Portugal dos pequenitos em Coimbra por Marcela M. Litjens para o Mari pelo Mundo
Se eu perguntar à minha filha de 5 anos qual lugar ela gostaria de voltar, entre todos os que já visitou ela diria o Portugal dos Pequenitos. Localizado em Coimbra, cidade cortada pelo rio Mondego com seu belo parque linear e na qual situa-se a importante Universidade Velha de Coimbra, esse pequeno parque temático foi o que mais marcou nos últimos tempos as suas memórias.
O espaço foi construído em 1940 a partir do projeto do arquiteto Cassiano Branco. É dividido em 4 zonas: países de língua portuguesa, Portugal Monumental, Coimbra e casas regionais. Todas as zonas são povoadas por construções com escala reduzida que representam seus aspectos culturais e arquitetónicos.
A parte inicial mostra um pouco dos territórios visitados pelos portugueses na época do descobrimento, incluindo os países de língua portuguesa e também Índia e Macau. Nesta área destaca-se o pavilhão do Brasil com um espaço interno no qual projeta-se um filme retratando o início do descobrimento.
Na segunda parte, Portugal monumental, uma série de blocos mistura monumentos, palácios, castelos e demais ícones da arquitetura lusitana. Confesso que fiquei um pouco confusa em reconhecê-los pois as construções incorporam um pouco de cada coisa. Eu esperava uma miniatura da Torre de Belém por exemplo e não uma junção de torre/castelo/universidade. Esta fusão é diminuída na terceira zona, a parte que representa alguns edifícios de Coimbra em escala reduzida. Mas o que me incomodou passou totalmente despercebido pelas meninas.
Elas adoraram os prédios mais próximos ao seu tamanho e entraram em êxtase na quarta parte, as casas regionais. Nela, uma pequena vila povoada por casinhas, representando os diversos estilos de moradia do país, incluindo uma igreja e uma quinta, foi o ápice do passeio. Só consegui arrancar as meninas do lugar quando o parque fechou, as 17 horas, embora chovesse. As casinhas possuem minúsculas portas e janelas que abrem e fecham, na proporção das crianças.
Outros pontos de interesse foram dois pequenos museus, um com bonecos mostrando as diversas formas de vestuário através do tempo e outro com uma exposição de várias Barbies já confecionadas, algumas representando ícones de estilo como Cher ou Audrey Hepburn. Não posso esquecer de um trenzinho que passa pelo parque, tocando uma música alta e operado por uma funcionária com pouca paciência (provavelmente por causa da música). Este deve ser pago a parte.
O ingresso ao local fica mais vantajoso com o pacote família (2 adultos e 2 crianças). O mapa fornecido na entrada contém um voucher de ingresso grátis para uma criança na compra de um bilhete adulto. Todos bilhetes dão direito a um sorvete da Olá de baunilha com cobertura de chocolate hidrogenado. O parque não possui opção de alimentação, uma falha na minha opinião. Conta com uma pequena cafeteria apenas.
Talvez seja por sua escala diminuta em um espaço aberto ao tempo ou algo que ainda tento compreender, mas o parque agrada os mais novos. Alguns dias após a nossa visita, ao ser acordada pela manhã a minha filha sorriu e disse: “mamãe, hoje eu sonhei com o Portugal dos Pequenitos”!
Largo Rossio de Santa Clara, 3040-256 Coimbra, Portugal
+351 239 801 170
comentario(s)
Imagine você sonhando com uma viagem inesquecível, mas se sentindo perdido em meio a tantas…
Viajar em classe executiva é muito mais do que uma despesa a mais ou uma…
Viajar com amigas é maravilhoso! Você já experimentou? Muitas amigas que não tiverem oportunidade de…
Viajar em família é uma experiência única, mas quando se trata de famílias multigeracionais, o…
Se você é um aventureiro e planeja praticar esportes durante sua viagem, como surf, trekking…
Viajar grávida exige cuidados especiais, e um seguro de viagem adequado é fundamental para garantir…