Fomos visitar a Basílica de Saint-Denis devido à sua importância na história da França. Neste sentido, não há como não fazer essa visita apesar de termos adiado muitas vezes. Apesar da importância da Basília, não é um passeio muito divulgado e sugerido pelos guias. Não ficamos surpresos com isso depois que soubemos que nossa amiga Francesa nunca havia ido à Basílica também e depois que conhecemos o entorno da Basílica.
A ida de metro não é complicada, apenas demorada. A Catedral é importante porque praticamente todos os reis da França foram enterrados lá.
O bairro não é nem um pouco atraente, mas há uma tentativa de incentivar a visita à Basília. Você pode fazer um trajeto sugerido, um walking tour guiado por placas. Mas não ficamos animados a caminhar pela redondeza.
Saint Denis é o santo padroeiro da França e a Catedral de Saint Denis foi fundada pelo rei Dagoberto no século VII. No local havia um cemitério galo-romano onde o primeiro bispo de Paris foi sepultado. A história, as reformas e os sepultamentos você pode ler aqui ou no livro Próxima Estação, Paris de Lorant Deutsch (uma leitura que recomendo muito para quem visita Paris, além de agradável é bastante instrutiva)
Dicas para visitar a Basílica
Vale a pena visitar a Basílica de Saint-Denis pela história que ela representa. No entanto, não se programe para passar o resto do dia passeando pelo Bairro de Saint-Denis porque não é o bairro mais agradável de Paris. Há muitos comércios de produtos de qualidade duvidosa, não é um bairro limpo e há muitas pichações. Estávamos com fome, mas mesmo assim resolvemos encarar mais meia hora de metro e voltar para o centro de Paris.
A vista vale a pena. Vá com tempo para poder visitar tudo e alugue o áudio-guide, fundamental nesta visita (caso não queira, há placas explicativas.. em Francês). A entrada na cripta e na área dos túmulos é cobrada. Para entrar na Basílica não é preciso pagar.
O que ver
Há várias relíquias importantes na Basílica. Há também objetos pertencentes a Louis XVIII e tesouros, como a bandeira e a coroa real.
Os corpos reais foram misturados e difíceis de serem identificados, então estão todos no ossário na cripta da igreja, mais de 40 reis, 30 rainhas e 60 príncipes e princesas. O coração de Luis XVII está em uma das paredes da cripta.
No natal há o presépio.
Como chegar
De metro
Linha 13 sentido Saint-Denis-Université. Desça na Estação “Basilique de Saint-Denis”
Calcule no mínimo meia hora para chegar na Basílica se estiver no centro de Paris. Para o metro, compre o bilhete Zone 1-2 para o RER, Zone 3. (se tiver duvidas quanto as Zonas do Metro, acesse o site https://www.parispass.com/paris-transport/metro-map.html)
Endereço: 1 Rue de la Légion d’Honneur