A Itália é sem dúvida um lugar para se apaixonar. História, arte, cultura, grandes civilizações, cidades que ainda conservam edificações e monumentos medievais. Design, culinária, vinhos, montanha, praia. Tudo isso faz do país um dos destinos mais procurados por viajantes do mundo todo.
E há muito para se conhecer fora do roteiro das principais cidades. Cada região da Itália vale uma viagem! Cada cidade vale a visita para descobrir seus encantos e sua história.
É assim com a cidade de Cesena, município da região da Emilia Romagna, distante apenas 90 quilômetros da capital Bologna.
Os primeiros sinais da construção do que viria a ser a cidade de Cesena são do século III a.C. E os restos da antiga fortaleza da cidade – Rocca Vecchia datam de 1294.
Mas foi sob o comando da família Malatesta que a cidade prosperou e cresceu. E é dessa época, entre 1378 e 1465, os maiores tesouros históricos da cidade.
Cesena é hoje uma cidade com cerca de 95 mil habitantes. A cidade é cortada pela histórica Via Emilia, que atravessa a região por diversas cidades históricas, e é roteiro de viagem e aventura.
A cidade é um importante polo da região romagnola com diversas empresas do setor agrícola, gastronômico e tecnológico. A cidade também tem uma alta classificação na qualidade de vida.
O centro histórico de Cesena é pequeno e pode ser conhecido num único dia. Mas é um lugar com diversas igrejas e construções medievais. Lojas e mercados de rua. O centro está delimitado pela muralha medieval, que é preservada quase intacta.
A dica é caminhar pelo centro, que tem uma grande área de pedestres. Apreciar as construções, igrejas, casas, lojas e restaurantes.
Entre as igrejas, a Catedral de São João Batista é a principal na cidade em estilo gótico-romano.
A Rocca Malatestiana é uma fortaleza medieval construída por iniciativa de Galeotto I Malatesta a partir de 1380. Foi erguida em ponto estratégico para defesa da cidade.
A visita ao local é sempre feita com guia que conta sobre a história e curiosidades do local.
Aqui também acontecem eventos ao ar livre durante o verão com apresentação de shows e festivais de música.
Do topo da fortalezada é possível ter uma visão bastante completa da cidade de Cesena. Fica bem claro porque o local escolhido para construção da Rocca.
Na parte interna da Rocca uma outra fortificação denominada Rocchetta se destacam as duas torres principais: o Palazzo del Castellano (Femmina) e a Torre Maestra (Maschio).
A fortaleza também abriga hoje o Museu da História da Agricultura e a armaria.
No caminho interno do castelo passamos pelo corredor dos fantasmas. Ele ganhou esse nome porque era uma armadilha para os invasores. O lugar é escuro e no chão do corredor calabouços serviam como uma das defesas do castelo. Quem caia ali não saia com vida.
Essas e outras histórias são contadas pelo guia durante a visita. Ela pode ser feita em italiano ou em inglês.
Confira no site os horários e dias para agendar sua visita.
www.roccamalatestianadicesena.it
A Biblioteca Malatestiana foi construída por ordem de Malatesta Novello na primeira metade do século XV. Foi a primeira biblioteca civil da Europa e sua importância é reconhecida pela UNESCO. A biblioteca faz parte do registro de Memória do mundo.
Sua estrutura arquitetônica foi muito bem conservada. E a biblioteca tem em seu acervo mais de 250 mil volumes, incluindo manuscritos originais do século XV. Sem dúvida uma visita para quem gosta de história antiga.
A abadia de Santa Maria do Monte tem mais de 1000 anos. Fica bem pertinho do centro histórico de Cesena no alto de uma colina.
Nossa última viagem para Itália foi no verão, por isso nos lugares por onde passamos experimentamos sorvete. De diferentes sabores, em diferentes cidades. E aqui fica a dica dos melhores em Cesena!
Pertinho da Rocca Malatestiana duas sorveterias deliciosas. E nada melhor do que um sorvete para combinar com o calor do verão italiano.
– Bonticchio Gelateria – Piazza del Popolo, 29
– Tutto Gelato – Via IX Febbraio, 30/32
Cesena também tem o tradicional “mercato”- um mercado de rua – que acontece em todas as cidades da Itália. Nas manhãs de quarta e sábado as barracas de roupas, utensílios e diversos artigos tomam conta da Via Pio Battistini no centro.
No final do ano o centro da cidade fica todo iluminado e enfeitado para as Festas de Natal. Para quem gosta de compras natalinas é um prato cheio.
Uma ótima forma de curtir o clima de interior é optar por um hotel de agroturismo, que fazem sucesso nas cidades italianos.
O Agroturismo I Bosconi fica na zona rural. Em estilo rústico o hotel tem ótima avaliação dos hóspedes e delicioso café da manhã.
O Agricola Casa Cucina Bottega é uma outra opção de hotel fazenda para aproveitar o clima de interior.
Clicando nos links da página você ajuda a manter o blog, não paga mais por isso, tem a certeza de estar em um link seguro.
PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO
🏨 | BOOKING.COM Veja melhores tarifas |
🏠 | Guias de Viagem PDF - Campos do Jordão, Penedo, Foz |
🎟️ | GRUPOS PARA DUBAI |
🎟️ | GRUPOS PARA PATAGONIA |
📱 | CHIP INTERNET ILIMITADA em 240 países |
🚘 | ALUGUEL CARRO - cotação com várias empresas |
🚌 | Compre sua passagem de ÔNIBUS |
✈️ | INGRESSOS PARA JOGOS, SHOWS E TEATRO - EUA |
Instagram @maripelomundo.blog Facebook Mari Pelo Mundo
Dúvidas, solicitações e sugestões E-mail: contato@maripelomundo.com.br
comentario(s)
Se você já esquia, sabe que as reservas antecipadas são a melhor forma de garantir…
Cidade, praia, campo, descubra destinos incríveis no Brasil para passar o Réveillon em família. Quer…
Para quem ama feiras e mercados de Natal e estará em viagem pela Itália em…
Entre em contato conosco pelo link do WhatsApp se quiser um Roteiro Personalizado e consultoria…
Entre em contato conosco pelo link do WhatsApp se quiser um Roteiro Personalizado e consultoria…
Eu tenho uma lista de cidades icônicas que quero conhecer e outra de cidades que…