Eu não preciso viajar quanto todo mundo viaja. E, se eu não viajar nas férias, tudo bem! É o que eu penso.
Quando todos ao seu redor vão viajar e ficam te perguntando “Quando você vai viajar?” (certeza de que você vai) e para onde? isso gera uma grande pressão. Essa pressão acaba gerando uma sensação ruim em muita gente, mesmo em quem nem queria sair de casa.
Não só você se sente obrigado a viajar, como se sente obrigado a se divertir, a buscar destinos da moda ou buscar destinos diferentes (o que não deixa de ser uma moda também).
Viajar é muito bom, é uma das melhores coisas da vida, mas tem que ser decidido por você, quando quiser, se quiser, na hora que quiser e quando tiver dinheiro para isso.
Eu raramente viajo nas férias e feriados. Planejamos nossas viagens sempre quando surge algum trabalho fora para fazer fora de nossa cidade. Ficamos alguns dias a mais para relaxar e turistar. Geralmente isso ocorre fora da alta temporada e acaba sendo bem mais em conta. Atrapalha um pouco a vida escolar da criança, mas dá-se um jeito.
Feito isso, nossas férias e feriados são quase sempre em casa. O que eu adoro. Aproveito para organizar tudo, para colocar as pendências em dia, para aproveitar a casa, ler, cuidar do jardim e curtir a família.
Minha filha aproveita para ficar com as amigas (que se revezam nas datas das viagens) e brincar com os brinquedos que ficam esquecidos na correria do dia a dia. Nunca pegamos congestionamento nem fila, nem voos caros e hotéis a preços exorbitantes.
Difícil, mas não impossível de resolver. Aproveite para ir um dia na cidadezinha mais próxima e passar uma tarde, tomar um café, dar uma volta. Faça um bate e volta até a praia mais próxima ou a cachoeira..
Faça programas de um dia, sem preocupação, sem malas, sem stress, de preferencia durante a semana. Assim a criança terá novidades para contar na escola quando voltarem às aulas.
Vá a algum passeio novo na sua cidade, a algum restaurante diferente, chame os amigos dos filhos para um chá de bonecas ou cineminha, faça coisas que não consegue fazer durante o ano.
Nem todo mundo consegue fazer isso, mas com uma certa dose de boa vontade até que é possível negociar com o chefe no trabalho, com a família e com a escola.
Um feriado mais prolongado, um feriado municipal, uns dias a mais, puxando daqui ou dali, consegue-se até 10 dias de “férias” sem prejudicar nada e ninguém.
Mesmo assim, é preciso planejar bem. Um exemplo, Paris em dezembro. Paris nas férias é ruim para você e para todo mundo. Na segunda quinzena de dezembro, não só você está de férias como o resto do mundo que quer conhecer Paris, incluindo os parisienses e seus filhos. As filas para as atrações são imensas e o Louvre é lotado, gasta-se muito e aproveita-se pouco. Paris na primeira quinzena de dezembro, por outro lado, é calmo, não há praticamente filas em lugar nenhum, as decorações já estão montadas e você consegue aproveitar tudo.
A Disneylandia no final do ano é outro exemplo. Entre natal e ano novo, o mundo inteiro vai para a Disney incluindo os Americanos que só conseguirem tirar os dias entre os feriados para passear. Fica lotado e quem foi não recomenda. No inicio de Dezembro é bem mais tranquilo.
Isso vale para muitos lugares.
A Europa em Julho é super quente. Para quem gosta de calor, é um prato cheio, mas algumas cidades ficam vazias, até restaurantes fecham porque muita gente sai de férias. Sevilha na Espanha, por exemplo, chega a 45-50 graus. Por outro lado, as praias ficam muito cheias. Algumas praias da Itália você nem consegue chegar perto de tão lotadas.
Antes de viajar, consulte sempre o calendário local e veja quando começam as férias do país que você quer ir. Isso faz toda a diferença.
Outro dia li uma noticia de que a Disney de Paris ficava lotada nas datas de feriados da Inglaterra. Já pensou nisso? Uma vez ficamos sem hotel por causa de uma final de campeonato de Rugby em Paris. Cuidado com a final do Super Bowl nos EUA! Congresso médico em São Paulo e F1 também alteram toda a dinâmica da cidade e, principalmente os preços! Nem pense em curtir um final de semana no Rio de Janeiro durante as Olimpíadas!
Veja o calendário de feriados de 2016, planeje com calma e não se deixe levar pelos amigos e conhecidos.
Ler livros e ver filmes também são uma ótima forma de viajar! Viaje quando VOCÊ quiser e SE quiser.
comentario(s)
Se você já esquia, sabe que as reservas antecipadas são a melhor forma de garantir…
Cidade, praia, campo, descubra destinos incríveis no Brasil para passar o Réveillon em família. Quer…
Para quem ama feiras e mercados de Natal e estará em viagem pela Itália em…
Entre em contato conosco pelo link do WhatsApp se quiser um Roteiro Personalizado e consultoria…
Entre em contato conosco pelo link do WhatsApp se quiser um Roteiro Personalizado e consultoria…
Eu tenho uma lista de cidades icônicas que quero conhecer e outra de cidades que…