Amo Paris e cancelar uma viagem a Paris é como cancelar um sonho. Uma decisão muito pessoal e difícil.
O problema é que há ameaças pela Europa inteira. Então a chance de acontecer alguma coisa onde estivermos é muito pequena. A questão é o pânico que vai gerando em todo mundo e, pelo menos para quem viaja com criança pequena, a preocupação é dobrada. Tomando alguns cuidados, a viagem pode ser bastante tranquila. E, digamos que o Brasil não é o país mais seguro do mundo.
Cancelar dá, ser reembolsado é outra história. Segundo as estatísticas, houve uma queda de 27% nas reservas para Paris. Infelizmente o prejuízo está sendo grande para todas as empresas que trabalham com turismo e para o comércio local.
Leia nossos posts e pondere. Há dicas, telefones úteis e links em vários deles. Tentamos juntar informações úteis para os viajantes.
http://www.maripelomundo.com.br/devo-manter-minha-viagem-para-paris-parisattacks/
http://www.maripelomundo.com.br/devo-cancelar-minha-viagem-e-seguro-viajar-para-paris/
http://www.maripelomundo.com.br/quais-as-medidas-tomadas-como-estara-paris-no-dia-14-de-novembro/
http://www.maripelomundo.com.br/atentados-em-paris-como-estara-a-cidade-no-dia-15-de-novembro/
Veja a política de cancelamento. Normalmente há um prazo mínimo. Se estiver dentro deste prazo, você perderá apenas a taxa de reserva.
Negocie diretamente com hotel ou através de seu agente de viagem. Eu sempre recomendo agentes de viagem, mas é possível ter atendimento do booking, decolar, hotels.com, etc por telefone também. Se a opção foi de reserva não cancelável, o máximo que farão é adiar a data da estadia e provavelmente dentro de um prazo limitado. Mas vale a pena caso queira apenas adiar a viagem e não cancelar totalmente.
Dificilmente você terá reembolso. Em pacotes, os pagamentos são feitos antecipadamente para garantir a reserva e o menor preço. São os casos em que há quase uma perda total do investimento. Consulte os direitos do consumidor e veja o que você pode ou não receber de volta. Não deixe de fazer isso.
Em geral as empresas estão dando a possibilidade de trocar a data e o destino sem multa, mas isso não significa sem adicional por alteração de tarifa. O prazo para a troca também é pequeno, e a troca deve ser feita dentro de um limite máximo de alguns meses. Reembolso só em caso de compra de passagem com tarifa reembolsável. Consulte a empresa aérea.
Em Paris, tudo está funcionando normalmente. Nos dias 29 e 30 de Novembro haverá o COP21. A prefeitura decidiu liberar o transporte público gratuito para a população. Informe-se melhor no site dos transportes públicos e veja as recomendações. Algumas vias serão bloqueadas para acesso nestes dias. Eventualmente algumas linhas de metro podem parar para verificação, então baixe o aplicativo para celular e mantenha-se informado por twitter também.
acesse www.paris.fr para noticias atualizadas (francês e inglês – estamos traduzindo as principais notícias aqui nos posts do blog)
Tudo está funcionando normalmente.
Nada mudou, apenas foi aumentada a segurança no local e nos procedimentos de embarque.
Tudo pronto e funcionando. Mercados de Natal abertos, decorações ligadas, tudo lindo!
Se for viajar, veja nossas dicas de Paris. Tem post sobre a Disneylandia, Torre, Jardins, Hotéis, compras e muito mais.
http://www.maripelomundo.com.br/tag/paris/
Participe dos grupos de Paris no facebook para informações atualizadas, grupos de brasileiros que se juntarão no ano novo, dicas, etc.
comentario(s)
Imagine você sonhando com uma viagem inesquecível, mas se sentindo perdido em meio a tantas…
Viajar em classe executiva é muito mais do que uma despesa a mais ou uma…
Viajar com amigas é maravilhoso! Você já experimentou? Muitas amigas que não tiverem oportunidade de…
Viajar em família é uma experiência única, mas quando se trata de famílias multigeracionais, o…
Se você é um aventureiro e planeja praticar esportes durante sua viagem, como surf, trekking…
Viajar grávida exige cuidados especiais, e um seguro de viagem adequado é fundamental para garantir…