Vou começar contando como fui parar na Joatinga/Rio e escrevi a primeira página do Diário de uma nômade em … Joatinga/RJ. Já explico que o planejamento da maioria das minhas viagens seguem o mesmo regra: eu deixo fluir.
Passeio de Barco Sail in Rio 3 - Horas Experiência a Vela | |
---|---|
Podcast - Roteiro no Rio de Janeiro | Clique para escutar |
Podcast - Escapadas próximas ao Rio de Janeiro | Clique para escutar |
Consulte acomodação para a família no Booking | Clique aqui |
Roteiro de dois dias no Rio de Janeiro com conforto | Clique aqui |
Deixar fluir
Explico: Eu tenho uma lista de vários lugares que desejo conhecer. Na hora que surge o momento ideal, seja com a família, amigas, o crush ou sozinha, eu já sei que aquele destino está me chamando.
Dessa vez, após passar uma semana intensa em São Paulo, fechando reuniões, encontrando amigas e dormindo pouco com a cabeça a mil, resolvi que precisaria ficar 2 dias para ficar só comigo mesma.
Sim, sou uma mulher que AMA viajar sozinha, aliás, depois que eu fiz a minha primeira viagem solo, eu nunca mais parei. Aprendo cada dia mais um pouco mais sobre mim.
De São Paulo para…
Continuando… A ideia inicial era passar 2 dias em Ilha Grande que fica entre o Rio e São Paulo. Só se consegue chegar lá de barco. Pense em um lugar ideal, bucólico e puro contato com a natureza. Sim, queria, mas a logística seria complicada, sair de ônibus de São Paulo, chegar em Angra, pegar um barquinho para curtir apenas 2 dias. Senti que eu ia me cansar mais do que relaxar.
Então pensei em ir para o Rio de Janeiro . Sempre gosto de ficar em Ipanema, aquela integração praia e cidade grande. Para mim não tem nada mais harmônico. Acontece que eu não estava na ‘vibe’, queria algo bem mais tranquilo.
Planeje com desconto nos links: Skyscanner – Reserve um carro – seguro viagem
Praia de Joatinga: essa era a vibe
Lembrei da praia de Joatinga que fica dentro de um condomínio fechado. Para chegar na praia é preciso descer uma ribanceira!! Lá não tem estrutura alguma de praia, se der sorte vai encontrar uma barraquinha vendendo água de coco e industrializados no comecinho da trilha.
A praia é frequentada por surfistas, pois o mar é agitado e o acesso, é bem difícil quando a maré sobe. Ou seja, ideal pra quem busca sossego com um toque de aventura. Sim, sou eu, essa era a vibe.
Hospedagens leves e com conforto
Procurei hospedagens no airbnb e booking. Sério, é de babar! Só casarões com vista para o mar.
O que gosto nos dias atuais é essa facilidade em viajar. Quer um quarto de hotel? Tem! Quer viver uma experiência como um ‘local’? Tem! O mais importante é se permitir. E quer saber? eu amo me experimentar e me descobrir enquanto viajo.
Peguei uma pousadinha modesta, mas com um deck arrasador. A suíte era bem menor do que eu imaginava, chegando lá até fiquei um pouco decepcionada, mas decidi que isso não ia me afetar. Estaria lá por 2 dias e queria que fosse o mais leve possível.
Acabei me apegando ao que tinha de melhor no lugar, ah vista, ahhh a vista.
Joatinga e um bairro que fica entre a Barra da Tijuca e São Conrado. Um bairro super afastado e difícil de chegar. Ideal para quem quer ter aquela sensação de paz. Pode parecer não combinar com o Rio, mas sabendo procurar, a gente acha um canto para cada necessidade.
A rotina de uma nômade em Joatinga: Contemplar, Respirar, Produzir
E assim os dias seguiram:
Manhã
Acordar cedo, andar 20 minutos de subidas e descidas (alô academia!), descer para praia, fazer Yoga,
contemplar e respirar.
No mar tento não pensar em nada para liberar a mente dos pensamentos e sentir a energia: me entregar.
O trabalho não parou e por isso, o tempo também é para pensar nos projetos que estou colocando minha energia e que caminho minha vida está tomando.
Tarde
Abro meu celular e vejo que já ta quase na hora do meu horário do trabalho. Pego minhas coisas e volto para o hotel.
Meio dia, abro meu computador e já está pronto para o ‘trip office’. Um deck, uma conexão boa e cabeça fresca.
Noite
Sabendo que era lua nova, aproveitei para acessar aqueles lugares dento de mim pouco visitados. Relaxar com um vinho e sonhar.
Dicas de livros
Grande livro do Ho’oponopono: Sabedoria havaiana de cura (clique aqui para comprar o livro)
E está tudo bem…
A sensação que toma conta é de quebrar padrões, é um medo de achar que está tudo fora de lugar, de saber que talvez eu esteja indo no contrafluxo do mundo, mas aqui dentro tem uma vontade maior que diz que está tudo bem!!
Leia também:
- Home office, Travel Office e Room Office
- Lugares descolados em São Paulo para passear, trabalhar e se reunirem
Escute também
- Viajar sozinha
- Nossa experiência com internet em viagens
- Como as agências de viagem podem ajudar
- Planejamento Financeiro para sua viagem
- Inspiração de viagem: O leitor participa (youtube)
Conte conosco
Para roteiros personalizados, conte com o serviço da nossa equipe. Podemos preparar um roteiro Day by Day baseado na nossa experiência e de agências locais, com dicas de hotel, restaurantes e passeios.
Caso prefira montar sua viagem, oferecemos o serviço de revisar seu roteiro e dar nossa opinião do que dá e do que não dá para fazer em cada um dos dias. Se preferir montar toda a viagem sozinho, siga a viagem passo-a-passo e reserve pelos links seguros que colocamos aqui no blog, com nossos melhores parceiros ou amigos que prestam serviço na cidade e procuram oferecer as melhores tarifas para nossos leitores.