Quem é apaixonado por trekking certamente já ouviu falar em El Chaltén na Patagônia Argentina. A cidade é a capital nacional do trekking no país.
El Chaltén na província de Santa Cruz é uma pequena cidade cercada de montanhas, trilhas e paisagens deslumbrantes. Durante a temporada da primavera/verão a cidade tem cerca de 3500 habitantes.
Mas durante o inverno a população baixa para 400 moradores! A cidade vive em torno do turismo, recebendo viajantes de todo o mundo em busca das trilhas. Principalmente aquelas que levam à montanha mais conhecida da região, o Ritz Roy.
O ideal é comprar o voo, hotel e passeio tudo junto em um pacote. Caso já tenha o voo, vá com transfers, hotel e pelo menos dois passeios agendados com antecedência. Se precisar de indicação da agência que eu utilizei para organizar minha viagem e outras que conheço que vendem ou fazem reservas de hotel e passeios nos envie mensagem para o e-mail maripelomundo@gmail.com ou WhatsApp
Há duas opções basicamente para conhecer e aproveitar as belezas de El Chaltén. Você pode optar por um passeio de bate e volta saindo de El Calafate. Que foi o que fizemos nessa última viagem. Ou ficar na cidade por um, dois ou três dias.
Para quem é apaixonado por trilhas eu garanto que não vai faltar diversão, até mesmo por mais tempo do que isso. E as paisagens são deslumbrantes.
O passeio de bate e volta saindo de El Calafate é ideal para quem quer conhecer o lugar, mas não tem tempo suficiente para ficar na cidade, ou mesmo prefere aproveitar mais outras aventuras. Afinal El Calafate e toda a região da Patagônia Argentina oferecem tantos passeios e tão diversificados que realmente poderíamos ficar na região por vários meses!
Mas quando isso não é possível, vamos saber como é passeio de bate e volta!
Saímos às 7:00 horas da manhã do hotel com o ônibus e guia para percorrer aproximadamente 210 quilômetros entre as duas cidades. Fizemos o passeio que é organizado pelo nosso parceiro Brasileiros em Ushuaia, que oferece diversas opções na Patagônia.
Na ida, uma parada para o café em La Leona. São 15 minutos de parada, e muitas fotos, pois o local é Patrimônio Histórico e Cultural da Provincia de Santa Cruz.
La Leona é uma parada e hotel de campo. Está situada exatamente no meio do caminho entre El Calafate e El Chaltén na histórica Ruta 40 à beira do rio La Leona.
Foi aqui que em 1877 Francisco Pascasio Moreno, o famoso Perito Moreno, foi atacado e ferido pela fêmea de um puma. Na região esse animal é conhecido como leona, daí o nome do rio e da estalagem.
O lugar está cheio de histórias desde a construção do hotel de campo em 1894. Hoje há trabalho de restauração feito no lugar que dá as boas vindas aos visitantes e aventureiros que buscam as trilhas da região.
Nosso passeio segue por mais uma hora depois da parada em La Leona. Dá para aproveitar e dormir um pouquinho antes das trilhas!
No dia do nosso passeio o tempo estava um pouco encoberto. Por isso chegando em El Chaltén o passeio feito pela Brasileiros em Ushuaia nos apresentou duas opções. Fazer uma trilha por conta própria até a Laguna Capri de onde se poderia avistar o Fitz Roy ou fazer uma trilha menor até o mirante e depois até a cachoeira Chorrillo Del Salto. Nessa segunda caminhada nossa guia estaria acompanhando o grupo por todo o trajeto.
Fizemos as duas opções para poder contar aqui!
Para quem fez o caminho até a Laguna Capri, foram 4 quilômetros de subida, e o almoço, incluso no passeio, é um lanche que eles nos entregaram no ponto de encontro na chegada à cidade.
A Ana fez essa caminhada, e adorou a paisagem toda. O ponto da Laguna Capri é onde se pode avistar o Fitz Roy, quando o tempo ajuda. Nem sempre é possível, mesmo assim não tira em nada a beleza do passeio.
A paisagem é linda. A caminhada de nível fácil para moderado. Foram mais ou menos 40 minutos até chegar no quilômetro 4 da trilha, na Laguna Capri.
E a trilha foi feita por pessoas de todas as idades, inclusive muitas pessoas mais velhas.
O tempo que temos para fazer todo o passeio é mais do que suficiente para fazer de forma bem tranquila. São 8 quilômetros ao todo. E a parada para o almoço fizemos num espaço de camping com vista para a lagoa e o Fitz Roy (se o tempo ajudar e não houver nuvens ou neblina).
Durante toda a caminhada a paisagem muda com vista para montanhas, lagos, rios e depois topos de montanhas geladas com neve e a geleira.
Na segunda opção, caminhei com a Ana até o mirante do Rio de las Vueltas. O vento é fortíssimo. Parecia que eu iria ser carregada. E meu celular quase voou! Mas a paisagem é impressionante!
Depois caminhamos até a cachoeira Chorrillo Del Salto. A água claro é bem gelada, afinal é uma cachoeira que se origina dos picos gelados de neve do Fitz Roy. E também é proibido nadar no lugar. Mas bem que dá vontade.
Voltamos para o ponto de encontro que é no restaurante por volta das 14:00 horas. A maioria das lojas está fechada nesse horário. Voltam a abrir somente depois das 15:00. Algumas até mais tarde. Por isso não tem muito o que fazer na cidade.
Almocei no restaurante e esperei a Ana voltar.
A cidade tem lojas para comprar lembrancinhas, roupas, comidinhas. Sorveteria e doces típicos também, como o alfajor de El Chaltén que todos tem que provar!
Mais trilhas e caminhadas
El Chaltén muitas outras trilhar e também opções para quem viaja com crianças. A Mari conheceu alguns hotéis e o camping Bonanza, que oferece atividades para os pequenos. Confira no post sobre El Chaltén com crianças!
Dica muito importante para quem faz o passeio. Saber que roupa usar. As temperaturas na Patagônia Argentina são baixas mesmo no verão, com médias que não passam de 15°C.
Nós tivemos dias atípicos nessa viagem, pois chegamos a ter temperaturas de 22°C! Isso é quase impensável para a região.
No dia do passeio para El Chaltén as temperaturas não passaram de 13°C. Porém as caminhadas são longas, mesmo sendo de nível fácil à moderado. E muita roupa atrapalha.
Use roupas de caminhada. Tênis ou botas de caminhada. E um casaco corta vento, mas não há necessidade de agasalhos muito quentes. Eles até atrapalham.
Não esqueça de levar uma mochila para poder carregar uma garrafa de água e o almoço! Óculos escuros também são bem vindos. E use protetor solar!
A alta temporada na Patagônia é a época da primavera e verão, entre setembro e março. Mas há turismo o ano todo. Durante o verão os dias são mais longos e as temperaturas mais amenas, mas o frio é predominante o ano todo.
No inverno El Chaltén tem pouco turismo, o frio intenso não convida muito para o trekking. Mas muitos praticantes de trekking como esporte fazem da cidade um dos pontos procurados mesmo no inverno.
Entre em contato, monte seu roteiro conosco e receba todo o suporte e dicas para uma viagem inesquecível!
Conhecemos também alguns hotéis em El Chaltén para poder indicar. Aqui estão algumas opções que vocês podem reservar diretamente com os links do blog. Ou consulte opções por e-mail e WhatsApp com as nossas agências parceiras.
Localizado na avenida principal, bem central.
O Eco Domes fica há 8 quilômetros do centro de El Chaltén. A hospedagem aqui é diferente, o hotel é um camping de luxo e os quartos são no formato de iglus. Tudo muito charmoso e com muito conforto.
Hospedaria rústica, mas muito bem recomendada pelo preço e localização excelente.
Hospedagem ótima com bom horário de checkin e check out para quem vai passar o dia inteiro
Albergue com opções de quarto compartilhado e também quarto duplo com banheiro privativo. Bem localizado e muito bem avaliado pelos viajantes.
Destino Sur Hotel e Spa Montana
Hotel 5 estrelas na cidade. Tem um excelente café da manhã e opções de spa.
Consulte os hotéis indicados também pelo nosso link da hotéis.com.
PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO
🏨 | BOOKING.COM Veja melhores tarifas |
🏠 | Guias de Viagem PDF - Campos do Jordão, Penedo, Foz |
🎟️ | GRUPOS PARA DUBAI |
🎟️ | GRUPOS PARA PATAGONIA |
📱 | CHIP INTERNET ILIMITADA em 240 países |
🚘 | ALUGUEL CARRO - cotação com várias empresas |
🚌 | Compre sua passagem de ÔNIBUS |
✈️ | INGRESSOS PARA JOGOS, SHOWS E TEATRO - EUA |
Clicando nos links da página você ajuda a manter o blog, não paga mais por isso, tem a certeza de estar em um link seguro.
S H O P T H E T R I P
Clique nos itens e conheça os programas especiais dos nossos parceiros
Cooking in Portugal | Serviços de Brasileiros no exterior |
S H O P T H E L O O K
Clique nos itens e faça sua compra online
Fast Shop | Sestini | Amazon |
Instagram @maripelomundo.blog Facebook Mari Pelo Mundo
Dúvidas, solicitações e sugestões E-mail: contato@maripelomundo.com.br
O ideal é comprar o voo, hotel e passeio tudo junto em um pacote. Caso já tenha o voo, vá com transfers, hotel e pelo menos dois passeios agendados com antecedência. Se precisar de indicação da agência que eu utilizei para organizar minha viagem e outras que conheço que vendem ou fazem reservas de hotel e passeios nos envie mensagem para o e-mail maripelomundo@gmail.com ou WhatsApp
Por ser passeios de grande procura e ter um número limitado de vagas, aconselhamos a compra antecipada para garantir a data desejada. Estes são alguns dos passeios que a agência parceira oferece.
A empresa Brasileiros em Ushuaia é uma agência especializada nesse destino e oferece várias opções de passeios – a vantagem é poder comprar parcela do no cartão de crédito em reais e ter assistência em Português.
Antes de fazer a compra, se tiver duvidas quanto aos preços ou passeios, nos envie mensagem para o e-mail maripelomundo@gmail.com ou WhatsApp Para ver outras opções, confirmar o preço e escolher a data CLIQUE AQUI.
comentario(s)
Se você já esquia, sabe que as reservas antecipadas são a melhor forma de garantir…
Cidade, praia, campo, descubra destinos incríveis no Brasil para passar o Réveillon em família. Quer…
Para quem ama feiras e mercados de Natal e estará em viagem pela Itália em…
Entre em contato conosco pelo link do WhatsApp se quiser um Roteiro Personalizado e consultoria…
Entre em contato conosco pelo link do WhatsApp se quiser um Roteiro Personalizado e consultoria…
Eu tenho uma lista de cidades icônicas que quero conhecer e outra de cidades que…