Caminho do chá – O chá gourmet de Curitiba

Vannessa Vieira Ramos direto de Curitiba para o blog Mari pelo Mundo

Começo esse post com a premissa de que eu nunca gostei de chás. Minhas lembranças dessa ‘iguaria’ remetiam à momentos de gripe na infância em que minha mãe empurrava ‘goela a baixo’ um chazinho preto com leite, mel e gengibre porque ‘fazia bem’. E isso acabou com meu paladar para chás.

Cresci, me apaixonei e meu príncipe adorava chás. Mas como para ele alimentos e bebidas devem ser funcionais e não necessariamente gostosos, tive que lançar mão da mamãe para fazer companhia para ele, que até a presenteou com um lindo par de xícaras para uso exclusivo dos dois em seus momentos de ‘chá noturno’.

Eram longas horas em que minha presença era ignorada enquanto os dois cumpriam o ritual preparando, cheirando e bebendo lentamente o liquido, as vezes colorido, outras tantas cheiroso, mas sempre embalados por longas conversas e muito carinho – confesso, me derretia e ainda me derreto, vendo a cumplicidade dos dois. Mas, nem isso me fez mudar da ideia, sempre achei que os chás tinham cheiro melhor que o sabor.

Fazendo as pazes com os chás

Ao longo dos 15 anos, meu príncipe foi me convencendo a lhe fazer companhia. Quando cheguei em Curitiba dessa vez, minha mãe, enfim me ‘laçou’ com o ritual do chá (mas mesmo assim não pude compartilhar das xícaras mágicas). Ela encontrou uma loja que vendia blends especiais com sabor tão gostoso quanto o cheiro, e me viciei.

Caminho do Chá

Foi então que comecei a pesquisar sobre casas de chá em Curitiba para levar a mamãe e descobri a Caminho do Chá. Contatei a Dani (proprietária e idealizadora do lugar) por e-mail para marcar uma degustação, e me encantei já na primeira resposta. Ela é doce e tranquila, deve ser efeito do ritual, hehe.

Conversando com ela, descobri que viajou o mundo movida pela sua paixão pelo chá e desenvolveu blends especiais. Ao chegar em sua encantadora casa de chás, acompanhada da minha cunhada mega-parceira, fui logo enebriada pelo aroma. Uma mistura de cheiros que propiciam uma verdadeira volta ao mundo sem sair do lugar. O prazer do chá começa ali…no olfato!

A Dani e sua sócia boliviana e chef de cozinha, também chamada Dani (mas falamos com ‘sotaque’ para diferenciar e fica Dáni) são absolutamente encantadoras, têm um espírito livre e passam uma energia super gostosa. As duas transformaram uma típica casa Curitibana em uma viagem pelo oriente e pelo mundo.

Ao chegar, encontramos uma pequena horta onde as meninas cultivam algumas das ervas que mais tarde vão fazer parte de seus blends especialíssimos. Um jardim charmoso nos leva para a entrada da casa decorada de modo simples, acolhedor e de bom gosto. A sensação é de entrar na casa da vovó – não dá vontade de sair.

Depois de conversar com as meninas, eu e minha cunhada (na função fotógrafa), fomos levadas à uma das fofíssimas salas de chá. As mesas rústicas são delicadamente decoradas por abajures personalizados que criam uma atmosfera muito aconchegante.

Logo uma das hostess nos entrega os cardápios. Um exclusivo de chás e outro de lanches e almoço, pois, a casa oferece um menu especial elaborado pela Daní chef, sempre harmonizado com os blends de chás da casa.

No menu encontramos pratos interessantes como o gnocchi de chá verde. E outros deliciosamente inspiradores como o pão da avó da Dani e outros que ela descobriu em suas viagens pelo mundo, e deu um ‘jeitinho’ de convencer os chefs a passarem a receita. Incluiu tudo em seu cardápio com os devidos créditos.

O Chá da Tarde

Eu e minha cunhada optamos pelo ‘chá da tarde‘ que é um mini-café colonial com as delícias fresquinhas preparadas pela chef. E escolhemos dois blends de chá quente e dois de chá gelado, assim pudemos experimentar mais sabores, hehehe. aconselhadas pela Dani.

Logo recebemos em nossa mesa uma torre recheada com pães de queijo quentinhos, mini-sanduiches com peito de frango, queijo gouda e abobrinha e, o gran finale, os cupcakes…ahhhhh os cupcakes…vieram em duas versões, deliciosamente fofinhos: fubá, recheado com frutas vermelhas e goiabada cremosa, com cobertura de brigadeiro belga e banana com castanha-do-pará com cobertura de doce-de-leite caseiro…nos dois: MUUUUUUITA COBERTURA.

Os chás e infusões da Caminhos do Chá são feitos de forma, rigorosamente, artesanal e sem adição de qualquer aroma artificial ou conservantes e isso faz com que os chás a base de frutas, tenham sabor igualzinho ao aroma…uhuuuuu! Enfim o prazer de tomar um chá.

Para acompanhar os salgados a Dani sugeriu a infusão de maçãs verdes e vermelhas, com um toque de cravo, canela e anis-estrelado – chamada I Love New York e o Marrakesh, um blend de Chá verde da china com menta, casquinhas de limão siciliano e gengibre. Os dois deliciosos e perfumados, combinaram perfeitamente com o lanchinho.

A Dani explicou que cada chá ou infusão tem seu próprio tempo de preparo, que deve ser respeitado para garantir o melhor do sabor, aroma e de suas propriedades. Por isso, junto com o blend, a água quente (na temperatura indicada para cada blend) e as xícaras fofas, recebemos também uma ampulheta, com o tempo exato que seu chá deve ficar em infusão. É UMA FOFURA!

Para acompanhar os deliciosos cupcakes, as meninas indicaram o bubble tea, um chá gelado que a Dani trouxe de Taiwan e lançou aqui no Brasil em Dezembro/2015 no programa da Fátima Bernardes (http://caminhodocha.com/2015/12/02/caminho-do-cha-na-fatima-bernardes/). Ele é feito com base do chá escolhido (branco, verde, preto, etc),  com um xarope feito pelas meninas e completamente natural e sem qualquer conservante e recebe ainda bolinhas de tapioca que absorvem o sabor do xarope.

Para nós foram servidos o chá de hibisco com bubble de camomila e o chá preto, com leite e bubble de chá verde (um verdadeiro chá de comer). Os dois extremamente refrescantes e saborosos. Aprovadíssimo! Inclusive pela cunhada que chegou lá dizendo que não gostava de chás e saiu carregando muitos saquinhos para tomar em casa.

Definitivamente um lugar super agradável que deve ser visitado em Curitiba, inclusive para o almoço, que conta sempre com um menu especial e equilibrado.

A Dani também é a primeira no Brasil a oferecer um curso de sommelier de chás. Para quem busca coisas diferentes é, com certeza uma opção muito interessante.

Fotos de Vannessa Vieira Ramos e Simony Cavalli Vieira Ramos

Localização

A Caminho do Chá fica na Rua Inácio Lustosa, 1134 – Bairro São Francisco – Curitiba/PR e você ainda pode comprar seus chás no local ou online através do link: http://www.loja.caminhodocha.com.br/

Vannessa Vieira Ramos, Curitibana, advogada especializada em processos de cidadania, editora do blog 2 Brasileiros e Uma Ferrari na Itália.  Vive em Milão e presta serviços de assistência turística e test drive Ferrari para quem quer conhecer o melhor da Itália com conforto e tranquilidade. Agora é colaboradora do blog Mari pelo Mundo!

Fotos by Vannessa Vieira Ramos 

Comente pelo Facebook

comentario(s)

Mari pelo Mundo

As colaboradoras e as Friends Connection de Mari Pelo Mundo compartilham o olhar e as experiências, contribuindo com o planejamento de viagens de pessoas que adoram se jogar nesse mundo.

Recent Posts

Promoção Club Med Ski para 2025 de 26 e 29 de novembro de 2024

Se você já esquia, sabe que as reservas antecipadas são a melhor forma de garantir…

12 horas ago

10 lugares no Brasil para passar o Réveillon em família

Cidade, praia, campo, descubra destinos incríveis no Brasil para passar o Réveillon em família. Quer…

1 dia ago

Natal na Itália 2024 – Mercados de natal em Milão, Roma, Florença e Arezzo

Para quem ama feiras e mercados de Natal e estará em viagem pela Itália em…

2 dias ago

Valle Nevado: onde alugar roupas e agendar o transfer

Entre em contato conosco pelo link do WhatsApp se quiser um Roteiro Personalizado e consultoria…

3 semanas ago

Roteiro por Córdoba: Uma experiência de campo em Pousada Rural

Entre em contato conosco pelo link do WhatsApp se quiser um Roteiro Personalizado e consultoria…

2 meses ago

Refúgio Urbano e spa premiado: Nossa experiência no Azur Real Hotel Boutique em Córdoba

Eu tenho uma lista de cidades icônicas que quero conhecer e outra de cidades que…

2 meses ago