A cidade de Baiona ou Bayonne não é um destino muito conhecido pela maioria dos brasileiros que viajam para a França, mas é uma cidade que vou todos os anos há mais de 15 anos. Amo demais e conheço bastante.. Alguns até podem se lembrar do famoso Jambón de Bayonne e se localizar. Bayonne fica próximo à fronteira com a Espanha e, junto com mais outras pequenas cidades da região, contam com cerca de 200.000 habitantes.
Como chegar à Bayonne? talvez esta seja a principal razão de não ser um destino tão popular, mas na verdade é bem fácil e vale muito a pena. Para se chegar a Baiona de avião, não adianta procurar o aeroporto de Bayonne.
Como a região é pequena, o aeroporto é dividido entre Biarritz, Anglet e Bayonne (BIQ). Cada cidade fica a cerca de 10 km uma da outra. Isso já é uma das principais vantagens. Com um único voo, chega-se a 3 lugares lindos! Há voos diários e os passes não são caros.
Aqui já começam nossas dicas: Em qual das cidades ficar? Biarritz é uma cidade linda, chique e cheia de lojas, mas a noite e fora de temporada é mais vazia. Bayonne é isso tudo o ano todo, mas não tem a praia e Anglet tem lindas praias. Como as três são ligadas por uma ótima linha de ônibus, a 1 euro o trajeto e a menos de 15 minutos, vai do gosto de cada um.Mesmo assim, Bayone tem mais opções de restaurantes a noite.
O ideal é comprar o voo, hotel e passeio tudo junto em um pacote. Caso já tenha o voo, vá com transfers, hotel e pelo menos dois passeios agendados com antecedência. Se precisar de indicação da agência que eu utilizei para organizar minha viagem e outras que conheço que vendem ou fazem reservas de hotel e passeios nos envie mensagem para o e-mail maripelomundo@gmail.com ou WhatsApp
Cada uma das três cidades vale muitos posts que virão em breve aqui no blog.
Bayonne está localizado no Pais Basco Francês e esta é uma das razões que faz a visita valer a pena. Os habitantes falam espanhol, francês e basco, ou os três idiomas. Quase todas as placas, menus e impressos estão escritos em francês e basco. E, para quem quiser andar um pouquinho mais de ônibus, trem ou carro, há ótimas opções ao redor, como San Sebastian, Bilbao e Pamblona, no Pais Basco Espanhol.
O rio Nive divide a cidade em Grande Baiona e Pequena Baiona, que se ligam por cinco pontes. As casas ao redor são exemplos da arquitetura Basca. Na Grande Baiona é onde se encontra o centro comercial com pequenas ruas para pedestres com inúmeras lojas, incluindo a Galerie Lafayette, Catedral e Hôtel de Ville. Um pouco fora do centro há grandes lojas como ToysRus, Zara Home, Fnac, Carrefour entre outras, também acessíveis pelas linhas de ônibus.
Em Bayonne o carro não é necessário e deve ser evitado. A cidade é toda planejada e organizada e possui dois grandes estacionamentos, um de cada lado da cidade, onde os visitantes estacionam e de lá pegam a Navette gratuita para qualquer ponto da cidade. Há táxis à vontade e, como as distâncias são pequenas, os valores são razoáveis. Pode-se conhecer Bayonne em um dia, visitando os principais pontos, a Catedral, o Hotel de Ville, o mercado antigo e os restaurantes e lojas.
No entanto, acho que quanto mais tempo se ficar na cidade, mais vontade a gente tem de ficar. Mesmo ficando um mês, é possível encontrar muitas coisas para se fazer e há dá para conhecer todas as cidades da região.
São várias opções. Como em todas as cidades da França, há a Mediateque, ou seja, uma biblioteca com sala separada para crianças, muitos livros para todas as idades, almofadinhas no chão para os pequenos. Programação de contação de historia (em Francês ou Basco). Há livros em Francês, Espanhol, Basco e Inglês, mas para os pequenos que ainda não sabem ler, isso não é um empecilho. Não moradores podem frequentar, mas não podem retirar os livros.
Há parquinhos, praça, jardim botânico (ver horário – depende da estação), museus e estádio para patinação no gelo.
O Hôtel Mercure Bayonne Centre Le Grand Hotel já foi um hotel local, depois foi Best Western e agora é da rede Mercure. Possui uma boa localização, conforto, bom custo benefício e é um hotel bonito. Clique aqui para reservar um quarto neste hotel
Para desespero dos vegetarianos, toda alimentação é a base de carne, presunto e muitos outros animais. Há também ótimos peixes, saladas, pizzas e massas e se nada agradar, o que é praticamente impossível, há pequenos mercados pertinho do hotel.
Bayonne é perto de muitos lugares incríveis. Veja nosso post de ROTEIROS COMBINADOS que você pode fazer quando estiver por lá. Um dos meus preferidos é Lourdes. Para os católicos que quiserem rezar e agradecer pela bela viagem, não muito longe de Bayonne pode-se visitar o famoso Santuário de Lourdes, que é emocionante.
Site da cidade de Baiona: www.bayonne.fr/
O ideal é comprar o voo, hotel e passeio tudo junto em um pacote. Caso já tenha o voo, vá com transfers, hotel e pelo menos dois passeios agendados com antecedência. Se precisar de indicação da agência que eu utilizei para organizar minha viagem e outras que conheço que vendem ou fazem reservas de hotel e passeios nos envie mensagem para o e-mail maripelomundo@gmail.com ou WhatsApp
comentario(s)
Imagine você sonhando com uma viagem inesquecível, mas se sentindo perdido em meio a tantas…
Viajar em classe executiva é muito mais do que uma despesa a mais ou uma…
Viajar com amigas é maravilhoso! Você já experimentou? Muitas amigas que não tiverem oportunidade de…
Viajar em família é uma experiência única, mas quando se trata de famílias multigeracionais, o…
Se você é um aventureiro e planeja praticar esportes durante sua viagem, como surf, trekking…
Viajar grávida exige cuidados especiais, e um seguro de viagem adequado é fundamental para garantir…