A Expo Milão 2015 termina em 31 de Outubro, ainda dá tempo, mas é uma exposição temporária. O espaço de exposições em Milão provavelmente será utilizado novamente para muitos outros eventos, então vamos falar da Expo e da Rho Fiera Expo.
A Expo
As exposição internacionais, especializadas ou universal (Expo para abreviar) podem variar de tema e de propósito e são realizadas em diferentes partes do mundo. Este ano está ocorrendo a Expo 2015 em Milão na Itália e é para lá que fomos. Desde 1995, o intervalo entre as exposições tem sido de aproximadamente cinco anos.
Duram de três semanas a seis meses e são reguladas pelo Gabinete Internacional das Exposições. Foram inspiradas nas exposições francesas, principalmente na exposição industrial de 1844 em Paris .
A primeira e mais famosa Expo foi a realizada no Palácio de Cristal, no Hyde Park, Londres em 1851, sob o título “Grande Exposição dos Trabalhos da Indústria de todas as Nações ” ideia do príncipe Albert, marido da rainha Victoria.
O tema da Expo 2015 é Alimentando o Mundo com Soluções e fica montada de 1 de Maio a 31 de Outubro de 2015.
O local onde ocorre a Expo – Rho Fiera é enorme. Uma imensa estrutra foi montada. Veja o corredor central e o tamanho das decorações.
Os Países
Pavilhão do Brasil
Chegando no Pavilhão do Brasil na Expo Milão 2015
http://www.brasilexpo2015.com/
O vencedor do projeto para o design do Pavilhão foi o Studio Arthur Casas, em parceria com o Atelier Marko Brajovic e com o Mosae Milano Open Studio. O pavilhão ficou famoso pela rede e se tornou uma das principais atrações para todos os visitantes, adultos e crianças com fila de aproximadamente meia hora.
Segundo os designers: O projeto utiliza a metáfora da rede – flexível, fluida e descentralizada – em uma instalação multissensorial e imersiva, representando a integração dos diversos atores responsáveis pelo protagonismo brasileiro na produção de alimentos e seu potencial e contribuição para alimentar o mundo, tema central da Expo Milão.
O pavilhão tem três andares e uma área de paisagismo que totalizam 4 mil m². Nele são realizadas exibições, atividades culturais e gastronômicas, seminários, eventos de negócios e de relacionamento.
http://www.brasilexpo2015.com/
Pavilhão da Itália
Super concorrido, um dos principais por estar sediando a Expo.
Árvore da Vida – Pavilhão Itália, Expo Milão 2015, Milão, Itália
Outros pavilhões
Rho Fiera Expo Milão e o espaço de eventos
Rho é o local onde está a estação de Metro (Linha M1) que foi finalizada em 2005. Em 2014 foi remodelada e renomeada de Rho Fiera Expo por conta da Expo Milão 2015. A estação de metro RHO Fiera é impressionante. É uma grande estação cuja saída dá exatamente na entrada da feira. Para ônibus e carros, há estacionamentos exclusivos.
Milao está muito bem preparada para um evento deste porte. A cidade inteira esta “vestida” para a Expo. Há anúncios, adesivos e stands por todo lado. Há adesivos nos ônibus e trens. No chão das estações há setas indicando a direção. Não há como errar. Chega-se de trem, ônibus, taxi, metro e bicicleta (longe).
Para quem vai a Expo, qualquer lugar de Milão onde exista uma linha de metro próxima, é adequado. Ficar próximo a linha M1 é bem mais confortável, pois o metro segue direto para Rho. Prepare-se para andar… e muito!
A Expo 2015 em particular lembra uma Disneylândia. Filas organizadas para entrar e um esquema todo preparado. O bilhete é um pouco caro, mas vale a pena. O corredor central muitíssimo amplo para a circulação de milhares de pessoas ao mesmo tempo é coberto. Há também um ônibus para levar o visitante de uma ponta a outra, mas o acesso é pela lateral e não pelo corredor central.
Comidinhas
Para comer, diferente de algumas feiras, há muita variedade de oferta, principalmente porque e uma feira de muitos países e em praticamente cada pavilhão vende sua comida típica. Mas as maiores filas são para os sorvetes e batatas fritas belga com muita maionese.
Aplicativo
Se você for na EXPO Milão, descarregue o aplicativo oficial da feira no seu tablet ou celular, ele é bastante útil para saber o que está acontecendo em cada Pavilhão e em quais horários.
Com crianças
Sim, claro! Há muitas crianças e é tudo muito lúdico e interativo, principalmente para as maiores de 5 anos. Leve carrinho. Não é um parque de diversões, mas é um lugar diferente e pode-se aproveitar para explicar muitas coisasa para as crianças.