Um passeio que eu gosto muito de fazer quando estou viajando (ou mesmo na minha própria cidade) é visitar as bibliotecas públicas das redondezas. Em São Paulo, como a oferta de mega livrarias nos shoppings é grande, a ida às bibliotecas não tem sido tão frequente, mesmo assim, sempre tentamos ir. (veja nossos post dos Shoppings e
Livrarias em São Paulo)
As bibliotecas na França
Em qualquer cidade Francesa, as bibliotecas ou mediatecas possuem ótimos acervos e ambiente super agradável. Para crianças que gostam de ler, não há passeio melhor que este! E isso independe da idade. As bibliotecas públicas francesas são abertas ao público em geral. Basta conferir no site ou na entrada do prédio o horário de funcionamento e as regras.
Normalmente são muito aconchegantes. Assentos, mesas, computador, WI-FI e muitos livros. Os livros infantis são classificados por faixa etária. Os pequenos se divertem com os livros lindos, coloridos e muitas figuras. Os maiorzinhos aprendem novas palavras e podem consultar os livros em inglês, espanhol ou francês que estão disponíveis em praticamente todas as bibliotecas.
Se a criança tem noções básicas de Francês ou não se incomoda em aprender, verifique os horários das contações de história, teatrinhos e oficinas. Se não der para participar ativamente, pode observar e aprender.
Não conheço as bibliotecas em todas as cidades, mas geralmente seguem um padrão bem similar. Então arrisque e aproveite. Ótimo para dias de chuva, para viagens mais longas ou para uma tarde tranquila, longe do agito e das longas caminhadas.
Frequentamos sempre que possível as bibliotecas de Bayonne, Rouen, Lyon, Biarritz e Paris, e amamos todas!! Há também DVD e CD mas para retirar é necessário ter um endereço fixo. Os livros são para consulta no local.
As regras são basicamente as mesmas de qualquer biblioteca. Não é um lugar para correr.
Este ano fomos na Biblioteca Buffon em Paris que fica em frente ao Jardin des Plantes, ao lado do Museu Nacional de Historia Natural.
Nossa filha participou de uma contação de história, da oficina e leu muitos livros e revistas em quadrinhos.
Ainda fomos premiados com a vista da neve caindo no Jardim des Plantes pela janela da biblioteca.
Eventos temporários
Enquanto estavamos lá, havia uma exposição bem simples mas muito interessante, das obras de Hans Christian Andersen – Anderscènes. Com os livros, objetos e personagens do autor. Em cada andar da biblioteca havia algo relacionado ao tema.
Eu recomendo esse passeio. Fora dos horários escolares, há muitas crianças circulando, o que é bem agradável caso esteja viajando com crianças.