Famoso pelas fotos da playboy, J. R. Duran falou um pouco mais de 2 horas para um público bem variado, entre fotógrafos, cabeleireiros, professores e eu, do Mari pelo Mundo!
Muito espirituoso, falou sobre os bastidores dos editoriais de moda, a vida (às vezes) nada glamourosa de um fotógrafo e frases muitos engraçadas.
Não poderia deixar de falar um pouco sobre o photoshop, a era dos smartphones e a época em que vivemos, onde todos se consideram fotógrafos.
J.R. Duran no Segundo encontro do Projeto Cronistas da Fotografia
A conversa foi feita com mediação do repórter-fotográfico Luiz Garrido, no Teatro da Caixa na Caixa Cultura em Brasília.
J. R. Duran disse que um fotógrafo sofre diversas interferências no “set”, não só do ambiente como das pessoas que estão no local. Essa interferência é o que menos aprecia na profissão de fotógrafo, o que não deve acontecer no caso de um cirurgião, onde ninguém se intromete no trabalho, imagina ele.
Dicas para fotos de viagem?
- Não mostre todas a seus amigos, selecione as melhores
- A boa fotografia não está nos equipamentos e sim na cabeça de um bom fotógrafo
As dicas e frases de J. R. Duran
- Se o ensaio ficar bom é porque a modelo é boa, se o ensaio ficar ruim é porque o fotóografo é ruim.
- “Eu não conto verdades. Eu invento as minhas verdades
- o segredo do bom fotógrafo é não mostrar as fotos ruins
- A formula do sucesso não existe, mas a do fracasso é tentar agradar a todos.
- Para fotografar mulheres deixe elas comandarem as fotos. As mulheres sempre sabem o que querem (muitos aplausos da platéia) porém depois de 15 minutos as mulheres vão pedir ajuda pois não vão mais saber o que fazer.
Será? De qualquer forma, foi um debate muito interessante para quem gosta de fotografia.
Saiba mais sobre o evento neste link