamento é grande e não foi difícil achar lugar para estacionar no sábado à tarde. Durante a semana é bastante tranquilo estacionas, porém aos domingos o estacionamento costuma ser mais cheio e concorrido. O portão 03 abre das 05:00 as 24:00 horas.