Conheça as cidades da serra gaúcha de origem italiana na região do vinho e da uva. Em cada cidade um encanto diferente, com muita tradição e história.
O sul do Brasil é um destino mais do que especial na minha história de viajante, com destaque para a Serra Gaúcha. Nasci e fui criada na cidade de São Paulo, mas minha família toda é gaúcha. Por isso cresci viajando incontáveis vezes para o Rio Grande do Sul.
Cresci também ouvindo as histórias da região que recebeu os imigrantes da família, pois meu avô chegou na serra gaúcha ainda criança no final do século 19.
A imigração italiana para o Brasil foi muito intensa entre 1870 e 1914, quando chegaram ao Rio Grande do Sul entre 80 e 100 mil italianos com o incentivo do programa colonizador do governo brasileiro. Muitos vieram cm busca de uma vida melhor longe das guerras e da fome.
Entre eles, meus avós que vieram da região do Vêneto, norte da Itália. Mais precisamente da cidade de Faravicentino, Vicenza. Depois de mais de 100 anos da imigração descobrimos na cidade natal dele um placa de rodovia com o nome da família! Primos distantes que estão por lá! Mas essa é uma outra viagem, e uma outra história para contar depois!
Meu avô ainda era criança quando chegou ao Brasil, mas pouco aprendeu do português e sempre preservou as tradições e costumes do seu país de origem. Cresceu e viveu na região onde hoje está a cidade de Veranópolis no vale do vinhedos.
Um lugar onde me sinto na Itália, seja pelas tradições, pela comida, pela geografia do lugar, construções, costumes e também pelo sotaque e dialeto que ainda podemos ouvir nas conversas entre vizinhos.
Uma região rica em história, deslumbrante na paisagem, deliciosa nas comidas e bebidas, alegre nas festas e tradições, simples e hospitaleira.
Leia também aqui no blog outras dicas de Gramado e Canela na Serra Gaúcha
Bento Gonçalves e Garibaldi são as cidades mais conhecidas da região do Vale dos Vinhedos. Bento é a Capital Brasileira do Vinho e Garibaldi é a Capital do Espumante. Impossível pensar no turismo da região sem pensar em vinhos, espumantes e boa comida.
Mas ao todo são 29 cidades que fazem parte da região turística da uva e do vinho de acordo com o turismo do Rio Grande do Sul. Aqui no post destaco alguns lugares, principalmente os que fazem parte da minha memória.
E aqui no blog, vamos montando dicas e roteiros para você conhecer todos os lugares encantadores da serra gaúcha e de outras regiões do sul do Brasil.
Entre em contato se quiser maiores detalhes ou ajuda para montar sua viagem.
A entrada de Bento Gonçalves já entrega que estamos chegando na capital da uva e do vinho. O enorme barril que faz as vezes de portal da cidade dá as boas-vindas e já sugere uma taça de vinho para começar a visita.
A tradição italiana está presenta na boa comida, mesa farta, nas festas e danças que acontecem o ano todo.
A paisagem é bem europeia com um inverno frio e o verão quente e ensolarado. O turismo de aventura e o enoturismo são destaque na cidade.
Mas essas não são as únicas cidades do roteiro com lugares encantadores para conhecer. Ao contrário, toda a região é incrível para o enoturismo e o agroturismo, ou turismo rural, com passeios que nos levam a lugares de natureza impressionantes, com paisagens de tirar o fôlego e que deixam vontade de voltar.
Apesar dos primeiros imigrantes que chegaram na região onde hoje é Garibaldi serem prussianos, ainda nos anos de 1870, a maior influência na cidade é mesmo a colonização italiana. Inclusive o nome da cidade é homenagem ao italiano Giuseppe Garibaldi que participou da Revolução Farroupilha e é considerado “herói dos dois mundos”.
Mas o destaque turístico da cidade é mesmo a produção de espumante que teve origem em 1913 com a primeira produção brasileira da bebida pela família Peterlong. São várias vinícolas abertas a visitação, sempre com direito a degustação.
Em Garibaldi está a francesa Moët & Chandon, talvez uma das mais conhecidas, que resolveu escolher a cidade para instalar uma adega e produzir espumante no Brasil. Aqui a dica de algumas outras vinícolas que abrem as portas para visitação: Cooperativa Vinícola Garibaldi, Casa Pedrucci, Adega Chesini, Vinícola Peterlongo, Vitivinícola Santa Bárbara, Vinícola Carlesso. E deixo também o link da página oficial do turismo da cidade de Garibaldi que tem mais detalhes para você poder agendar a visita na vinícola de sua escolha!
Ainda me lembro de quando meus pais falavam de Carlos Barbosa, se referindo a cidade como a sede da Tramontina, tradicional empresa brasileira de utensílios de cozinha entre outros produtos. Para o estado é um orgulho ter empresas grandes como parte de sua história. A loja de varejo de fábrica é um dos pontos turísticos para compras na região.
Mas Carlos Barbosa também faz parte do passeio turístico da Maria Fumaça. O trajeto de trem percorre os 23 quilômetros entre Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa. Ao chegarem na estação os passageiros são recebidos com um show de música italiana.
Em Antônio Prado, cidade a 85 quilômetros de Bento Gonçalves, as casas de madeira e alvenaria construídas pelos imigrantes italianos no final do século 19 foram declaradas Patrimônio Histórico pelo IPHAN. (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional)
A cidade é a mais italiana das cidades da região, onde 92% dos seus 13 mil habitantes são descendentes de italiano.
A cidade serviu de cenário para o filme brasileiro “O Quatrilho” de Fábio Barreto que concorreu ao Oscar de melhor filme estrangeiro em 1996. Quem não viu, está aí uma ótima dica para saber mais sobre as tradições e cultura italiana dos imigrantes no Rio Grande do Sul.
Farroupilha, que está entre as cidades da região turística da uva e do vinho, é o 3° maior produtor vitivinícola do Rio Grande do Sul, com destaque para os vinhos da uva moscatel.
Aliás o Festival do Moscatel é uma das festas de maior destaque na cidade, que acontece no mês de setembro há mais de 10 anos.
A cidade de Farroupilha é ideal para o turismo de natureza, com belíssimas paisagens como a Cascata do Salto Ventoso que fica no parque de mesmo nome. Um lugar para passar o dia, fazendo trilhas na mata, rapel, um piquenique ou para ser mais tradicional, um bom churrasco alugando uma churrasqueira no local.
Passei algumas vezes por Flores da Cunha, mas só agora descobri que a cidade é a maior produtora de uvas e vinhos do Brasil. E a cidade também investe no turismo com roteiros diferenciados e eventos festivos o ano todo.
A rota turística Vales da Serra é uma opção incrível para conhecer mais sobre toda essa tradição italiana nas cidades da região da uva e do vinho. Percorrendo os municípios de Antônio Prado, Caxias do Sul, Flores da Cunha, Nova Pádua, Nova Roma do Sul e São Marcos é possível ver as casas antigas dos primeiros imigrantes, ouvir o dialeto da região do Vêneto que ainda é presente no dia a dia, provar as delícias da culinária italiana, e vivenciar toda a hospitalidade do lugar.
Faz parte dessa rota o Mirante Gelain Cascata Bordin, de onde se pode avisar o Rio das Antas e fazer esportes de aventura como rapel, caminhadas e escalada. Ou apenas aproveitar a belíssima vista do vale e tomar uma taça de vinho.
Uma outra dica de passeio é o Compassos da Mérica, Mérica, um roteiro bem rural pela colônia provando a comida típica e o vinho da região, com direito a andar de carretão pelas propriedades rurais.
Como esse post fala mistura dicas de turismo, história da colonização e memórias das minhas viagens pelas terras que abrigaram minha família, Veranópolis não poderia ficar de fora. Afinal Veranópolis era a cidade onde eu passava férias na casa do “nonno”.
Veranópolis é o berço nacional da maçã e também a terra da longevidade. Estudos científicos mostram que se vive mais e melhor por aqui. Bem, meu avô viveu até os 99 anos!
Veranópolis tem gosto de infância, de tradição, comida boa e farta. Famílias grandes reunidas, com muito barulho nas conversas que misturam o sotaque gaúcho e italiano, o dialeto vêneto e o português.
E a cidade tem um turismo rural com paisagens belíssimas e passeios diferenciados. Falo um pouco mais sobre esses passeios no post sobre Veranópolis.
O Hotel & Spa do Vinho basicamente vale a viagem. Aqui você vai encontrar luxo e sofisticação, a menos 15 minutos de carro do centro de Bento. A piscina é aquecida, os quartos são grandes, e o Spa oferece vários tratamentos para relaxar em meio à uma bela paisagem rodeada por vinhedos.
Outro hotel que vale a viagem é o Hotel Villa Michelon, também com uma proposta de estar mais próximo da natureza rodeado de vinhedos. O hotel tem um Memorial do Vinho que mostra a história e a evolução da produção de vinhos na região.
É um hotel para toda a família com parquinho, horta e uma mini fazendinha para divertir as crianças durante a estadia.
Veja aqui outras sugestões de hotéis selecionados em Bento Gonçalves.
Em Farroupilha a dica de hospedagem é o Farina Park Hotel. O hotel está bem perto das atrações do Vale dos Vinhedos e também dispõe de quartos família. Outra atração próxima é a trilha do Caminho de Pedras, que passa pelas antigas casas dos colonos italianos preservadas da região.
Na pequena e hospitaleira cidade de Flores da Cunha o hotel Letto Hotel Flores da Cunha é uma ótima opção com conforto e valores mais econômicos. O hotel fica à 15 quilômetros de Caxias do Sul onde o aeroporto recebe voos de diversas localidades do país. E fica a 1 hora de carro de Bento Gonçalves.
Na bela e longeva cidade de Veranópolis está o Verona Parque Hotel. Os chalés do hotel ficam em meio a um belo jardim, e a cidade de Veranópolis está a apenas 40 minutos de Bento Gonçalves.
Você tem duas opções – Planejar sozinho sua viagem ou comprar com assistência de agência. Em qualquer uma dessas hipóteses, se estiver viajando com crianças ou quiser um roteiro personalizado para ajudar no dia a dia ou indicação de agência para pacotes ou aéreo e hotel, nos avise. Envie mensagem para o e-mail maripelomundo@gmail.com ou WhatsApp
Se quiser planejar sozinho, aqui no post há várias dicas e links dos sites oficiais de vendas de passagem, hospedagem e todos os serviços que você vai precisar.
PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO
🏨 | BOOKING.COM Veja melhores tarifas |
🏠 | Guias de Viagem PDF - Campos do Jordão, Penedo, Foz |
🎟️ | GRUPOS PARA DUBAI |
🎟️ | GRUPOS PARA PATAGONIA |
📱 | CHIP INTERNET ILIMITADA em 240 países |
🚘 | ALUGUEL CARRO - cotação com várias empresas |
🚌 | Compre sua passagem de ÔNIBUS |
✈️ | INGRESSOS PARA JOGOS, SHOWS E TEATRO - EUA |
Para fazer passeios guiados com guia brasileiro também podemos indicar um parceiro se vocês tiverem interesse. Envie um email para maripelomundo@gmail.com.
Deixe seu email para receber dicas de transfers e tours em Português na cidade. Por enquanto, minhas dicas são de Dubai , Portugal (Lisboa, Porto), França ( Paris e redondezas), São Paulo e Itália (Milão, Roma e redondezas) Clique aqui. Agora já posso acrescentar mais um a lista: Roma. Estes transfers eu conheço, testei, gostei e são serviços de Brasileiros pelo mundo. Fácil de agendar, confirmar e pagar. Clique aqui para solicitar orçamento de transfer
Clicando nos links da página você ajuda a manter o blog, não paga mais por isso, bem como tem a certeza de estar usando um link seguro.
S H O P T H E T R I P
Clique nos itens e conheça os programas especiais dos nossos parceiros
Cooking in Portugal | Serviços de Brasileiros no exterior |
S H O P T H E L O O K
Clique nos itens e faça sua compra online
Fast Shop | Sestini | Amazon |
Instagram @maripelomundo.blog Facebook Mari Pelo Mundo
Dúvidas, solicitações e sugestões E-mail: contato@maripelomundo.com.br
📖 | Livros pela Livraria Cultura |
📚 | Livros pela Amazon |
📱 | Kindle pela Amazon |
📕 | Livros pelas Americanas.com |
📓 | Livros pela Submarino.com |
comentario(s)
Se você já esquia, sabe que as reservas antecipadas são a melhor forma de garantir…
Cidade, praia, campo, descubra destinos incríveis no Brasil para passar o Réveillon em família. Quer…
Para quem ama feiras e mercados de Natal e estará em viagem pela Itália em…
Entre em contato conosco pelo link do WhatsApp se quiser um Roteiro Personalizado e consultoria…
Entre em contato conosco pelo link do WhatsApp se quiser um Roteiro Personalizado e consultoria…
Eu tenho uma lista de cidades icônicas que quero conhecer e outra de cidades que…